Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

5 coisas que você precisa saber sobre Desenvolvimento de Software

desenvolvimento de softwareFique por dentro dos principais pontos sobre a carreira de desenvolvimento de software, uma carreira muito lucrativa. Confira!

 

O artigo de hoje foi feito para você que quer sair na frente e ter uma vida profissional de sucesso. Vamos falar sobre a carreira de desenvolvimento de software e detalhar os principais pontos que você precisa saber. Além disso, para que a sua preparação seja ainda mais rica, reunimos dicas e orientações valiosas.

Ser um desenvolvedor é mais que uma boa ideia, tem muitas vantagens! Falaremos sobre elas e sobre o que você pode fazer para se destacar e ser um profissional ainda melhor.

O que você vai encontrar na área de desenvolvimento de software

Um bom profissional da área de desenvolvimento de software têm vários benefícios. Os principais estão relacionados ao fato de que:

  • Continua ganhando bem, inclusive em tempos de crise;
  • A sua faixa salarial é superior as demais áreas;
  • É valorizado porque praticamente todas as empresas precisam de soluções de tecnologia da informação;
  • Pode trabalhar remotamente e com flexibilidade de horários;
  • Pode trabalhar em qualquer empresa, de pequeno ou grande porte, inclusive nas multinacionais;
  • O campo de atuação é misto e muitas vezes esse profissional lida com inovação, construindo soluções de ponta.

Falaremos sobre cada um deles.

Rendimentos e faixa Salarial

Trabalhar com desenvolvimento de software é uma boa, inclusive se você quiser fazer um bom “pé de meia”.

Os salários geralmente são superiores às demais áreas, inclusive para um iniciante.

Se for o seu caso, saiba que há muitas vagas abertas e que os colegas mais experientes costumam ajudar quando percebem o interesse do aprendiz.

No início, o profissional costuma ingressar como desenvolvedor júnior e vai avançando conforme se especializa.

Aliás, saiba que quanto mais você estuda e aperfeiçoa as suas habilidades, mais poderá ganhar.

A escolha de uma boa linguagem de programação é outro fator que aumenta os rendimentos. Esse é o próximo ponto que vamos abordar.

Linguagens mais requisitadas

As linguagens de programação são as ferramentas de trabalho dos profissionais de desenvolvimento de software. É por meio delas que é possível criar softwares, aplicativos e sistemas para os mais variados objetivos.

Nesse ponto, há outra vantagem para o profissional, que é a oportunidade de escolher qual ou quais linguagens vai se especializar. Não existe regra e há muitas linguagens com conceitos, estruturas e objetivos diferentes.

As linguagens mais utilizadas costumam ser Java, PHP e C#, mas não para aí! Há várias outras, inclusive algumas delas sendo usadas apenas para manutenção de soluções criadas há mais de duas décadas.

Uma dica importante é que, antes de começar a estudar uma linguagem a fundo, você avalie os seguintes aspectos:

  • A linguagem que você pretende escolher está em alta, inclusive em empresas de grande porte?
  • A linguagem que você pretende escolher tem uma grande comunidade de profissionais?
  • A linguagem que você pretende escolher parece ter um futuro promissor?

Com o tempo, os desenvolvedores tendem a se especializar em mais de uma linguagem e combiná-las no seu dia a dia. Isso valoriza a sua carreira, mas não é um requisito. O ideal é começar bem com uma e se especializar nela.

Quais são as empresas que contratam serviços de desenvolvimento de software

Outro ponto que você deve considerar diz respeito às possíveis empresas que contratarão os seus serviços. Nesse quesito os desenvolvedores têm saído na frente com muitas oportunidades de trabalho. Veja algumas empresas que contratam:

  • Empresas de tecnologia;
  • Multinacionais;
  • Instituições Públicas;
  • Grandes hospitais;
  • Grandes redes de lojas;
  • Grandes escritórios de advocacia;
  • Ongs;
  • Empresas de pesquisa.

Quando falamos das empresas, há duas vantagens para o desenvolvedor de software. A primeira diz respeito à valorização do profissional, pois há muita demanda. E a segunda é a possibilidade do profissional escolher onde quer trabalhar, pois há empresas com vagas abertas em praticamente todos os segmentos.

Há muitas oportunidades para a área de desenvolvimento de software, inclusive em locais que muita gente não imagina. Há vagas para desenvolver soluções para a agricultura, hospitais, grandes redes de supermercados, fábricas de software e até em empresas que lidam com gestão de cemitérios. Veja o nosso artigo que trata sobre o assunto e se surpreenda com as possibilidades.

Trabalho remoto e flexibilidade de horário

Os profissionais da área de desenvolvimento de software compõem um seleto grupo de pessoas que têm a possibilidade de trabalhar remotamente. Isso significa que, dependendo do acordo feito com a empresa, ele pode trabalhar a partir de sua casa ou do seu escritório.

Além disso, há também a possibilidade de trabalhar em horários distintos do expediente padrão. Na prática, é uma boa, pois permite que o profissional aproveite o seu período que considere mais produtivo.

Veja algumas vantagens desse diferencial:

  • O profissional pode evitar o trânsito;
  • Previsão em lei: o texto recente da reforma trabalhista incluiu uma das primeiras tentativas de disciplinar essa modalidade;
  • O profissional pode organizar o seu dia a dia e ter liberdade para executar outras tarefas.

Invista em você!

Agora que você já sabe mais sobre a carreira de desenvolvimento, não perca tempo e invista em sua formação. Lembre-se de que, mesmo com a generosidade do mercado, são os que iniciam primeiro que tendem a se destacar e alcançar os resultados mais imediatos.

Comece ainda hoje!

 

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário