Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

Análise e desenvolvimento de sistemas: tudo que você precisa saber

Não é novidade que a carreira de análise e desenvolvimento de sistemas está em alta, mas será que você sabe realmente do que se trata? O artigo de hoje vai esclarecer tudo o que você precisa saber.

 

Tudo bem se você já possui algum conhecimento a respeito! Também temos dicas e curiosidades que podem enriquecer ainda mais o seu conhecimento atual.

O que é análise e desenvolvimento de sistemas?

Análise e desenvolvimento de sistemas é uma área do conhecimento que trata da especificação do projeto e da construção de softwares, aplicativos e sistemas.

Na prática é uma área muito importante e que tem papel de destaque tanto para as empresas que fornecem como para as que compram soluções de tecnologia.

Para que você entenda melhor o papel do profissional de análise e desenvolvimento de sistemas, vamos dividir a explicação em duas etapas. Essa divisão tem dois objetivos:

  1. Facilitar a sua compressão da profissão e do mercado de trabalho;
  2. Permitir que você direcione a sua carreira da melhor maneira.

Na primeira etapa, abordaremos o conceito e a importância da etapa de análise. Logo em seguida, falaremos sobre o desenvolvimento e suas características. Ao final, mostraremos os dois conceitos juntos e falaremos como as empresas costumam contratar esse tipo de profissional.

A importância da fase de análise

A fase de análise geralmente é anterior ao desenvolvimento, mas tende a se prolongar durante toda o ciclo de vida do sistema. Algumas das atividades que estão contempladas nessa fase são:

  • Projeto;
  • Especificação;
  • Avaliação de requisitos;
  • Documentação.

Elas estão relacionadas com o levantamento de informações e o acordo com os interessados sobre o que solução deve ter ou fazer. Nessa fase, costumam acontecer muitas reuniões e conversas com gestores, equipe de desenvolvimento e pessoas que usarão o software, sistema ou aplicativo que será criado.

Dada a importância que essa fase tem para o sucesso do projeto, em muitas empresas o profissional responsável pela análise recebe outra denominação. Ele é chamado de Analista de Sistemas.

Este profissional costuma ser muito valorizado, pois entende tanto das características do negócio como das regras de desenvolvimento de sistemas.

A fase de desenvolvimento está relacionada com o uso de uma linguagem de programação e a criação de códigos. Ela deve ser posterior à fase de análise, pois foca em funcionalidades que já devem ter sido especificadas.

Nessa etapa, o profissional costuma ser chamado de programador ou desenvolvedor e tem as seguintes atividades:

  • Criar softwares, sistemas e aplicativos;
  • Realizar testes;
  • Implantação do projeto em ambiente de produção;
  • Realizar manutenções em códigos, inclusive aqueles criados por terceiros.

Essa é uma área muito demandada, pois é dela que saem as soluções prontas e os ajustes necessários para as soluções existentes. Se você está pensando em atuar como desenvolver, saiba que é mais que uma boa ideia.

Como as empresas costumam contratar

Na prática, há muitas oportunidades de trabalho – tanto para o profissional iniciante como para aquele que já possui experiência. Além disso, são muitas as formas de contratação que as empresas costumam usar.

Empresas maiores, que possuem uma equipe grande e com tarefas bem definidas, costumam separar as funções. Assim, você tanto pode candidatar-se para uma vaga de analista como para outra de desenvolvedor.

Nas empresas menores, costumam ocorrer o oposto e geralmente o profissional é contratado para um cargo e acaba realizando as duas atividades.

Na prática, o sucesso de qual abordagem será mais rentável dependerá de alguns fatores, como o tamanho da empresa, a complexidade das soluções que o profissional deverá criar, a experiência do profissional ou se a empresa está passando por apuros em tempos de crise.

Comece a carreira de análise e desenvolvimento de sistemas ainda hoje

Não perca mais tempo e comece ainda hoje a investir na sua carreira de análise e desenvolvimento de sistemas! A carreira é muito rentável, paga os melhores salários e dá a oportunidade de trabalhar com tecnologia de ponta.

Essa é mais que uma boa chance de esquecer a crise e concentrar em um futuro de sucesso!

 

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário