Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

Conheça os processos de desenvolvimento de software

processos de desenvolvimento de softwareA criação de programas e aplicativos passam por etapas criteriosas para rodarem com boa qualidade. Conheça os processos de desenvolvimento de software.

 

Os sistemas operacionais, programas de computador e aplicativos de dispositivos que utilizamos diariamente são desenvolvidos por especialistas em Tecnologia da Informação (TI). Os processos de desenvolvimento de software são fracionados em etapas pré-estabelecidas para que o projeto possa ser concluído e tornar-se funcional.

Etapas dos processos de desenvolvimento de software

As etapas dos processos de desenvolvimento de software são bastante metódicas. Porém, é o cumprimento de seus objetivos que garante o sucesso do produto final. Conheça cada uma delas:

1 Levantamento de requisitos

O levantamento de requisitos é a fase mais importante dos processos de desenvolvimento de software e acontece junto ao cliente. Nesta etapa, desenvolvedores e clientes elencam as principais necessidades e funcionalidades que devem constar no produto (software).

O levantamento das necessidades (os requisitos) devem ser bem preciso, uma vez que norteará todo o processo de desenvolvimento.

2 Análise de Requisitos

A análise de requisitos é feita pelos desenvolvedores de software a partir de levantamento realizado. Então, esses profissionais passam a realizar estudos relacionados aos requisitos, com a finalidade de elaborar o modelo apropriado para o software que será desenvolvido.

A segunda etapa dos processos de desenvolvimento de software dará “forma” ao produto, por isso, o conhecimento pleno de todos os requisitos é fundamental.

3 Projeto

O projeto é a terceira etapa do processo, sendo bastante técnico. Nesta fase, são definidas a arquitetura do sistema, o padrão de interface, a linguagem de programação que será usada e outras questões de extrema relevância para o resultado.

A descrição computacional também é feita durante o projeto, na qual se delimitam as funcionalidades do software, devendo estar de acordo com a análise feita na etapa anterior.

4 Implementação

A implementação é a fase em que é feita a codificação da descrição computacional, em conformidade com o que estiver no projeto. O processo de codificar a descrição apresentada acontece através da utilização de linguagens de programação, como Java, C++, Deplhi ou outras.

5 Testes

A etapa de testes é bastante minuciosa e deve ser feita com base em cada especificação descrita no projeto. Assim, o profissional responsável por esta etapa testa cada módulo do software, considerando todas as funcionalidades, e apresenta, ao final, um relatório.

O relatório de testes apresenta todos os erros encontrados no produto, além de seu comportamento e relevância de acordo com os requisitos. A partir desse relatório, o produto é finalizado.

6 Implantação

A etapa final é a implantação e refere-se à instalação do software no ambiente em que será utilizado, com a importação dos dados para o sistema. De acordo com o contrato, esta etapa pode incluir também manuais do usuário e treinamentos presenciais para o cliente.

O conhecimento aprofundado dos processos de desenvolvimento de software é muito importantes tanto para os profissionais envolvidos quanto para os clientes, que, somente assim, poderão entender as limitações e opinar sobre novas possibilidades em cada etapa

Você ou seu filho é aficionado por processos de tecnologia? Conheça nossos cursos clicando neste link.

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário