Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

Todos deveriam saber isso, mas como poucos sabem, ganham muito dinheiro!

O mundo evolui e novas tecnologias são desenvolvidas a cada dia. Você sabe o que tudo isso tem em comum? A programação!

 

Programação é o processo de escrita de códigos que dão origem a programas e sistemas para as mais variadas plataformas. O programador é o principal responsável por escrever esses códigos, porém, engana-se quem acredita que só eles precisam aprender programação.

Alunos e profissionais de diversas áreas devem ficar atentos, pois o aprendizado de programação agregará muito mais valor aos seus currículos.

Nas conversas de startups e empresas de tecnologia, a falta de bons programadores no mercado é um assunto constantemente abordado. Muitos especialistas e acadêmicos acreditam que o desconhecimento de programação será o analfabetismo do futuro.

Por que é importante aprender a programar?

Aprender programação é bom para qualquer carreira. Conhecer pelo menos os conceitos básicos nos torna mais preparados para a  vida profissional do mundo moderno.

Em um mundo onde quase tudo está conectado e conceitos como “internet das coisas” é cada vez mais comum, entender como as mais diversas tecnologias funcionam, torna-se algo necessário, pois essa é a única maneira de resolver problemas cotidianos que serão encontrados em casa, no trabalho ou na rua.

Oportunidades no mercado de trabalho

Para se ter uma ideia, segundo a code.org, 1 milhão de vagas de empregos nos Estados Unidos podem não ser preenchidas, pois os candidatos não têm a qualificação necessária. No Brasil, o mercado para programadores está aquecido e em expansão, com vagas sobrando e boa remuneração.

Em 2014, uma reportagem veiculada no Jornal Nacional informou que 15% das 100 mil vagas abertas todo ano para profissionais de TI não são ocupadas por falta de pessoal qualificado.

Há anos o programador está entre as profissões mais promissoras, o que possibilita trabalhar em empresas de vários portes, ocupar cargos públicos ou até mesmo como autônomo.

Programar deveria ser ensinado em escolas

Atualmente no Brasil, algumas escolas já introduziram no currículo do ensino médio o aprendizado de programação de computadores.

Nos Estados Unidos, em 2016, o então presidente Barack Obama tomou a iniciativa de promover a implementação da disciplina no currículo escolar americano através do programa Computer Science for All (ciência da computação para todos).

Outros países também vêm aderindo à ideia. Na Suécia, foi aprovado em 2017 um projeto para ensinar programação a partir do segundo ano do ensino fundamental.

Através desses dados fica difícil não acreditar que, daqui alguns anos, o ensino da programação será parte da grade curricular das escolas.

Esse vídeo reúne gigantes da tecnologia, como Mark Zuckerberg e Bill Gates falando sobre a importância de aprender a programar. A campanha foi feita pela organização Code.org, que tem como objetivo disseminar o ensino de ciência da computação pelo mundo e aborda uma discussão que está em pauta nos últimos anos: programar tornou-se algo fundamental!

Aprenda a programar!

Aprender a programar será cada vez mais comum e necessário à medida em que a tecnologia evolui. Além de uma grande oportunidade de emprego, também encorpa o currículo de outras áreas, principalmente técnico científicas.

Não deixe de aprender a programar, essa é uma habilidade que muitos desconhecem, mas os que conhecem ganham muito dinheiro!

 

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário