Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

Noções básicas de informática são essenciais, mas vá além!

Noções básicas de informáticaTodo mundo tem consciência que saber ao menos o básico de informática é algo fundamental para a vida e carreira de uma pessoa. Mas será que só o básico é suficiente? Leia o artigo até o final e descubra!

A tecnologia está cada vez mais presente na sociedade em que vivemos. Hoje é possível fazer quase qualquer coisa por meio de um computador ou celular com acesso à internet. Como consequência somos quase dependentes da tecnologia e, principalmente quando falamos de mercado de trabalho, quem não consegue se virar com um computador ficará para trás.

Muitas pessoas não dão a devida importância para a informática e acreditam que saber navegar na internet, ligar e desligar um computador e saber fazer o simples no Word é o máximo que vão precisar saber para exercer uma função.

Entretanto, não é mais tão simples assim e a tendência é que cada vez mais conhecimento em informática seja exigido até mesmo para as funções mais simples. Ou seja, noções básicas de informática logo não servirão nem para cargos mais básicos.

POR QUE SABER APENAS O BÁSICO NÃO É MAIS SUFICIENTE?

A tecnologia não para de evoluir e facilita cada vez mais nossas vidas. Como consequência disso, estamos ficando mais dependentes dela para executar a maioria das tarefas do dia-a-dia.

É claro que no mercado diferente isso não poderia ser diferente. Empresas de todos os tamanhos acompanham a evolução da tecnologia e adotam suas soluções buscando aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de seus serviços. Programas como Word, Excel e PowerPoint são os mais usados, mas existem muitos outros que variam de acordo com o setor de atuação.

Algumas empresas solicitam até mesmo experiência prévia com softwares específicos como TOTVS ou SAP, pois esses programas são complexos e demandam tempo para serem aprendidos.

Sabendo disso, é melhor aprender além do básico e garantir sua vantagem no mercado de trabalho.

MAS É PRECISO SER UM EXPERT EM INFORMÁTICA?

Claro que você não precisa ser nenhum gênio. Muitas coisas só serão aprendidas de fato quando colocadas em prática, como acontece em qualquer profissão. Entretanto é preferível que você chegue com uma boa base, preparado para aprender detalhes específicos e não algo que já deveria saber.

É importante lembrar que ninguém tem a obrigação de saber tudo, até porque isso é impossível devido a gigantesca quantidade de novidades que surgem todos os dias relacionadas à informática e computadores.

QUAIS CONHECIMENTOS SÃO CONSIDERADOS IMPORTANTES NO MERCADO DE TRABALHO?

O básico é essencial para disputar uma vaga em uma empresa, mas saber além do básico será um grande diferencial para a conquistar essa vaga.

Executar tarefas simples no Word, Excel, PowerPoint, Windows, Navegador de internet, e-mail e digitar com facilidade e agilidade são tarefas fáceis e simples de serem aprendidas.

Dominar todas essas ferramentas, executar tarefas mais complexas e conhecer os softwares usados no cargo que você pretende ocupar exige mais tempo, mas te dá uma enorme vantagem.

Em outras palavras, é importante para as empresas que você saiba o básico, mas se você quiser se destacar, dê um passo à frente e se aprofunde no universo dos computadores e da informática. Isso mostrará para o contratante que você tem vontade e disposição para aprender.

Sejamos francos, quase todo mundo que conhecemos sabe mexer em um computador ou um smartphone. A internet e as redes sociais ajudaram a popularizar esses aparelhos e já não é mais tão difícil saber o básico.

ONDE POSSO APRENDER O QUE PRECISO SOBRE INFORMÁTICA?

Há inúmeras maneiras de aprender informática. Você pode estudar até mesmo sozinho, praticando na sua casa ou em uma lan house.

Contudo, aprender em uma instituição de ensino especializada e com o conteúdo e a estrutura que você precisa prontos para serem utilizados pode te poupar um bom tempo e facilitar muito o processo.

Se você mora no Rio de Janeiro, considere a Step sua melhor opção para aprender informática do básico ao avançado, independente do seu nível de conhecimento. A Step é parceira de gigantes da tecnologia como Microsoft e Oracle e certamente pode oferecer exatamente o que você precisa para sair em vantagem no mercado de trabalho, além de possuir cursos que ensinam diversas funções.

Este artigo foi útil? Deixe um comentário e tire suas dúvidas!

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário