Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

6 características fundamentais para um bom desenvolvedor de jogos

desenvolvedor de jogosO mercado de games não para de crescer, por esse motivo a carreira de desenvolvedor de software tem se valorizado a cada dia. Conheça mais sobre essa profissão no post de hoje!

Os jogos estão cada vez mais complexos, com mais funcionalidades e diferentes objetivos. Isso causa curiosidade em muitos apaixonados por games que desejam, além de jogar os jogos, saber como eles funcionam e como são feitos. É aí que surge o desenvolvedor de jogos, um dos profissionais envolvidos na criação de um game.

A indústria dos games não para de crescer e seu faturamento já ultrapassa a do cinema e da música juntos. Isso representa grandes oportunidades para empreendedores e carreiras promissoras para os profissionais.

Entretanto, para conseguir uma vaga nesse mercado concorrido e em ascensão, saber apenas o básico e ter algumas noções de mercado não é suficiente. É preciso ser um ótimo profissional e contar com algumas características fundamentais para exercer a profissão.

Quer conhecer algumas características importantes para um bom desenvolvedor de jogos? Então continue lendo este artigo e confira!

  1. Trabalhar coletivamente

Saber trabalhar em equipe é essencial para ser um desenvolvedor de jogos bem-sucedido. É preciso compartilhar ideias e ações com os demais profissionais para que o projeto seja concluído no prazo e com a qualidade esperada.

Muitos que desejam começar uma carreira de desenvolvedor de jogos acham que não precisarão ter contato com outras pessoas, que passarão o dia jogando ou sozinhos em uma sala. Entretanto, não saber trabalhar e conviver com outras pessoas é uma grande desvantagem para este profissional e seus projetos.

  1. Resolução de problemas

Um bom profissional precisa entender o processo para o desenvolvimento do game e saber como resolver os problemas que podem surgir no projeto.

É necessário ser resiliente, curioso e sempre buscar a melhor solução para cada etapa do jogo. É comum acontecerem imprevistos, mas se o profissional não for capaz de contorná-los, todo o projeto pode “ir por água abaixo”.

  1. Atitude positiva

Ser positivo é algo fundamental para o sucesso em qualquer profissão e para o desenvolvedor de jogos isso não poderia ser diferente.

Uma atitude positiva pode ser crucial para definir o resultado de um projeto, tanto nos momentos mais confortáveis, quanto nos mais complicados. Agindo dessa maneira no dia-a-dia, o profissional demonstra para a equipe que todo o trabalho e dificuldades serão recompensados quando o jogo estiver concluído e funcionando.

  1. Gestão do tempo

O desenvolvedor de jogos é um profissional que precisa ser muito organizado e produtivo para conseguir alcançar resultados satisfatórios. Além disso, os jogos costumam ter um prazo para ser terminado e lançado, normalmente definido pelo contratante.

É preciso saber fazer uma gestão eficiente do tempo para ser produtivo e entregar o trabalho no prazo. Profissionais que cumprem prazos estabelecidos com qualidade e eficiência são sempre valorizados e bem-sucedidos, lembre-se disso!

  1. Capacidade de comunicação

Como dissemos anteriormente, saber trabalhar coletivamente é muito importante para não comprometer o game e ser um bom desenvolvedor de jogos, mas saber se comunicar é essencial para que isso aconteça.

Saber ouvir os integrantes da equipe de desenvolvimento, os contratantes e os administradores, e saber se expressar quando for preciso explicar uma ideia, ação ou etapa do projeto é determinante para fazer o coletivo valer a pena.

Além de facilitar o desenvolvimento do jogo, a capacidade de comunicação é algo que pode trazer muitas oportunidades para sua carreira.

  1. Capacidade de aprender

Além de estudar para se tornar um desenvolvedor de jogos, o profissional dessa área não pode parar de se aperfeiçoar e aprender. A capacidade de continuar estudando e se atualizando são requisitos indispensáveis para ser um bom desenvolvedor de jogos e conquistar as melhores oportunidades no mercado.

Além disso, o mercado de jogos não para de crescer e evoluir. O tempo todo surgem novidades na indústria e apenas os profissionais mais dedicados em aprender vão se destacar.

Você acha que consegue ser um bom desenvolvedor de jogos? Deixe um comentário e nos diga sua opinião.

 

curso criação de jogos

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário