Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

Conheça 6 áreas em desenvolvimento de games

áreas em desenvolvimento de gamesAtualmente, a indústria dos games movimenta bilhões e chama a atenção de cada vez mais pessoas. Pessoas de todas as idades, em todas as partes do globo, desejam participar desse mercado trabalhando com o desenvolvimento de games.

Podemos dizer que essa é uma excelente ideia. O mercado não para de crescer e apenas jogar já não basta para os mais apaixonados por jogos.

Existem inúmeras maneiras de trabalhar nesse mercado promissor que promete oferecer muitas oportunidades nos próximos anos. Continue lendo este artigo e conheça 6 áreas em desenvolvimento de games que você pode escolher para trabalhar na área. Confira!

  1. Produtores

Os produtores de games são os profissionais responsáveis por supervisionar a produção de um game. Apesar de ser um colaborador mais discreto, seu trabalho é muito importante.

Existem duas categorias de produtores:

Produtor interno – Tem participação efetiva na criação do game e precisa saber programação, design, som e qualidade. Normalmente, são os gerentes do projeto que garantem que o desenvolvimento do game respeite os prazos e orçamentos estabelecidos.

Produtor externo – O responsável direto por fiscalizar e analisar os vários projetos de uma desenvolvedora.

  1. Roteirista

O roteirista é profissional dentro de uma empresa de desenvolvimento de games que cuida da narrativa do game.

Esse profissional, cria e pensa toda a história do game, assim como um autor de peças de teatro e novelas. É preciso ser coerente e ao mesmo tempo criar algo impactante, envolvente e que converse bem com a interatividade do jogo para que o jogador se sinta completamente imerso no game.

Bons roteiristas precisam saber trabalhar em conjunto com os designers do projeto.

  1. Artista Gráfico

Uma das funções mais difíceis no desenvolvimento de games, pois, o profissional precisa saber com maestria passar os sentimentos, emoções e experiências para o jogador através de imagem.

Se o Artista Gráfico não conseguir tocar o jogador ele não terá uma experiência satisfatória e se desconectará facilmente.

  1. Profissionais de Som

Os profissionais de som são de extrema importância para qualquer projeto de desenvolvimento de games. Um jogo de tiro sem o som vibrante das armas ou um jogo de corrida sem o barulho realista dos veículos destruiria a imersão do jogador no game, não é mesmo?

Por esse motivo o profissional de som é fundamental para o desenvolvimento de um jogo, assim como é para um filme, animação ou musicais.

  1. Testadores

A área que chama mais atenção e causa mais interesse. Esse profissional vai testar tudo que está sendo feito, buscando garantir que jogabilidade, gráficos e sons estão funcionando como o planejado e o jogo não conta com nenhum “bug”.

Os testadores passam várias horas jogando e procurando erros nos games para que eles funcionem perfeitamente quando forem lançados. Parece bacana!

  1. Programadores de Jogos

Os programadores de jogos são os profissionais responsáveis por desenvolver as funcionalidades do game, transformando o que o designer projetou no game propriamente dito.

Esse profissional utiliza códigos para fazer com que os comandos que você dá aconteçam na tela. Cada movimento do personagem conta com diversos códigos, e um erro nesses códigos pode causar uma grande falha. É pura lógica matemática, mas não é tão simples assim!

O que você achou dessas 6 áreas em desenvolvimento de games? Se interessou por alguma? Deixe um comentário!

 

curso criação de jogos

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário