Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

Desenvolvimento de games: conheça 6 principais áreas

desenvolvedor de gamesO que muitas vezes começa como um hobbie, pode se transformar em uma profissão crescente no Brasil. Conheça as principais áreas de desenvolvimento de games!

 

Trabalhar com games e seu desenvolvimento técnico é uma profissão que aparece em uma crescente nos últimos anos. Todo o processo que envolve a ideia, criação e produção de um jogo,  passa por milhares de profissionais super qualificados para que chegue ao consumidor final sendo funcional e interessante.

Um dos principais requisitos neste mercado de trabalho é se interessar pelo mundo dos jogos. As empresas buscam pessoas que são criativas, gostem de se comunicar, tenham habilidades de programação e habilidades matemáticas para agregar seu time de funcionários e fãs.

Por ser uma profissão nova e pouco explorada por sair do tradicional, o desenvolvimento de games pode não parecer uma opção para jovens que se identificam tanto com o perfil necessário.

Para conhecer 6 áreas do desenvolvimento de games e entender a função de cada um, continue lendo!

Produtores

Como sua maior função é nos bastidores, os produtores de games costumam não chamar muito a atenção no desenvolvimento do projeto. Podem ser dividido em produtor interno e externo, o que diferencia é a exposição a mídia e na maioria das vezes, o conhecimento do público sobre eles. O produtor externo costuma representar a marca em eventos, viagens e grandes anúncios, já o interno se mantém na maioria das vezes por trás das câmeras, coordenando os lançamentos e novos projetos.

Roteirista

Fazendo parte da área de games, o roteirista tem como maior desafio manter sempre o jogador atento e entretido no jogo. Seus roteiros devem ser sempre marcantes e criativos para se diferenciarem.

A grande “novidade” do momento é apostar na interatividade, o que gera maior engajamento.

Artista Gráfico

É função do artista gráfico desenvolver a identidade visual do jogo em cada cena. Também podem ser consideradas áreas do artista gráfico a produção de regras e níveis, pensando sempre em primeiro lugar na diversão do seu público alvo.

Profissionais de Som

Cuida diretamente dos elementos de áudio do game. O profissional de som pode ser designer ou engenheiro de áudio, é ele quem determina a intensidade, vibração e tantos outros requisitos para um som do jogo convidar o jogador.

Testadores

Preparado para observar pequenos erros no jogo e falhas no sistema, o testador é o profissional que vai garantir que tudo esteja dentro das normas técnicas, e que o jogo desenvolva tranquilamente.

Costuma ser a área mais procurada, imagine ganhar dinheiro com algo que você ama fazer?

Programadores de Jogos

Usando códigos complexos para realizar até as ações mínimas no jogo, os programadores transformam a ideia no jogo de fato.

Quem busca trabalhar com essa área deve se interessar por matemática e lógica para desenvolver as funções do cargo.

A área de desenvolvimento de games por ter profissionais em sua maioria pouco qualificados, é uma ótima opção para se estabelecer. No Brasil, infelizmente apenas uma universidade particular possui graduação voltada para o assunto: a Anhembi Morumbi em São Paulo- SP.

Já trabalha com games ou essa é a sua profissão dos sonhos? Me conta nos comentários!

 

curso criação de jogos

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário