Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

Design Gráfico: Como Começar Nessa Profissão?

Área em ampla ascensão no Brasil, descubra a seguir os passos necessários para trabalhar como design gráfico. Entenda e coloque em prática!

Design gráfico é uma profissão de grande importância no marketing atualmente. Necessário em quase todas as segmentações de empresas, a profissão segue crescendo pelo alta demanda que precisa cumprir.

Os trabalhadores intitulados como designer gráficos devem estudar e cuidar das artes de campanhas desenvolvidas pelos publicitários, além das imagens, diagramações, animações e diversos outros modos de comunicação online e offline.

O que faz um designer gráfico?

Pode parecer óbvio mas o designer gráfico cuida da produção gráfica de uma marca ou empresa.

A produção pode ser impressa como no caso de artes para revistas, jornais, folders, catálogos, cartaz, embalagens, cartão de visita, rótulos, banners, folhetos, adesivos e até outdoors. Além de poder ser completamente online, como web designer criando peças para redes sociais, blogs, sites e email marketing.

O designer gráfico também pode desenvolver a identidade visual da marca por completo.

Para desenvolver os materiais, é necessário que o profissional conte com conhecimento aprofundado em programas de edição de imagem como:

  • Photoshop;
  • InDesign;
  • CorelDraw;
  • Illustrator;
  • Freehand;
  • Gimp.

Quem deseja se preparar para o mercado de trabalho também deve entender como funciona a produção gráfica, se aprofundando na execução e função de cortes, dobras, facas, tipos de papel, sangria e vernizes. O que configura um profissional muito mais confiante e seguro que dará tudo certo com seu projeto.

Como se preparar?

Existem diversas formas de se qualificar para o mercado de trabalho sendo designer gráfico. Existem possibilidades para todos os bolsos e formatos. Confira alguns abaixo:

Cursos online

Muito populares por terem um custo mais baixo, os cursos online de design gráfico necessitam de um bom computador com acesso as ferramentas que o curso irá trabalhar. As ferramentas devem estar disponíveis principalmente para que você consiga praticar o máximo possível e evoluir seus conhecimentos.

Os cursos EAD disponibilizam aulas para todos os níveis de conhecimento do assunto.

Cursos livres

Em formato presencial, os cursos livres costumam ter um assunto bem limitado para ser trabalho em um ou poucos dias. É indicado esse formato de curso para quem já tem algum conhecimento da área e deseja desenvolver uma habilidade específica.

Cursos técnicos

Os cursos técnicos de design gráfico é fácil de encontrar perto de você. Com a ascensão da profissão, a oferta cresceu e já é possível encontrar de diferentes valores. O curso tem duração mínima regulamentada pelo MEC e dura no mínimo 18 e no máximo 24 meses.

Curso superior

Inúmeras instituições oferecem o curso de design gráfico, cabe a você escolher se quer cursar tecnólogo ou bacharelado. Enquanto o curso de bacharelado tem mais a parte teórica e matérias relacionadas, o tecnólogo tem a grade mais enxuta e visa preparar a pessoa para o mercado de trabalho. A duração do curso tecnólogo é de 2 anos e de bacharelado, 4 anos.

Especializações acadêmicas

Além de todos os cursos mais específicos da área, é possível continuar os estudos com uma pós graduação, mestrado e doutorado na área.

Como começar seu portfólio

Pode ser que logo de início, o fato de não ter um portfólio assuste, mas não se deixe levar, temos algumas idéias para você colocar em prática!

Trabalhos do curso

Durante o curso, seja ela de qualquer duração e em qualquer plataforma, procure guardar trabalhos que mostrem as suas habilidades. Mesmo que simples, eles podem se tornar parte do portfólio inicial para possíveis clientes avaliarem.

Projetos fantasmas

A criação independente de projetos que não existem pode se tornar uma boa fonte de material gráfico. Desenvolvendo projetos fantasmas você pode colocar sua ideia em prática sem depender da aprovação do cliente.

Pequenas colaborações

Trabalhos pequenos feitos para amigos e familiares costumam ser os primeiros que um designer gráfico vai desenvolver. Por isso é importante dar sempre o melhor, visando a indicação para novos clientes, além de uma nova arte para o seu acervo pessoal.

Conseguindo trabalho de design gráfico

Hoje em dia, as plataformas digitais fazem grande parte do trabalho na hora de conseguir um emprego. Existem diversas plataformas prontas que cruzam os dados de empresas com vagas em aberto e currículos cadastrados.

O marketing pessoal também é muito importante, divulgar seus trabalhos nas redes sociais pode gerar procura!

É importante também reconhecer qual tipo de contrato que você deseja e qual plataforma será mais indicada. Tem diversas formas de trabalhar na área, você pode exercer a função como freelancer, estagiário, contratado CLT ou até contratado MEI. Tudo vai depender do acordo feito com o empregador e a sua vontade.

Está iniciando na carreira de design gráfico ou já é profissional da área? Conta pra gente nos comentários!

 

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário