Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

4 fatores a analisar antes de escolher uma profissão

escolher uma profissaoEscolher uma profissão de sucesso requer atenção e bom senso. O que muitas pessoas não sabem é que dá para fazer uma boa escolha e ainda ingressar em uma área com ótimos rendimentos.

 

O artigo de hoje ajudará você a fazer uma boa escolha para o seu sucesso profissional. Ele vale para qualquer profissão, mas como nossa especialidade é tecnologia e programação, mostraremos porque essa área é tão promissora.

Aliás, são as áreas relacionadas à tecnologia e programação que têm sido mais valorizadas e oferecido os melhores benefícios. Não perca tempo e invista nessa carreira ainda hoje.

Por que é importante escolher bem?

Uma escolha bem feita garante muitas vantagens para o profissional. Veja algumas delas:

  • aproveitamento do tempo: passamos a maior parte da nossa vida no trabalho e, portanto, é essencial escolher uma profissão agradável.
  • carreira estável: se a sua escolha for bem feita, você não terá muito que se preocupar com o futuro da sua profissão.
  • carreira rentável: nada melhor que trabalhar em uma atividade que remunera bem e valoriza o esforço profissional.
  • possibilidade de crescimento: ninguém quer ficar estagnado no trabalho, ainda mais quando há muitos sonhos e objetivos a serem realizados.

4 fatores a analisar antes de escolher uma profissão

Separamos os 4 principais fatores para ajudar você a se dar bem na sua próxima escolha. E tudo bem se você já tem uma profissão. Dependendo de como foi a sua escolha, esse texto evitará que você tenha dores de cabeça em breve.

1. Certifique-se de que a profissão que você quer existirá no futuro !

Conforme as tecnologias evoluem, os negócios também se modificam. Isso significa que novas profissões são criadas e outras aperfeiçoadas ou substituídas.

Além disso, atualmente há um forte direcionamento para que alguns trabalhos sejam substituídos por rotinas executadas por máquinas e sistemas. Portanto, é mais que importante analisar se a profissão que você quer sobreviverá a tudo isso.

Uma dica importante para que você avalie esse critério é analisar qual a importância da sua profissão para os modelos de negócios atuais e futuros. Além disso, tenha em mente que:

  • É fundamental que a profissão escolhida esteja relacionada com a tecnologia da informação;
  • É essencial que você esteja atento à avanços recentes, como a Internet das Coisas, por exemplo;
  • É importante que você tenha curiosidade e melhore suas habilidades.

2. Opte pelas profissões que te garantirá ganhos satisfatórios

Esse fator está relacionado com o anterior e será cumprido na medida da importância que a sua profissão tem para a sociedade.

Pode não ser fácil imaginar se uma profissão pagará bem no futuro. Para ajudar você a analisar esse critério, separamos algumas dicas:

  • as profissões mais remuneradas são as mais essenciais. Por exemplo, se você sabe que o uso de tecnologia está em alta, é uma boa investir em profissões que ligam a tecnologia aos negócios (a carreira de programador é um exemplo);
  • os altos salários estão relacionados ao grau de especialização do profissional. Assim, é mais que uma ótima ideia investir em novas habilidades relacionadas.
  • profissionais que conhecem e têm curiosidade por conhecimentos diversos são mais valorizados. Além da sua capacidade de lidar com profissionais de outras áreas, ele pode ajudar a resolver problemas diversos.

3. Escolha uma profissão adequada ao seu perfil

O sucesso de uma carreira não está apenas no valor do seu salário. Não adianta nada ganhar um alto salário e ter que gastá-lo integralmente no tratamento de um problema contraído no serviço.

O ideal é que você escolha uma profissão que tenha a ver com você e que te agrade. Há muitas opções dentro da área de tecnologia, por exemplo. Além disso, em cada uma delas você pode exercitar a sua criatividade e criar os seus diferenciais.

4. Não deixe a escolha para depois

O mercado é muito dinâmico e costuma presentear aqueles que saem na frente. Portanto, você não tem muito tempo. Há uma infinidade de novos profissionais ingressando no mercado a cada dia e aqueles que já estão nele vão fazer de tudo para permanecer.

Pesquise, avalie e conheça as profissões do seu interesse e sempre esteja disponível para sugestões e novas possibilidades. Aliás, nesse ponto, separamos algumas profissões muito promissoras e que têm tudo para te dar bons rendimentos. Elas são:

  • desenvolvedor de software (programador);
  • Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente
  • Creators
  • Profissional de marketing digital
  • Analista de Big Data
  • e demais áreas da tecnologia.

Outros fatores importantes para a sua escolha

Outra dica é que você avalie se a nova profissão tem horários fixos e estrutura pré definida. Saiba que há profissões de tecnologia que permitem que você trabalhe de forma cômoda e de forma bastante flexível.

É importante também avaliar se a nova profissão permite que você trabalhe de qualquer lugar e tenha mais liberdade. A carreira de programador é um dos exemplos de profissões que permitem isso. Você pode trabalhar de casa e no horário que se sentir mais produtivo.

Tenha muito sucesso na sua escolha!

Esperamos que você faça uma boa escolha e acreditamos que seu sucesso será praticamente certo se optar por ingressar na área de tecnologia. Por isso, não perca tempo!

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário