Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

Desenvolvedor de Software: uma profissão (quase) a prova de crise no Brasil

Que tal fazer parte de um seleto grupo de profissionais que resistiram bem e até foram valorizados durante a crise no Brasil? trata-se da carreira de desenvolvedor de software.

A crise econômica no Brasil

Uma crise aparece em vários ambientes e sob várias formas. Na economia não é diferente e na maioria das vezes causa problemas sérios. Principalmente se o alvo for um país inteiro.

Recentemente o Brasil entrou na lista das economias atingidas pelas dificuldades e os impactos não foram poucos. Além das incertezas próprias do período, o país teve que lidar com:

  • diminuição do poder de compra das pessoas;
  • aumento do preço das principais itens de consumo;
  • estagnação do país frente às demais economias do mundo;
  • rebaixamento nas agências de riscos internacionais, que reduzem a confiança dos investidores;
  • queda brusca no número de contratações;
  • desvalorização de algumas profissões, inclusive com a diminuição do valor pago por determinadas atividades.

Desenvolvedores de software cresceram com a crise

Um fato curioso é que alguns profissionais parecem não ter sentido todos os efeitos da crise. Aliás, em alguns casos, o que houve foi a valorização desses profissionais por meio da criação de novas vagas e a manutenção de bons salários.

O desenvolvedor de software, por exemplo, faz parte desse grupo e continuou em alta durante a crise. Isso aconteceu, principalmente, porque ele tem um papel estratégico para o modelo de negócios da atualidade; é diferenciado, pois consegue alinhar as demandas do negócio com os recursos da tecnologia da informação; é valorizado pela sua capacidade de inovar e tornar as empresas mais competitivas.

Assim, trabalhar como desenvolvedor de software tem se mostrado muito promissor e vantajoso, inclusive em tempos de crise. Além disso, as projeções para o futuro são boas e, segundo informações de organizações especializadas em carreira e tecnologia, o desenvolvimento de software é uma das profissões essenciais para o futuro.

Vantagens da carreira de desenvolvedor

As vantagens para o desenvolvedor de software são muitas. Elas incluem tanto benefícios relacionados à própria natureza das atividades como o peso que elas têm para o mercado. Algumas delas são:

  • ganhos acima da média: os desenvolvedores de software costumam ganhar mais que outros profissionais do mesmo nível;
  • flexibilidade para atuar: há muitas tecnologias usadas no mercado;
  • muitas ofertas de trabalho: há muitas vagas, tanto no Brasil como no Exterior;
  • trabalhar remotamente: o desenvolvedor de software é um dos poucos profissionais que podem trabalhar de sua casa, usando o seu computador e a Internet;
  • mercado aquecido: o trabalho do desenvolvedor é essencial para as empresas e isso reflete na valorização do profissional.

Atuação em segmentos variados

Uma outra vantagem para os desenvolvedores é a possibilidade de atuar em diferentes setores. Como a tecnologia está alinhada atualmente ao negócio, o desenvolvedor tem a possibilidade de atuar em vários tipos de empresas.

No setor da construção, por exemplo, há muito espaço para que o desenvolvedor desenvolva seu trabalho. Além dos softwares e sistemas relacionados à gestão do negócio, o desenvolvedor pode criar inúmeras soluções. Ex: os simuladores 3D usados pelas construtoras e imobiliárias na demonstração aos seus clientes.

Se o profissional prefere atuar no setor farmacêutico, saiba que há muitas possibilidades também. Ex: os processos fabris e os modernos equipamentos exigem a intervenção de profissionais especializados.

Agora, se o desenvolvedor ainda não escolheu um setor para atuar, não tem problema. O próprio setor de tecnologia do qual ele faz parte é bastante generoso e concentra muitas outras oportunidades.

Seja um desenvolvedor de software

Se você ainda não é um desenvolvedor, está na hora de começar. Vale muito a pena! a área valoriza o profissional, remunera bem e possui muitas vagas. Além disso, o mercado é promissor e vantajoso, inclusive em tempos de crise.

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário