Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

Entenda as diferenças entre C e C++

diferenças entre c e c++Um pequeno símbolo “++” surgiu para incrementar o que já era possível na linguagem de programação C, mas você sabe qual a diferença?

 

Para quem é leigo em programação, C e C++ podem parecer a mesma linguagem. Contudo, a diferença entre C e C++ pode ser capaz de transformar todo um código de programação. Por outro lado, se você entende alguma coisa do assunto ou é programador e sabe programar em C++, entende também de C.

Não se pode considerar que um seja um subconjunto do outro. Embora, C++ possa ser considerado como uma extensão da linguagem C, os métodos de programação são distintos. Como você vai descobrir a seguir, essa é a principal diferença entre ambos.

Afinal, qual a diferença entre C e C++?

Como uma extensão do C, a principal diferença do C++ é que ele é orientado a objetos. Já o C é orientado a procedimentos. Assim, é possível dizer que o C++, para a programação, é mais flexível em comparação ao C.

O C é tido como a linguagem tradicional de programação, já consolidada quando o próprio C++ surgiu. Na linguagem informal, entende-se que o C++ é uma versão “melhorada” e até atualizada do C. Ou seja, ele oferece mais recursos e possibilidades ao programadores.

Graças às características do C++, é possível programar de modo misto. Isso quer dizer que se pode escrever tanto códigos orientados a procedimentos quanto a objetos.

O que significa “++”?

Muito se perguntam o que o símbolo “++” significa. Na verdade, ele pode ser traduzido pelo palavra “incremento”. Ele traduz, em síntese, um acréscimo, um “algo a mais” em comparação com o C.

O criador do C++, Bjarne Strous, utilizou o “++” justamente para representar o que ele dizia ser um “C com classes”.

Quando usar C ou C++?

A grande dúvida de quem está iniciando na programação é quando usar cada uma das linguagens. Quando se programa em C, é possível dizer que é uma “programação em baixo nível”. Com ela o acesso à memória do computador é direto.

Com o C++ também é possível uma programação dita em baixo nível. O que acontece, contudo, é que com ele pode ainda atuar em alto nível.

Falando de forma mais prática, o C é utilizado na criação de sistemas operacionais como o Linux e Windows. Já o C++ é utilizado para outros fins. Ele é muito comum para jogos que exigem alto rendimento e mais complexidade.

Não é possível responder, por exemplo, qual dos dois é melhor para ser utilizado. Cada um, como você pode perceber, possui uma função e é indicado para um caso diferente. O mais indicado é observar qual a real necessidade da máquina, sistema ou programa.

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário