Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

O que é um banco de dados? Descubra!

O que é um banco de dadosDesde a “Idade das Pedras” que os bancos de dados existem, mas a evolução tecnológica aperfeiçoou ainda mais as funções de armazenamento desse recurso

 

Provavelmente você utiliza bancos de dados e nem sabe. Apesar de haver vários tipos de bancos de dados, eles se caracterizam de maneira simples. Antigamente, eram representados por centenas de arquivos físicos armazenados. Hoje em dia, a evolução dos computadores permite um armazenamento digital que facilita muito a vida de todos.

Fundamentais na área da programação, os bancos de dados permitiram nas últimas décadas uma maior inovação em diversas áreas. Hoje, as empresas investem mais do que nunca no que já é chamado “Big Data”. O conceito surgiu para representar, literalmente, um grande volume de dados armazenados.

Os bancos de dados, na verdade, existem desde sempre na história da humanidade. A única diferença foi o seu aperfeiçoamento ao longo das décadas. Atualmente, como são muito característicos em grandes empresas, por exemplo, parecem algo distante da rotina das pessoas comuns.

Afinal, o que são bancos de dados?

Basicamente, os bancos de dados são constituídos por várias informações coletadas e que possuam ligação entre si. Eles podem fornecer inúmeros tipos de informações a partir dos dados inseridos. Tudo depende do propósito com que são criados e utilizados. Juntas, essas informações formam um sentido, e é por isso que se tornam tão importantes.

O grande objetivo de um banco de dados passa a ser justamente o armazenamento de dados. A explicação é realmente simples: Tabelas e índices podem ser alguns dos exemplos mais comuns de bancos de dados.

Atualmente, há vários modelos de bancos de dados:

  • Modelo plano;
  • Modelo em Rede;
  • Modelo hierárquico;
  • Modelo relacional;
  • Orientado a objeto;
  • Objeto-relacional.

A partir de um software é possível compor um sistema de gerenciamento de banco de dados. Ele permite várias funcionalidades para que as informações contidas no banco de dados possam ser manipuladas.

Os bancos de dados primitivos

Embora estejam atualmente associados a computadores, os bancos de dados são muito mais antigos do que se pode supor. Ainda na era primitiva, quando os homens viviam em cavernas, os símbolos que desenham nas paredes já indicavam um banco de dados. Aquele conjunto de desenhos representava uma informação a ser guardada, contava uma história.

Agora pense um pouco: você utilizava as antigas cadernetas de agendas telefônicas? Pois saiba que elas também eram um tipo de banco de dados. Aquelas informações eram anotadas de uma maneira lógica e que otimizavam a pesquisa, mesmo sendo em um papel.

Os bancos de dados digitais, próximos à forma como se conhece atualmente, surgiram mesmo somente após a década de 70. Essa evolução histórica e tecnológica se deu graças ao desenvolvimento da linguagem de programação. Isso permitiu que os bancos de dados fossem ainda mais aperfeiçoados.

Utilização

Você deve estar se perguntando: por que, afinal, utilizar bancos de dados? Agora, após conhecer um pouco melhor sobre o que são bancos de dados, talvez você esteja começando a enxergar isso de forma mais clara. Confira alguns motivos pelos quais você deve realmente pensar em utilizar bancos de dados:

  1. Permitem rapidez ao acesso das informações: análises costumam ser feitas sempre a partir de bancos de dados.
    Já imaginou se você precisasse buscar tudo em dezenas de folhas de papel? É um grande tempo economizado!
  2. Aumentam a segurança da informação: com um banco de dados você dificilmente corre risco de perder as informações armazenadas, principalmente se realizar cópias de segurança. Há inúmeros softwares disponíveis para empresas que precisam proteger ainda mais o seu banco de dados.
  3. Automatizam processos: o trabalho que você tinha buscando dados em papéis, o computador fará por você agora.
  4. Embasam o planejamento: é a partir das informações e análises contidas nos bancos de dados que se tem uma perspectiva do planejamento de uma empresa. Eles auxiliam a identificar desde onde se pode economizar até onde se deve investir.
  5. São acessíveis: hoje em dia os bancos de dados não são exclusividade de grandes empresas. É possível utilizá-los em qualquer espaço desde que se tenha o mínimo entendimento.

Como você pode ver, um banco de dados não é apenas uma simples evolução tecnológica para armazenar dados. Com o tempo, novas funções foram sendo incorporadas e novos sistemas surgiram.

Hoje, um banco de dados pode analisar e oferecer resultados de forma automático. Salas inteiras com milhares de documentos, como era no passado, jamais poderiam oferecer, tão facilmente, materiais para insights e soluções.

Quer saber mais sobre bancos de dados? Conheça nosso curso de formação profissional em programação!

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário