Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

Programador, vale a pena trabalhar como freelancer?

Freelancer programadorQue tal encontrar um “trampo” com bons ganhos e trabalhando a partir de sua casa? saiba que isso é possível, principalmente se você for um programador freelancer!

O que é um freelancer ?

O freelancer é o profissional que presta serviços para várias empresas, por projetos ou tarefas determinadas, sob um contrato menos rígido. O seu trabalho é relativamente novo e está baseado nos seguintes fatores:

  • Necessidade de relações de trabalho mais flexíveis;
  • Disseminação do uso da Internet e dos serviços de telecomunicações;
  • Possibilidade de trabalhar remotamente;
  • Inovação nas leis trabalhistas, com a regulação de novas modalidades de trabalho.
  • Globalização: agora é possível trabalhar para empresas de todo o mundo sem sair de sua casa.

Vale a pena trabalhar como freelancer?

Sim. Vale muito a pena! É uma ótima oportunidade de conhecer outros modelos de negócios, obter mais experiência, aumentar o seu portfólio e ganhar o seu dinheiro.

Continue a leitura, pois preparamos um material diferenciado para você. Além disso, ao final disponibilizaremos os principais sites para que você comece ainda hoje a ganhar dinheiro como freelancer.

O freelancer programador

O trabalho como freelancer garante oportunidades para várias áreas, mas são os programadores e especialistas em T.I. que se sobressaem. O freelancer programador é um profissional muito requisitado, principalmente porque:

  • Possui conhecimentos avançados em informática;
  • Tem a capacidade de transformar ideias em soluções baseadas em aplicativos, sites e sistemas;
  • É capaz de realizar configurações e melhorias necessárias em soluções existentes;
  • É capaz de resolver problemas que outros profissionais consideram complexos; e em alguns casos, pode atuar como consultor;

É vantagem para a empresa que contrata e para o profissional que aceita o trabalho. Aliás, saiba que são muitas as vantagens para o freelancer programador:

  • Baixo investimento: geralmente, o profissional consegue desempenhar o seu trabalho tendo apenas um notebook e uma boa conexão com a Internet.
  • Visibilidade global: ao poder trabalhar para qualquer empresa no mundo, aumenta-se a sua credibilidade e a possibilidade de encontrar mais trabalhos.
  • Aquisição de conhecimento e habilidades: cada tarefa ou projeto traz a oportunidade do freelancer programador aprender e aperfeiçoar suas habilidades.
  • Novos desafios: como o mercado contratante é maior, a chance de fazer uma coisa nova aumenta.

Características desejáveis em um freelancer programador

O profissional que atua como freelancer deve possuir algumas características. Elas dizem respeito principalmente ao seu conjunto de habilidades e o seu comprometimento com os resultados. Mas não se preocupe! Na prática, é o mesmo compromisso que você teria ao formalizar um contrato de trabalho fixo com uma empresa.

As principais características que as empresas contratantes geralmente espera do programador são:

  • Lidar bem com prazos;
  • Ser realista quanto a sua capacidade e produtividade;
  • Estar disponível nos momentos em que a empresa precisar;
  • Ser organizado;
  • Ter um bom conhecimento do assunto e se aperfeiçoar continuamente;
  • Ser responsável.

É preciso saber inglês para trabalhar como freelancer?

De forma geral, não! O que se vê é que depende do trabalho e do país do empregador. Na prática, há muitos projetos tanto para profissionais experientes como para aqueles que estão iniciando. Portanto, se você ainda não domina o inglês, saiba que há muitas oportunidades para você também!

Agora, se você já domina o idioma, saiba que você já tem um diferencial. Você terá condições de negociar e prestar serviços para qualquer empregador ao redor do mundo.

Quanto dá para ganhar trabalhando como freelancer programador?

A resposta é: depende! se você optar por projetos maiores, consequentemente ganhará mais. Agora, se você está iniciando não desanime, pois dá para ganhar um bom dinheiro com os projetos menores, com a vantagem de que estes, geralmente possuem uma menor duração.

As possibilidades de ganho vão depender principalmente do seu conhecimento, da sua capacidade de negociar, da sua disponibilidade e interesse. No geral, dá para ganhar um bom dinheiro, inclusive trabalhando apenas para empresas nacionais.

Sites que oferecem trabalhos para freelancers

Se você está iniciando e não sabe inglês, não se preocupe! há muitos sites que acreditam no seu potencial e que disponibilizam vagas. Veja alguns deles:

Se você é um profissional experiente e domina o inglês, também pode se inscrever nos sites listados acima. Mas há mais opções, inclusive para projetos no exterior. Veja alguns deles:

Comece já!

Há muitos projetos esperando por você. Portanto, não perca tempo e comece o mais rápido possível! Essa é a oportunidade que você estava esperando, com a vantagem que você pode trabalhar da sua casa.

Tudo bem se você está iniciando a carreira. Muitas empresas querem apostar no seu potencial e estão dispostas a conhecer o seu jeito de melhorar as soluções que elas disponibilizam.  E o melhor de tudo: pagando aquilo que talvez você não receba trabalhando da forma convencional.

 

Tem um amigo que anda um pouco desanimado e precisa ler esse texto? Compartilhe com ele!

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário