Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

5 dicas para criar um site eficiente

como criar um siteCriar um site eficiente é algo fundamental para o sucesso de um negócio nos dias de hoje. Um site pode ser um negócio na internet, uma maneira de divulgar seus serviços ou conquistar mais clientes.

Para ter um site realmente eficaz e que o ajude a alcançar seus objetivos, é necessário seguir algumas regras e conceitos de usabilidade, algo essencial para chamar e prender a atenção do seu público.

Pensando nisso, elaboramos 5 dicas que precisam ser seguidas à risca se você deseja criar um site eficiente. Continue lendo este artigo e confira!

  1. Defina um objetivo

Existem inúmeros resultados que podem ser alcançados com a criação de um site. Com ele você pode: gerar engajamento, aumentar o alcance do seu negócio, disponibilizar serviços na internet, informar seu público, etc.

É preciso ter seu objetivo bem definido para saber as ações que deverão ser tomadas para alcançá-lo e as métricas que serão usadas para acompanhar os resultados dessas ações.

  1. Foque no seu objetivo

De nada adianta estabelecer um objetivo se suas ações não o ajudam em nada a alcançar resultados positivos. É necessário estar focado na sua meta e direcionar todos os seus esforços para alcançá-la.

Cada vez que você desvia sua atenção, utiliza estratégias ou desenvolve conteúdos que não tem relação com seu objetivo, você fica, consequentemente, mais longe dele.

Se seu objetivo for atrair potenciais clientes de forma orgânica, por exemplo, é preciso ter um blog, criar conteúdo de qualidade, otimizado para SEO e seguindo algumas regras que facilitam a leitura por parte do usuário. Mantenha-se focado no seu objetivo.

  1. Use cores adequadas

Pode parecer bobagem, mas criar um site eficiente está diretamente relacionado com o layout e as cores utilizadas no seu site.

Um site muito colorido, sem cores ou com cores que não tem nenhuma relação com sua marca é capaz de espantar os visitantes e passar a impressão de falta de profissionalismo.

Portanto, invista em um layout e cores condizentes com sua marca. Faça um pesquisa sobre psicologia das cores e veja como isso pode mudar a percepção dos usuários sobre sua marca.

  1. Cuidado com a fonte

Evite usar mais de duas fontes diferentes ou a mesma fonte em tamanhos diferentes em seu site. Isso gera confusão na organização, no layout e dificulta a leitura.

Além do tamanho, é preciso estar sempre atento ao espaço entre as linhas e entre as letras, que deve ser padronizado, por tornar a leitura mais fácil e confortável para o usuário.

  1. Menos é mais

Pense de forma simples e passe as informações para o site dessa forma. Páginas complexas, cheias de movimento e detalhes em excesso, que mostram ícones se mexendo e animações, fazem com que o leitor perca o foco no que realmente importa: o conteúdo. Destaque o que merece a atenção do usuário.

Além disso, o conteúdo precisa ser claro e objetivo. O ideal é escrever menos sem prejudicar o conteúdo. Portanto, nada de gastar o vocabulário e encher o texto de palavras desnecessárias que servem apenas para enrolar o leitor e deixar o conteúdo mais cansativo.

Conclusão

Apenas criar um site não significa que você terá bons resultados, mas se você começar seguindo essas dicas, já terá meio caminho andado para criar um site eficiente de verdade. Esperamos ter ajudado!

Este artigo foi útil? Deixe um comentário e tire suas dúvidas.

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário