Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

Qual a diferença entre Web Design e UI Design? Descubra!

Web Design ou UI DesignO Web Design e o UI Design ganharam destaque com a evolução da tecnologia. Se você pensa que são a mesma coisa, saiba que elas não atuam da mesma forma.

Com denominações parecidas e até mesmo funções que podem se encontrar, Web Design e UI Design parecem a mesma coisa, mas não são. Enquanto um está focado no layout de um website, outro está focado na interação do usuário.

Conhecer um pouco mais sobre cada uma das áreas ajuda a entender as principais diferenças entre elas e como funcionam. Se você tem dúvidas, descubra a seguir a diferença entre Web Design e UI Design!

Web Design: o que é?

Essa é a área que trabalha com processos como a criação e a manutenção de layouts para websites e aplicações. Ou seja, é o Web Design que cuida da interface de um site, planejando cada estrutura dele de maneira coerente para permitir a usabilidade.

Quem executa as tarefas normalmente é o profissional de Web Designer. O que ele faz é transformar o design imaginado para a web. Para isso é necessário utilizar fundamentos de Design e até mesmo de programação.

É importante salientar que o Web Design não realiza a programação do site. O que se faz é estruturá-lo, dar a ele uma “cara”, um layout que seja a sua identidade visual e permita que os usuários utilizem aquele site.

O Web Design trabalha muito com programas conhecidos, como o Photoshop, Illustrator, Corel Draw, After Affetcs (para animações), entre outros.

UI Design: o que é?

UI Design é a sigla para User Interface Design. Em português isso se traduz como Design de Interface do Usuário, o que por si só já explica com que foco atua essa área do design. O UI Design vai além do Web Design, preocupando-se com a interatividade entre o usuário e o dispositivo.

Enquanto o Web Design preocupa-se com a estética do site, o UI Design está atento à experiência do usuário na utilização do site. Essa é a área que busca antecipar as necessidade dos usuários, ou seja, auxilia na estruturação do site para identificar o que o usuário poderá querer/precisar fazer.

O grande objetivo do UI Design é descomplicar. Garantindo uma boa interação, garante-se que o usuário não terá dificuldade para acessar o site, software ou aplicativo, já que o UI Design não está restrito apenas a websites.

O profissional dessa área procura solucionar problemas futuros. Em um aparelho de celular, por exemplo, ele deve reparar até mesmo em pequenos detalhes, como o fato de o botão de ligar e desligar ser de fácil visualização. A ideia é sempre fazer com que os dispositivos sejam o mais intuitivos possível.

Web Design ou UI Design?

Como é possível perceber, os termos não significam a mesma coisa. Cada um trata de uma área do design. O Web Design preocupa-se com a estética, enquanto que o UI Design atenta para o usuário e a sua experiência.

Além disso, o UI Design refere-se não apenas a websites, mas também a dispositivos, aplicativos, etc. Ou seja, a sua atuação também é mais ampla.

Não se pergunte, contudo, se uma área é melhor do que a outra. Esse não é o caso aqui, já que, na verdade, ambas podem – e devem – se complementar.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!

 

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário