Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ Barra Square Shopping Center, Avenida das Américas 3.555, Bloco 1, Sala 301

Web Designer: tudo o que você precisa saber sobre essa profissão

Web DesignerA  profissão de Web Designer se destaca entre o meio digital. Cada vez mais solicitada, ela une o universo do design gráfico com o online.

Uma das profissões que mais se popularizou com o crescimento da internet foi o Web Designer. Indo além das técnicas de design conhecidas até então, esse profissional especializa-se para trabalhar na web. Ou seja, um Web Designer possui uma formação multidisciplinar.

Quanto ganha? Como é o mercado de trabalho? O que faz um Web Designer? A seguir você terá as respostas para essas dúvidas e saberá tudo sobre a profissão de Web Designer.

O que faz um Web Designer?

Layouts, criação de arte, sites: tudo isso ronda a rotina de trabalho de um Web Designer. Esse é o profissional responsável pelo layout, a questão estética de um site.

Ele não será o programador do site, é importante não confundir! Contudo, será quem definirá todo o seu visual para tornar a página navegável de forma atrativa.

Para poder fazer isso, o profissional deve entender de princípios básicos de design e layouts, mas também de HTML, CSS e usabilidade, entre outros.

Em suma, o Web Designer transforma o briefing do cliente para o meio online. Ele “desenha” na web aquilo que o cliente idealiza para o seu site e otimiza cada recurso para ser melhor utilizado pelos visitantes que irão acessá-lo.

Além disso, o Web Designer também pode produzir peças para redes sociais, banners publicitários de sites, infográficos ou ainda animações.

Mercado de trabalho

Um Web Designer tem a vantagem de poder trabalhar por conta própria como freelancer, atendendo os clientes de acordo com a demanda.

Uma das áreas de atuação frequentes desse profissional são também as agências de marketing digital que desenvolvem sites ou conteúdos publicitários, por exemplo.

No Brasil, segundo a Catho, site de vagas de empregos, a média salarial para o profissional de Web Designer com formação básica é de R$ 1.741,00. Contudo, alguns profissionais podem chegar a cargos mais altos que pagam até mais de R$ 6.000.

Como ser um Web Designer?

Não há a exigência de um curso de nível superior para quem deseja seguir a carreira de Web Designer. Entretanto, existem faculdades de Tecnologia em Web design e também cursos livres mais rápidos, práticos e com custo menor.

Para se tornar um bom profissional, é preciso, especialmente, ter interesse por tecnologia, criatividade, design gráfico e possuir um bom senso estético.

Para ser um Web Designer não é necessário saber desenhar ou programar. Os cursos oferecidos atualmente ensinam as noções de design que são importantes, como cores e fontes, e também noções básicas de linguagens de programação.

Para os profissionais da área é fundamental ter conhecimento de ferramentas como Adobe Photoshop e Adobe Ilustrator, entre outras.

Quanto mais completo o profissional for, mais chances ele terá de subir na carreira e realizar projetos inovadores na área de Web Design!

Ainda tem mais alguma dúvida sobre essa profissão? Deixe um comentário!

Comentários com Facebook
Ligue-me de volta!

Podemos te enviar nosso material digitalizado?


Sim
Não

Preencha o formulário


Aulas grátis de Programação e Photoshop! Deseja participar?


Sim
Não

Preencha o formulário