A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

6 características fundamentais para um bom desenvolvedor de jogos

O mercado de games não para de crescer, por esse motivo a carreira de desenvolvedor de software tem se valorizado a cada dia. Conheça mais sobre essa profissão no post de hoje!

 

Os jogos estão cada vez mais complexos, com mais funcionalidades e diferentes objetivos. Isso causa curiosidade em muitos apaixonados por games que desejam, além de jogar os jogos, saber como eles funcionam e como são feitos. É aí que surge o desenvolvedor de jogos, um dos profissionais envolvidos na criação de um game.

A indústria dos games não para de crescer e seu faturamento já ultrapassa a do cinema e da música juntos. Isso representa grandes oportunidades para empreendedores e carreiras promissoras para os profissionais.

Entretanto, para conseguir uma vaga nesse mercado concorrido e em ascensão, saber apenas o básico e ter algumas noções de mercado não é suficiente. É preciso ser um ótimo profissional e contar com algumas características fundamentais para exercer a profissão.

Quer conhecer algumas características importantes para um bom desenvolvedor de jogos? Então continue lendo este artigo e confira!

 

Trabalhar coletivamente
 

Saber trabalhar em equipe é essencial para ser um desenvolvedor de jogos bem-sucedido. É preciso compartilhar ideias e ações com os demais profissionais para que o projeto seja concluído no prazo e com a qualidade esperada.

Muitos que desejam começar uma carreira de desenvolvedor de jogos acham que não precisarão ter contato com outras pessoas, que passarão o dia jogando ou sozinhos em uma sala. Entretanto, não saber trabalhar e conviver com outras pessoas é uma grande desvantagem para este profissional e seus projetos.

 

Resolução de problemas
 

Um bom profissional precisa entender o processo para o desenvolvimento do game e saber como resolver os problemas que podem surgir no projeto.

É necessário ser resiliente, curioso e sempre buscar a melhor solução para cada etapa do jogo. É comum acontecerem imprevistos, mas se o profissional não for capaz de contorná-los, todo o projeto pode “ir por água abaixo”.

 

Atitude positiva
 

Ser positivo é algo fundamental para o sucesso em qualquer profissão e para o desenvolvedor de jogos isso não poderia ser diferente.

Uma atitude positiva pode ser crucial para definir o resultado de um projeto, tanto nos momentos mais confortáveis, quanto nos mais complicados. Agindo dessa maneira no dia-a-dia, o profissional demonstra para a equipe que todo o trabalho e dificuldades serão recompensados quando o jogo estiver concluído e funcionando.

 

Gestão do tempo
 

O desenvolvedor de jogos é um profissional que precisa ser muito organizado e produtivo para conseguir alcançar resultados satisfatórios. Além disso, os jogos costumam ter um prazo para ser terminado e lançado, normalmente definido pelo contratante.

É preciso saber fazer uma gestão eficiente do tempo para ser produtivo e entregar o trabalho no prazo. Profissionais que cumprem prazos estabelecidos com qualidade e eficiência são sempre valorizados e bem-sucedidos, lembre-se disso!

 

Capacidade de comunicação
 

Como dissemos anteriormente, saber trabalhar coletivamente é muito importante para não comprometer o game e ser um bom desenvolvedor de jogos, mas saber se comunicar é essencial para que isso aconteça.

Saber ouvir os integrantes da equipe de desenvolvimento, os contratantes e os administradores, e saber se expressar quando for preciso explicar uma ideia, ação ou etapa do projeto é determinante para fazer o coletivo valer a pena.

Além de facilitar o desenvolvimento do jogo, a capacidade de comunicação é algo que pode trazer muitas oportunidades para sua carreira.

 

Capacidade de aprender
​​​​​​​

Além de estudar para se tornar um desenvolvedor de jogos, o profissional dessa área não pode parar de se aperfeiçoar e aprender. A capacidade de continuar estudando e se atualizando são requisitos indispensáveis para ser um bom desenvolvedor de jogos e conquistar as melhores oportunidades no mercado.

Além disso, o mercado de jogos não para de crescer e evoluir. O tempo todo surgem novidades na indústria e apenas os profissionais mais dedicados em aprender vão se destacar.

Você acha que consegue ser um bom desenvolvedor de jogos? Deixe um comentário e nos diga sua opinião.

 

curso criação de jogos

Solicite uma ligação!

Este site usa Cookies

Política de privacidade e informações legais