A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

ШАГ логотип

Conheça os processos de desenvolvimento de software

23.09.2019

498 revisado

A criação de programas e aplicativos passam por etapas criteriosas para rodarem com boa qualidade. Conheça os processos de desenvolvimento de software.

 

Os sistemas operacionais, programas de computador e aplicativos de dispositivos que utilizamos diariamente são desenvolvidos por especialistas em Tecnologia da Informação (TI). Os processos de desenvolvimento de software são fracionados em etapas pré-estabelecidas para que o projeto possa ser concluído e tornar-se funcional.
 

Etapas dos processos de desenvolvimento de software

As etapas dos processos de desenvolvimento de software são bastante metódicas. Porém, é o cumprimento de seus objetivos que garante o sucesso do produto final. Conheça cada uma delas:
 

1 Levantamento de requisitos

O levantamento de requisitos é a fase mais importante dos processos de desenvolvimento de software e acontece junto ao cliente. Nesta etapa, desenvolvedores e clientes elencam as principais necessidades e funcionalidades que devem constar no produto (software).

O levantamento das necessidades (os requisitos) devem ser bem preciso, uma vez que norteará todo o processo de desenvolvimento.
 

2 Análise de Requisitos

A análise de requisitos é feita pelos desenvolvedores de software a partir de levantamento realizado. Então, esses profissionais passam a realizar estudos relacionados aos requisitos, com a finalidade de elaborar o modelo apropriado para o software que será desenvolvido.

A segunda etapa dos processos de desenvolvimento de software dará “forma” ao produto, por isso, o conhecimento pleno de todos os requisitos é fundamental.
 

3 Projeto

O projeto é a terceira etapa do processo, sendo bastante técnico. Nesta fase, são definidas a arquitetura do sistema, o padrão de interface, a linguagem de programação que será usada e outras questões de extrema relevância para o resultado.

A descrição computacional também é feita durante o projeto, na qual se delimitam as funcionalidades do software, devendo estar de acordo com a análise feita na etapa anterior.
 

4 Implementação

A implementação é a fase em que é feita a codificação da descrição computacional, em conformidade com o que estiver no projeto. O processo de codificar a descrição apresentada acontece através da utilização de linguagens de programação, como Java, C++, Deplhi ou outras.
 

5 Testes

A etapa de testes é bastante minuciosa e deve ser feita com base em cada especificação descrita no projeto. Assim, o profissional responsável por esta etapa testa cada módulo do software, considerando todas as funcionalidades, e apresenta, ao final, um relatório.

O relatório de testes apresenta todos os erros encontrados no produto, além de seu comportamento e relevância de acordo com os requisitos. A partir desse relatório, o produto é finalizado.
 

6 Implantação

A etapa final é a implantação e refere-se à instalação do software no ambiente em que será utilizado, com a importação dos dados para o sistema. De acordo com o contrato, esta etapa pode incluir também manuais do usuário e treinamentos presenciais para o cliente.

O conhecimento aprofundado dos processos de desenvolvimento de software é muito importantes tanto para os profissionais envolvidos quanto para os clientes, que, somente assim, poderão entender as limitações e opinar sobre novas possibilidades em cada etapa

Você ou seu filho é aficionado por processos de tecnologia?



Autor:

Academia IT STEP

Qual área de TI escolher em 2023?

  Nos próximos anos, a inteligência artificial tem todas as chances de substituir bancários, contadores, tradutores, economistas e outros profissionais cujas funções podem ser automatizadas. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dinâmico da área de TI cria novos empregos para jovens profissionais. Os profissionais cujas habilidades estão relacionadas às tecnologias sempre serão procurados no mercado de trabalho. Trabalhar na área de TI não significa saber programar. Existem muitas áreas promissoras que você pode começar a aprender hoje. As especialidades de TI mais procuradas na área de desenvolvimento. Entre as profissões de TI mais procuradas e bem remuneradas relacionadas ao desenvolvimento, estão: Programador Java; Desenvolvedor de aplicativos de celular; Desenvolvedor web; Programador Python.     P

ШАГ логотип

Inicie sua jornada na área de Tecnologia da Informação

O mundo das tecnologias digitais está evoluindo a cada dia. Redes neurais, inteligência artificial, gadgets inteligentes, tudo isso faz parte da vida do homem moderno. Os bons profissionais de TI tornam-se cada vez mais procurados, e o interesse por ela aumenta     Para quem é a área de TI? Antes de decidir qual área de atuação seguir, pergunte-se o que mais gostaria de fazer. TI não é sempre programação. Existem muitas especializações que valorizam as habilidades de um designer, um profissional de marketing, conhecimentos sobre gestão, etc. De maneira geral, a área pode ser dividida em duas partes: carreiras em que é necessário escrever código e especializações em que não é necessário ter habilidades de programação. Se você deseja trabalhar com código e se envolver em desenvolvime

ШАГ логотип

​​​​​​​Tudo sobre segurança da informação em 2023

Trabalhar na área de segurança da informação é uma das profissões mais procuradas e bem remuneradas do mercado de trabalho atualmente. No entanto, como acontece com qualquer outra profissão, o mais difícil é começar, especialmente se você ainda não tem experiência. Quais habilidades e conhecimentos são mais valorizados na segurança da informação e como saber se essa profissão é adequada para você?     Segurança da informação para iniciantes: Tendência para a profissão de segurança da informação. Para começar, quais são as qualidades e tendências consideradas mais úteis na comunidade de programadores em segurança da informação ? Para verificar isso, tente responder às seguintes perguntas: Você tem a habilida

ШАГ логотип

Qual escolher em 2023: Java ou JavaScript?

  Java e JavaScript são hoje as linguagens de programação mais populares, após Ruby e Python. Devido à semelhança de nomes, pode parecer que são linguagens semelhantes. Mas isso não é verdade, eles são totalmente diferentes, pois cada um é usado para fins específicos. No entanto, eles têm algumas características semelhantes.     Java e Javascript: o que é isso? Java é uma linguagem de programação orientada a objetos de uso geral. Inicialmente chamado de "Oak", foi criado para programar eletrodomésticos. Lançado em 1995, o Oak foi visto como uma alternativa ao C / C ++, pois tinha uma sintaxe semelhante, mas era mais seguro e simples. Aplicativos escritos em Java são compilados em código de bytes que podem ser executados na máquina virtual JVM. Qualquer computador com a JVM instalada pode executar o

ШАГ логотип

Próximas turmas

Temos uma turma com horário perfeito para você, clique aqui e acesse nosso calendário.

Saiba mais

Este site usa Cookies

Política de Privacidade