A criação de programas e aplicativos passam por etapas criteriosas para rodarem com boa qualidade. Conheça os processos de desenvolvimento de software.
Os sistemas operacionais, programas de computador e aplicativos de dispositivos que utilizamos diariamente são desenvolvidos por especialistas em Tecnologia da Informação (TI). Os processos de desenvolvimento de software são fracionados em etapas pré-estabelecidas para que o projeto possa ser concluído e tornar-se funcional.
Etapas dos processos de desenvolvimento de software
As etapas dos processos de desenvolvimento de software são bastante metódicas. Porém, é o cumprimento de seus objetivos que garante o sucesso do produto final. Conheça cada uma delas:
1 Levantamento de requisitos
O levantamento de requisitos é a fase mais importante dos processos de desenvolvimento de software e acontece junto ao cliente. Nesta etapa, desenvolvedores e clientes elencam as principais necessidades e funcionalidades que devem constar no produto (software).
O levantamento das necessidades (os requisitos) devem ser bem preciso, uma vez que norteará todo o processo de desenvolvimento.
2 Análise de Requisitos
A análise de requisitos é feita pelos desenvolvedores de software a partir de levantamento realizado. Então, esses profissionais passam a realizar estudos relacionados aos requisitos, com a finalidade de elaborar o modelo apropriado para o software que será desenvolvido.
A segunda etapa dos processos de desenvolvimento de software dará “forma” ao produto, por isso, o conhecimento pleno de todos os requisitos é fundamental.
3 Projeto
O projeto é a terceira etapa do processo, sendo bastante técnico. Nesta fase, são definidas a arquitetura do sistema, o padrão de interface, a linguagem de programação que será usada e outras questões de extrema relevância para o resultado.
A descrição computacional também é feita durante o projeto, na qual se delimitam as funcionalidades do software, devendo estar de acordo com a análise feita na etapa anterior.
4 Implementação
A implementação é a fase em que é feita a codificação da descrição computacional, em conformidade com o que estiver no projeto. O processo de codificar a descrição apresentada acontece através da utilização de linguagens de programação, como Java, C++, Deplhi ou outras.
5 Testes
A etapa de testes é bastante minuciosa e deve ser feita com base em cada especificação descrita no projeto. Assim, o profissional responsável por esta etapa testa cada módulo do software, considerando todas as funcionalidades, e apresenta, ao final, um relatório.
O relatório de testes apresenta todos os erros encontrados no produto, além de seu comportamento e relevância de acordo com os requisitos. A partir desse relatório, o produto é finalizado.
6 Implantação
A etapa final é a implantação e refere-se à instalação do software no ambiente em que será utilizado, com a importação dos dados para o sistema. De acordo com o contrato, esta etapa pode incluir também manuais do usuário e treinamentos presenciais para o cliente.
O conhecimento aprofundado dos processos de desenvolvimento de software é muito importantes tanto para os profissionais envolvidos quanto para os clientes, que, somente assim, poderão entender as limitações e opinar sobre novas possibilidades em cada etapa
Você ou seu filho é aficionado por processos de tecnologia?