A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

Conheça os 5 programas de desenvolvimento de jogos mais usados

Está planejando criar seu próprio game? Conheça neste artigo os 5 programas de desenvolvimento de jogos mais usados e escolha!

 

Desenvolver seu próprio game pode ser um desafio e tanto, porém, algumas game engines podem te ajudar e facilitar o caminho. O primeiro passo necessário para iniciar o projeto é ter uma boa idéia, a partir dela que tudo será definido.

O mercado de desenvolvimento de jogos está cada vez mais aberto para amadores. As grandes empresas continuam produzindo novidades e atualizações dos seus sucessos, mas com uma concorrência crescente de quem se empenha e decide tirar do papel seu projeto.

Para colocar a mão na massa é importante começar a entender quais os programas de desenvolvimento de jogos serão usados. Cada game engine conta com suas próprias particularidades, funções e necessidades de conhecimento. Não se preocupe, existe uma para cada tipo de pessoa!

Conheça os 5 programas de desenvolvimento de jogos mais usados
 

RPG Maker

Esse motor de jogos teve seu lançamento em 1997 e conta com uma série de sub engines.

Usado para desenvolver projetos de RPG, esse software em sua versão mais recente usa JavaScript. Essa engine é capaz de exportar os jogos criados para Windows, Mac OS X, iOS, HTML 5 e Android.

Apesar da RPG Maker ser limitada apenas para um segmento, uma de suas vantagens é ter itens de cenário, mapas e personagens já pré configurados, agilizando o processo.
 

Scratch

Com o público alvo mais jovem do que as outras games engines, a Scratch é perfeita para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos. O software permite criar além de jogos, animações com imagens, blocos e sons.

Com as crianças cada vez mais interessadas em jogos online, é interessante que comece desde cedo aprendendo a lidar com a linguagem de programação e escrever em códigos. O Scratch é uma ótima forma de incentivar o interesse.

Se engana quem pensa que só crianças fazem o uso deste programa, adultos que buscam ingressar na área de desenvolvimento de jogos podem começar por aqui.
 

Unity

Motor de jogos que permite desenvolvimento também em 3D, a Unity faz uso dos códigos em JavaScript, C# e Boo. Com sua fácil portabilidade para todos os formatos, essa game engine ganhou muito espaço no mercado em pouco tempo.

Com sua loja própria dentro do jogo, a Asset Store, esse motor de jogo pode ser programado por códigos, contando também com plugins que ajudam no desenvolvimento e poupam tempo.

A comunidade da Unity é bem ativa na internet e justamente por este motivo é fácil encontrar tutoriais e dicas para aprender a utilizar a game engine.
 

GameMaker

Conta com um sistema intuitivo de arrastar e soltar. A Game Maker conta com uma interface simples para você aplicar sons, texturas, ícones e tantas outras opções.

Com esta game engine você pode desenvolver seu projeto de game mesmo sem saber escrever em linguagem de programação. Para os entendidos de programação também é interessante, pois fica mais simples alterar as formas e interações entre personagens do jogo.

Com a Game Maker você pode desenvolver seu jogo e exportar para diversos formatos e plataformas. O software adapta de forma simples e rápida.
 

Unreal Engine

Por último mas não menos importante, essa game engine é totalmente programada usando a linguagem de programação C++. A Unreal Engine facilita a mudança no jogo. Clicando no objeto ou personagem, o programador consegue ter acesso a parte do código referente.

Para edição de imagem e efeitos especiais, o software conta com um editor de imagem com muitos recursos e opções.

Gostou de conhecer os 5 programas de desenvolvimento de jogos mais usados? Compartilhe o artigo com seus amigos nas redes sociais!

 

curso criação de jogos

Solicite uma ligação!

Este site usa Cookies

Política de privacidade e informações legais