O que muitas vezes começa como um hobbie, pode se transformar em uma profissão crescente no Brasil. Conheça as principais áreas de desenvolvimento de games!
Trabalhar com games e seu desenvolvimento técnico é uma profissão que aparece em uma crescente nos últimos anos. Todo o processo que envolve a ideia, criação e produção de um jogo, passa por milhares de profissionais super qualificados para que chegue ao consumidor final sendo funcional e interessante.
Um dos principais requisitos neste mercado de trabalho é se interessar pelo mundo dos jogos. As empresas buscam pessoas que são criativas, gostem de se comunicar, tenham habilidades de programação e habilidades matemáticas para agregar seu time de funcionários e fãs.
Por ser uma profissão nova e pouco explorada por sair do tradicional, o desenvolvimento de games pode não parecer uma opção para jovens que se identificam tanto com o perfil necessário.
Para conhecer 6 áreas do desenvolvimento de games e entender a função de cada um, continue lendo!
Produtores
Como sua maior função é nos bastidores, os produtores de games costumam não chamar muito a atenção no desenvolvimento do projeto. Podem ser dividido em produtor interno e externo, o que diferencia é a exposição a mídia e na maioria das vezes, o conhecimento do público sobre eles. O produtor externo costuma representar a marca em eventos, viagens e grandes anúncios, já o interno se mantém na maioria das vezes por trás das câmeras, coordenando os lançamentos e novos projetos.
Roteirista
Fazendo parte da área de games, o roteirista tem como maior desafio manter sempre o jogador atento e entretido no jogo. Seus roteiros devem ser sempre marcantes e criativos para se diferenciarem.
A grande “novidade” do momento é apostar na interatividade, o que gera maior engajamento.
Artista Gráfico
É função do artista gráfico desenvolver a identidade visual do jogo em cada cena. Também podem ser consideradas áreas do artista gráfico a produção de regras e níveis, pensando sempre em primeiro lugar na diversão do seu público alvo.
Profissionais de Som
Cuida diretamente dos elementos de áudio do game. O profissional de som pode ser designer ou engenheiro de áudio, é ele quem determina a intensidade, vibração e tantos outros requisitos para um som do jogo convidar o jogador.
Testadores
Preparado para observar pequenos erros no jogo e falhas no sistema, o testador é o profissional que vai garantir que tudo esteja dentro das normas técnicas, e que o jogo desenvolva tranquilamente.
Costuma ser a área mais procurada, imagine ganhar dinheiro com algo que você ama fazer?
Programadores de Jogos
Usando códigos complexos para realizar até as ações mínimas no jogo, os programadores transformam a ideia no jogo de fato.
Quem busca trabalhar com essa área deve se interessar por matemática e lógica para desenvolver as funções do cargo.
A área de desenvolvimento de games por ter profissionais em sua maioria pouco qualificados, é uma ótima opção para se estabelecer. No Brasil, infelizmente apenas uma universidade particular possui graduação voltada para o assunto: a Anhembi Morumbi em São Paulo- SP.
Já trabalha com games ou essa é a sua profissão dos sonhos? Me conta nos comentários!
Você já pensou em criar seus próprios jogos? Na Step Computer Academy, nós podemos ajudá-lo a transformar essa paixão em uma carreira promissora!
A criação de jogos é uma profissão em crescimento, com várias áreas especializadas, desde a produção e roteirização até a programação. Mas antes de tudo, é essencial aprender a programar.
Na Step Computer Academy, oferecemos cursos de programação que formam a base para o desenvolvimento de jogos. Aprender a programar não apenas abre a porta para a criação de jogos, mas também desenvolve habilidades valiosas em lógica e matemática.
Seja você um aspirante a produtor de jogos, roteirista, artista gráfico, profissional de som, testador ou programador de jogos, nosso curso de programação é o primeiro passo para realizar seus sonhos.
Link para o Curso: https://itstep.com.br/curso-de-programacao