A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

ШАГ логотип

Design Gráfico: Como Começar Nessa Profissão?

24.09.2019

290 revisado

Área em ampla ascensão no Brasil, descubra a seguir os passos necessários para trabalhar como design gráfico. Entenda e coloque em prática!

 

Design gráfico é uma profissão de grande importância no marketing atualmente. Necessário em quase todas as segmentações de empresas, a profissão segue crescendo pelo alta demanda que precisa cumprir.

Os trabalhadores intitulados como designer gráficos devem estudar e cuidar das artes de campanhas desenvolvidas pelos publicitários, além das imagens, diagramações, animações e diversos outros modos de comunicação online e offline.

 

O que faz um designer gráfico?
 

Pode parecer óbvio mas o designer gráfico cuida da produção gráfica de uma marca ou empresa.

A produção pode ser impressa como no caso de artes para revistas, jornais, folders, catálogos, cartaz, embalagens, cartão de visita, rótulos, banners, folhetos, adesivos e até outdoors. Além de poder ser completamente online, como web designer criando peças para redes sociais, blogs, sites e email marketing.

O designer gráfico também pode desenvolver a identidade visual da marca por completo.
 

Para desenvolver os materiais, é necessário que o profissional conte com conhecimento aprofundado em programas de edição de imagem como:

  • Photoshop;
  • InDesign;
  • CorelDraw;
  • Illustrator;
  • Freehand;
  • Gimp.
     

Quem deseja se preparar para o mercado de trabalho também deve entender como funciona a produção gráfica, se aprofundando na execução e função de cortes, dobras, facas, tipos de papel, sangria e vernizes. O que configura um profissional muito mais confiante e seguro que dará tudo certo com seu projeto.

 

Como se preparar?
 

Existem diversas formas de se qualificar para o mercado de trabalho sendo designer gráfico. Existem possibilidades para todos os bolsos e formatos. Confira alguns abaixo:
 

Cursos online

Muito populares por terem um custo mais baixo, os cursos online de design gráfico necessitam de um bom computador com acesso as ferramentas que o curso irá trabalhar. As ferramentas devem estar disponíveis principalmente para que você consiga praticar o máximo possível e evoluir seus conhecimentos.

Os cursos EAD disponibilizam aulas para todos os níveis de conhecimento do assunto.
 

Cursos livres

Em formato presencial, os cursos livres costumam ter um assunto bem limitado para ser trabalho em um ou poucos dias. É indicado esse formato de curso para quem já tem algum conhecimento da área e deseja desenvolver uma habilidade específica.
 

Cursos técnicos

Os cursos técnicos de design gráfico é fácil de encontrar perto de você. Com a ascensão da profissão, a oferta cresceu e já é possível encontrar de diferentes valores. O curso tem duração mínima regulamentada pelo MEC e dura no mínimo 18 e no máximo 24 meses.
 

Curso superior

Inúmeras instituições oferecem o curso de design gráfico, cabe a você escolher se quer cursar tecnólogo ou bacharelado. Enquanto o curso de bacharelado tem mais a parte teórica e matérias relacionadas, o tecnólogo tem a grade mais enxuta e visa preparar a pessoa para o mercado de trabalho. A duração do curso tecnólogo é de 2 anos e de bacharelado, 4 anos.
 

Especializações acadêmicas

Além de todos os cursos mais específicos da área, é possível continuar os estudos com uma pós graduação, mestrado e doutorado na área.
 


Como começar seu portfólio
 

Pode ser que logo de início, o fato de não ter um portfólio assuste, mas não se deixe levar, temos algumas idéias para você colocar em prática!

Trabalhos do curso

Durante o curso, seja ela de qualquer duração e em qualquer plataforma, procure guardar trabalhos que mostrem as suas habilidades. Mesmo que simples, eles podem se tornar parte do portfólio inicial para possíveis clientes avaliarem.

Projetos fantasmas

A criação independente de projetos que não existem pode se tornar uma boa fonte de material gráfico. Desenvolvendo projetos fantasmas você pode colocar sua ideia em prática sem depender da aprovação do cliente.

Pequenas colaborações

Trabalhos pequenos feitos para amigos e familiares costumam ser os primeiros que um designer gráfico vai desenvolver. Por isso é importante dar sempre o melhor, visando a indicação para novos clientes, além de uma nova arte para o seu acervo pessoal.

 

Conseguindo trabalho de design gráfico
 

Hoje em dia, as plataformas digitais fazem grande parte do trabalho na hora de conseguir um emprego. Existem diversas plataformas prontas que cruzam os dados de empresas com vagas em aberto e currículos cadastrados.

O marketing pessoal também é muito importante, divulgar seus trabalhos nas redes sociais pode gerar procura!

É importante também reconhecer qual tipo de contrato que você deseja e qual plataforma será mais indicada. Tem diversas formas de trabalhar na área, você pode exercer a função como freelancer, estagiário, contratado CLT ou até contratado MEI. Tudo vai depender do acordo feito com o empregador e a sua vontade.

Está iniciando na carreira de design gráfico ou já é profissional da área? Conta pra gente nos comentários!



Autor:

Academia IT STEP

Qual área de TI escolher em 2023?

  Nos próximos anos, a inteligência artificial tem todas as chances de substituir bancários, contadores, tradutores, economistas e outros profissionais cujas funções podem ser automatizadas. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dinâmico da área de TI cria novos empregos para jovens profissionais. Os profissionais cujas habilidades estão relacionadas às tecnologias sempre serão procurados no mercado de trabalho. Trabalhar na área de TI não significa saber programar. Existem muitas áreas promissoras que você pode começar a aprender hoje. As especialidades de TI mais procuradas na área de desenvolvimento. Entre as profissões de TI mais procuradas e bem remuneradas relacionadas ao desenvolvimento, estão: Programador Java; Desenvolvedor de aplicativos de celular; Desenvolvedor web; Programador Python.     P

ШАГ логотип

Inicie sua jornada na área de Tecnologia da Informação

O mundo das tecnologias digitais está evoluindo a cada dia. Redes neurais, inteligência artificial, gadgets inteligentes, tudo isso faz parte da vida do homem moderno. Os bons profissionais de TI tornam-se cada vez mais procurados, e o interesse por ela aumenta     Para quem é a área de TI? Antes de decidir qual área de atuação seguir, pergunte-se o que mais gostaria de fazer. TI não é sempre programação. Existem muitas especializações que valorizam as habilidades de um designer, um profissional de marketing, conhecimentos sobre gestão, etc. De maneira geral, a área pode ser dividida em duas partes: carreiras em que é necessário escrever código e especializações em que não é necessário ter habilidades de programação. Se você deseja trabalhar com código e se envolver em desenvolvime

ШАГ логотип

​​​​​​​Tudo sobre segurança da informação em 2023

Trabalhar na área de segurança da informação é uma das profissões mais procuradas e bem remuneradas do mercado de trabalho atualmente. No entanto, como acontece com qualquer outra profissão, o mais difícil é começar, especialmente se você ainda não tem experiência. Quais habilidades e conhecimentos são mais valorizados na segurança da informação e como saber se essa profissão é adequada para você?     Segurança da informação para iniciantes: Tendência para a profissão de segurança da informação. Para começar, quais são as qualidades e tendências consideradas mais úteis na comunidade de programadores em segurança da informação ? Para verificar isso, tente responder às seguintes perguntas: Você tem a habilida

ШАГ логотип

Qual escolher em 2023: Java ou JavaScript?

  Java e JavaScript são hoje as linguagens de programação mais populares, após Ruby e Python. Devido à semelhança de nomes, pode parecer que são linguagens semelhantes. Mas isso não é verdade, eles são totalmente diferentes, pois cada um é usado para fins específicos. No entanto, eles têm algumas características semelhantes.     Java e Javascript: o que é isso? Java é uma linguagem de programação orientada a objetos de uso geral. Inicialmente chamado de "Oak", foi criado para programar eletrodomésticos. Lançado em 1995, o Oak foi visto como uma alternativa ao C / C ++, pois tinha uma sintaxe semelhante, mas era mais seguro e simples. Aplicativos escritos em Java são compilados em código de bytes que podem ser executados na máquina virtual JVM. Qualquer computador com a JVM instalada pode executar o

ШАГ логотип

Próximas turmas

Temos uma turma com horário perfeito para você, clique aqui e acesse nosso calendário.

Saiba mais

Este site usa Cookies

Política de Privacidade