A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

ШАГ логотип

​​​​​​​Como se tornar um programador freelancer

Step Computer Academy

22.05.2023

275 revisado

 

 

 

O que é um freelancer? Existe alguma diferença entre trabalho remoto e freelancer?

A expressão "freelance" vem do inglês freelance (free - livre, lance - lança). Existe a opinião de que antes era assim que se chamavam guerreiros livres que ofereciam seus serviços. Na tradução literal, o freelancer é um lançador livre. Hoje em dia, o freelancer é alguém que trabalha para si mesmo (procura projetos, negocia preços, constrói seu próprio cronograma). Mais comumente, as pessoas das áreas de TI ou de profissões criativas: programadores, desenvolvedores, designers, copywriters, profissionais de marketing, etc.

Você pode se tornar um freelancer mesmo sem uma educação superior, basta passar por cursos de treinamento, criar um portfólio de trabalhos e começar a procurar clientes. Freelance é frequentemente confundido com trabalho remoto. Isso não é a mesma coisa. O freelancer procura por projetos, paga impostos, procura clientes, negocia preços, etc. O trabalho remoto é o equivalente ao trabalho de escritório normal, muitas vezes com a formalização do funcionário. A diferença é que é feito em casa. O funcionário tem direito a férias remuneradas, licença médica, experiência profissional, enquanto o freelancer não pode contar com esses benefícios.

 

 

Que profissão escolher?

Se você decidiu que gostaria de trabalhar por conta própria, então a próxima questão é como se tornar um freelancer de sucesso do zero? Primeiro, você precisa escolher uma especialização na qual você possa crescer e se desenvolver. Então, o que você pode fazer na internet?

  • Copywriter. É um profissional especializado em escrever textos. Instagram, blogs pessoais, lojas online, portais de informação, grandes empresas - todos eles precisam de profissionais talentosos que possam falar com o cliente de forma criativa e eficaz através de texto.

  • Criação de sites. Uma profissão popular onde você pode se desenvolver e crescer, aumentando o preço de seus serviços.

  • Designer. A web está constantemente procurando pessoas para criar design de cartão de visita, site, folder e desenvolvimento de estilo próprio. Esta profissão é adequada para pessoas criativas com pensamento criativo.

  • Animador 2D/3D. Este é um profissional especializado em criar desenhos para livros, sites, filmes de animação e vídeos promocionais. Aqui, é importante ter habilidade para desenhar bem no computador.

  • Desenvolvedor PHP, JavaScript, HTML5. As profissões mais bem pagas do freelancer são da área de TI. O mercado constantemente precisa de desenvolvedores e programadores talentosos.

  • Tradutor. Ocupa-se de traduções de artigos, documentos ou tradução simultânea de vídeo-conferências de outras línguas.

  • Especialista em SMM. Ocupa-se de promoção, análise de público-alvo e promoção de páginas nas redes sociais.

Para se tornar um freelancer e começar, você precisa identificar suas melhores qualidades, o que gosta e onde gostaria de melhorar. Encontre sua nicho e comece a adquirir novos conhecimentos! Por exemplo, obter uma profissão moderna que pode ser feito sem sair de casa na Step Computer Academy.

Sem treinamento de qualidade, será muito difícil entrar no mercado de trabalho freelancer. Aliás, diplomas e certificados podem ser seu primeiro caso que gerará mais confiança dos clientes. Uma dica importante: não tente abraçar tudo ao mesmo tempo e não espere demais dos cursos gratuitos que prometem torná-lo um “super profissional” em um mês. Na melhor das hipóteses, após esses cursos, você terá uma bagunça de informações na cabeça, e no pior, você simplesmente desistirá de crescer e se desenvolver mais.

 

Como encontrar os primeiros clientes?

Para ser um freelancer bem-sucedido, você precisa:

  • treinar e aprimorar suas habilidades na profissão escolhida;

  • montar um portfólio impressionante;

  • encontrar clientes regulares que lhe proporcionem trabalho e renda estáveis.

 

Aqui está um questionamento: onde procurar clientes?

Você pode procurar seus primeiros clientes entre seus conhecidos. Publique um anúncio sobre o serviço de escrita de textos ou criação de sites, codificação, logotipos etc. Peça a seus amigos para falar sobre você em outras páginas. Os primeiros pedidos podem ser feitos para um comentário e os trabalhos podem ser postados no seu portfolio. Mas não se aventure e não faça trabalhos para amigos apenas por “camaradagem”. Valorize a si mesmo e seu tempo.

Se você sabe inglês, pode tentar sua sorte em sites estrangeiras. Para começar, recomendamos dar uma olhada no Upwork. Aqui, programadores, designers, smm-ers, desenvolvedores ganham muito dinheiro. Dica: quando você candidata a um trabalho, tente se destacar dos outros executores. Não escreva algo simples como "farei", "farei de forma de qualidade" etc. Diga como você vai resolver o problema do cliente e qual será o resultado final.

Analise os preços médios dos serviços e defina seu preço. Não superestime enquanto não tiver bastante experiência, mas também não subestime. Preços muito baixos também assustam os clientes e logo surge a ideia de que um trabalho de pouco valor será de qualidade inferior.

 

Quanto se pode ganhar fazendo freelancer?

O salário de um freelancer depende inteiramente da especialização, habilidades e talento de venda. Mesmo um programador talentoso, mas sem habilidades de vendas e autopromoção, pode desperdiçar seu talento trabalhando em sites de valores com preços baixos. Sim, importante notar! Os sites com pagamentos baixos são bons para começar, mas não há muito dinheiro por lá. Elas são úteis para ganhar experiência, montar um portfólio e, em seguida, promover-se a um nível mais alto.

 

Conclusão

Para se tornar um freelancer do zero, é necessário:

  • Decida o que você gostaria de fazer;

  • Inscreva-se em cursos para a especialização escolhida;

  • Registre-se em plataformas de freelancers;

  • Anuncie entre amigos que você está oferecendo serviços (seus amigos podem se tornar seus primeiros clientes);

  • Faça um portfólio;

  • Construa uma reputação, cases de sucesso e depoimentos e vá para um nível mais alto (clientes grandes, empresas, etc.).
     

Você quer se tornar um freelancer de sucesso na área de TI? A Step Computer Academy  pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos! Com nossos cursos modernos de programação, você pode adquirir as habilidades necessárias para se destacar no mercado de trabalho freelancer.

Nos temos aulas presenciais e online ao vivo, para que você possa aprender no seu próprio ritmo e em seu próprio tempo. Com a Step Computer Academy, você pode treinar e aprimorar suas habilidades na profissão escolhida e montar um portfólio para atrair clientes.

Suba de nível mais alto e ganhe mais dinheiro como freelancer na área de TI com a ajuda da Step Computer Academy. Visite nosso site para saber mais sobre nosso curso de programação: https://itstep.com.br/curso-de-programacao


 



Autor:

Step Computer Academy

--

Qual área de TI escolher em 2023?

  Nos próximos anos, a inteligência artificial tem todas as chances de substituir bancários, contadores, tradutores, economistas e outros profissionais cujas funções podem ser automatizadas. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dinâmico da área de TI cria novos empregos para jovens profissionais. Os profissionais cujas habilidades estão relacionadas às tecnologias sempre serão procurados no mercado de trabalho. Trabalhar na área de TI não significa saber programar. Existem muitas áreas promissoras que você pode começar a aprender hoje. As especialidades de TI mais procuradas na área de desenvolvimento. Entre as profissões de TI mais procuradas e bem remuneradas relacionadas ao desenvolvimento, estão: Programador Java; Desenvolvedor de aplicativos de celular; Desenvolvedor web; Programador Python.     P

ШАГ логотип

Inicie sua jornada na área de Tecnologia da Informação

O mundo das tecnologias digitais está evoluindo a cada dia. Redes neurais, inteligência artificial, gadgets inteligentes, tudo isso faz parte da vida do homem moderno. Os bons profissionais de TI tornam-se cada vez mais procurados, e o interesse por ela aumenta     Para quem é a área de TI? Antes de decidir qual área de atuação seguir, pergunte-se o que mais gostaria de fazer. TI não é sempre programação. Existem muitas especializações que valorizam as habilidades de um designer, um profissional de marketing, conhecimentos sobre gestão, etc. De maneira geral, a área pode ser dividida em duas partes: carreiras em que é necessário escrever código e especializações em que não é necessário ter habilidades de programação. Se você deseja trabalhar com código e se envolver em desenvolvime

ШАГ логотип

​​​​​​​Tudo sobre segurança da informação em 2023

Trabalhar na área de segurança da informação é uma das profissões mais procuradas e bem remuneradas do mercado de trabalho atualmente. No entanto, como acontece com qualquer outra profissão, o mais difícil é começar, especialmente se você ainda não tem experiência. Quais habilidades e conhecimentos são mais valorizados na segurança da informação e como saber se essa profissão é adequada para você?     Segurança da informação para iniciantes: Tendência para a profissão de segurança da informação. Para começar, quais são as qualidades e tendências consideradas mais úteis na comunidade de programadores em segurança da informação ? Para verificar isso, tente responder às seguintes perguntas: Você tem a habilida

ШАГ логотип

Qual escolher em 2023: Java ou JavaScript?

  Java e JavaScript são hoje as linguagens de programação mais populares, após Ruby e Python. Devido à semelhança de nomes, pode parecer que são linguagens semelhantes. Mas isso não é verdade, eles são totalmente diferentes, pois cada um é usado para fins específicos. No entanto, eles têm algumas características semelhantes.     Java e Javascript: o que é isso? Java é uma linguagem de programação orientada a objetos de uso geral. Inicialmente chamado de "Oak", foi criado para programar eletrodomésticos. Lançado em 1995, o Oak foi visto como uma alternativa ao C / C ++, pois tinha uma sintaxe semelhante, mas era mais seguro e simples. Aplicativos escritos em Java são compilados em código de bytes que podem ser executados na máquina virtual JVM. Qualquer computador com a JVM instalada pode executar o

ШАГ логотип

Próximas turmas

Temos uma turma com horário perfeito para você, clique aqui e acesse nosso calendário.

Saiba mais

Este site usa Cookies

Política de Privacidade