O que é um freelancer? Existe alguma diferença entre trabalho remoto e freelancer?
A expressão "freelance" vem do inglês freelance (free - livre, lance - lança). Existe a opinião de que antes era assim que se chamavam guerreiros livres que ofereciam seus serviços. Na tradução literal, o freelancer é um lançador livre. Hoje em dia, o freelancer é alguém que trabalha para si mesmo (procura projetos, negocia preços, constrói seu próprio cronograma). Mais comumente, as pessoas das áreas de TI ou de profissões criativas: programadores, desenvolvedores, designers, copywriters, profissionais de marketing, etc.
Você pode se tornar um freelancer mesmo sem uma educação superior, basta passar por cursos de treinamento, criar um portfólio de trabalhos e começar a procurar clientes. Freelance é frequentemente confundido com trabalho remoto. Isso não é a mesma coisa. O freelancer procura por projetos, paga impostos, procura clientes, negocia preços, etc. O trabalho remoto é o equivalente ao trabalho de escritório normal, muitas vezes com a formalização do funcionário. A diferença é que é feito em casa. O funcionário tem direito a férias remuneradas, licença médica, experiência profissional, enquanto o freelancer não pode contar com esses benefícios.
Que profissão escolher?
Se você decidiu que gostaria de trabalhar por conta própria, então a próxima questão é como se tornar um freelancer de sucesso do zero? Primeiro, você precisa escolher uma especialização na qual você possa crescer e se desenvolver. Então, o que você pode fazer na internet?
-
Copywriter. É um profissional especializado em escrever textos. Instagram, blogs pessoais, lojas online, portais de informação, grandes empresas - todos eles precisam de profissionais talentosos que possam falar com o cliente de forma criativa e eficaz através de texto.
-
Criação de sites. Uma profissão popular onde você pode se desenvolver e crescer, aumentando o preço de seus serviços.
-
Designer. A web está constantemente procurando pessoas para criar design de cartão de visita, site, folder e desenvolvimento de estilo próprio. Esta profissão é adequada para pessoas criativas com pensamento criativo.
-
Animador 2D/3D. Este é um profissional especializado em criar desenhos para livros, sites, filmes de animação e vídeos promocionais. Aqui, é importante ter habilidade para desenhar bem no computador.
-
Desenvolvedor PHP, JavaScript, HTML5. As profissões mais bem pagas do freelancer são da área de TI. O mercado constantemente precisa de desenvolvedores e programadores talentosos.
-
Tradutor. Ocupa-se de traduções de artigos, documentos ou tradução simultânea de vídeo-conferências de outras línguas.
-
Especialista em SMM. Ocupa-se de promoção, análise de público-alvo e promoção de páginas nas redes sociais.
Para se tornar um freelancer e começar, você precisa identificar suas melhores qualidades, o que gosta e onde gostaria de melhorar. Encontre sua nicho e comece a adquirir novos conhecimentos! Por exemplo, obter uma profissão moderna que pode ser feito sem sair de casa na Step Computer Academy.
Sem treinamento de qualidade, será muito difícil entrar no mercado de trabalho freelancer. Aliás, diplomas e certificados podem ser seu primeiro caso que gerará mais confiança dos clientes. Uma dica importante: não tente abraçar tudo ao mesmo tempo e não espere demais dos cursos gratuitos que prometem torná-lo um “super profissional” em um mês. Na melhor das hipóteses, após esses cursos, você terá uma bagunça de informações na cabeça, e no pior, você simplesmente desistirá de crescer e se desenvolver mais.
Como encontrar os primeiros clientes?
Para ser um freelancer bem-sucedido, você precisa:
-
treinar e aprimorar suas habilidades na profissão escolhida;
-
montar um portfólio impressionante;
-
encontrar clientes regulares que lhe proporcionem trabalho e renda estáveis.
Aqui está um questionamento: onde procurar clientes?
Você pode procurar seus primeiros clientes entre seus conhecidos. Publique um anúncio sobre o serviço de escrita de textos ou criação de sites, codificação, logotipos etc. Peça a seus amigos para falar sobre você em outras páginas. Os primeiros pedidos podem ser feitos para um comentário e os trabalhos podem ser postados no seu portfolio. Mas não se aventure e não faça trabalhos para amigos apenas por “camaradagem”. Valorize a si mesmo e seu tempo.
Se você sabe inglês, pode tentar sua sorte em sites estrangeiras. Para começar, recomendamos dar uma olhada no Upwork. Aqui, programadores, designers, smm-ers, desenvolvedores ganham muito dinheiro. Dica: quando você candidata a um trabalho, tente se destacar dos outros executores. Não escreva algo simples como "farei", "farei de forma de qualidade" etc. Diga como você vai resolver o problema do cliente e qual será o resultado final.
Analise os preços médios dos serviços e defina seu preço. Não superestime enquanto não tiver bastante experiência, mas também não subestime. Preços muito baixos também assustam os clientes e logo surge a ideia de que um trabalho de pouco valor será de qualidade inferior.
Quanto se pode ganhar fazendo freelancer?
O salário de um freelancer depende inteiramente da especialização, habilidades e talento de venda. Mesmo um programador talentoso, mas sem habilidades de vendas e autopromoção, pode desperdiçar seu talento trabalhando em sites de valores com preços baixos. Sim, importante notar! Os sites com pagamentos baixos são bons para começar, mas não há muito dinheiro por lá. Elas são úteis para ganhar experiência, montar um portfólio e, em seguida, promover-se a um nível mais alto.
Conclusão
Para se tornar um freelancer do zero, é necessário:
-
Decida o que você gostaria de fazer;
-
Inscreva-se em cursos para a especialização escolhida;
-
Registre-se em plataformas de freelancers;
-
Anuncie entre amigos que você está oferecendo serviços (seus amigos podem se tornar seus primeiros clientes);
-
Faça um portfólio;
-
Construa uma reputação, cases de sucesso e depoimentos e vá para um nível mais alto (clientes grandes, empresas, etc.).
Você quer se tornar um freelancer de sucesso na área de TI? A Step Computer Academy pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos! Com nossos cursos modernos de programação, você pode adquirir as habilidades necessárias para se destacar no mercado de trabalho freelancer.
Nos temos aulas presenciais e online ao vivo, para que você possa aprender no seu próprio ritmo e em seu próprio tempo. Com a Step Computer Academy, você pode treinar e aprimorar suas habilidades na profissão escolhida e montar um portfólio para atrair clientes.
Suba de nível mais alto e ganhe mais dinheiro como freelancer na área de TI com a ajuda da Step Computer Academy. Visite nosso site para saber mais sobre nosso curso de programação: https://itstep.com.br/curso-de-programacao