A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

ШАГ логотип

Entenda os conceitos básicos de estrutura de dados

24.09.2019

8176 revisado

Fundamental para a ciência da computação, a estrutura de dados funciona para organizar e estruturar informações.



Para a programação, dados que estejam dispostos de uma maneira coerente podem ser chamados de “estrutura de dados”. É justamente a forma como são organizados e o método que foi utilizado para isso que lhe dá essa característica.

De uma forma geral, uma estrutura de dados pode ser constituída tanto por valores quanto por operações. Talvez você considere essa explicação difícil de ser visualizada, mas aos poucos vai perceber a funcionalidade de uma estrutura de dados.

 

Definição de estrutura de dados
 

Assim como os algoritmos, a estrutura de dados é fundamental para a linguagem de programação. Ela é definida por um conjunto de dados armazenados na memória de um equipamento como um computador, por exemplo. Esses dados precisam funcionar de modo eficiente e fazer sentido.

Essa organização eficiente é o que oferece uma melhor manipulação dos dados armazenados. Na prática, isso pode otimizar processos e operações.

Para entender melhor você pode ainda separar as duas palavras que formam “estrutura de dados”. Como “estrutura” entenda-se um elemento estrutural responsável por transportar consigo informações internas em um software. Já por “dados” entenda-se como um elemento que possui um valor e tem utilização para resolver problemas computacionais.

 

Tipos de estrutura de dados
 

Uma estrutura de dados possui vários tipos. Conheça alguns dos principais e mais utilizados pela programação:

  • Array (vetores): estruturas lineares e estática. São compostas por um número finito. O seu uso é recomendado para quando há dados armazenados que não apresentarão mudança significativa com o tempo.
  • Lista: linear e dinâmica, possui nós que direcionam para o elemento a seguir (exceto o último).
  • Àrvore: nessa estrutura, cada elemento possui pelo menos um outro associado a si.
  • Fila: baseia-se no princípio FIFO. Ele remete às expressões em inglês “first in, first out”. Nessa estrutura os elementos que são inseridos no início serão os primeiros removidos.
  • Pilha: essa estrutura baseia-se no princípio LIFO, que representa as expressões “last in, first out”. Nesse caso, os elementos inseridos por último serão removidos primeiramente.

Há ainda outros tipos de estruturas de dados, como Registro, Grafo, Heap e Tabela Hash. Entretanto, os seus usos são mais técnicos e difíceis de serem compreendidos por leigos.

 

Aplicação
 

A maneira como uma estrutura de dados é utilizadas é sempre uma das maiores dúvidas. É importante salientar que elas costumam ter uso mais recorrente em aplicações de nível baixo.

Para realizar uma estrutura de dados é necessário conhecer algumas operações básicas:

  • Como um inserir um novo item;
  • Como excluir um item já existente;
  • Pesquisas e localizar determinado elemento;
  • Classificar os itens em ordem, seja numérica, alfabética ou outra.

Editores de textos são um dos exemplos mais conhecidos da aplicação de estrutura de dados. Em muitos softwares, é essa estrutura que dá a base para o restante de toda a programação.

Assim, percebe-se que a estrutura de dados pode ser simples, mas permite ações complexas e capazes de transformar a funcionalidade de um sistema inteiro.



Autor:

Academia IT STEP

Qual área de TI escolher em 2023?

  Nos próximos anos, a inteligência artificial tem todas as chances de substituir bancários, contadores, tradutores, economistas e outros profissionais cujas funções podem ser automatizadas. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dinâmico da área de TI cria novos empregos para jovens profissionais. Os profissionais cujas habilidades estão relacionadas às tecnologias sempre serão procurados no mercado de trabalho. Trabalhar na área de TI não significa saber programar. Existem muitas áreas promissoras que você pode começar a aprender hoje. As especialidades de TI mais procuradas na área de desenvolvimento. Entre as profissões de TI mais procuradas e bem remuneradas relacionadas ao desenvolvimento, estão: Programador Java; Desenvolvedor de aplicativos de celular; Desenvolvedor web; Programador Python.     P

ШАГ логотип

Inicie sua jornada na área de Tecnologia da Informação

O mundo das tecnologias digitais está evoluindo a cada dia. Redes neurais, inteligência artificial, gadgets inteligentes, tudo isso faz parte da vida do homem moderno. Os bons profissionais de TI tornam-se cada vez mais procurados, e o interesse por ela aumenta     Para quem é a área de TI? Antes de decidir qual área de atuação seguir, pergunte-se o que mais gostaria de fazer. TI não é sempre programação. Existem muitas especializações que valorizam as habilidades de um designer, um profissional de marketing, conhecimentos sobre gestão, etc. De maneira geral, a área pode ser dividida em duas partes: carreiras em que é necessário escrever código e especializações em que não é necessário ter habilidades de programação. Se você deseja trabalhar com código e se envolver em desenvolvime

ШАГ логотип

​​​​​​​Tudo sobre segurança da informação em 2023

Trabalhar na área de segurança da informação é uma das profissões mais procuradas e bem remuneradas do mercado de trabalho atualmente. No entanto, como acontece com qualquer outra profissão, o mais difícil é começar, especialmente se você ainda não tem experiência. Quais habilidades e conhecimentos são mais valorizados na segurança da informação e como saber se essa profissão é adequada para você?     Segurança da informação para iniciantes: Tendência para a profissão de segurança da informação. Para começar, quais são as qualidades e tendências consideradas mais úteis na comunidade de programadores em segurança da informação ? Para verificar isso, tente responder às seguintes perguntas: Você tem a habilida

ШАГ логотип

Qual escolher em 2023: Java ou JavaScript?

  Java e JavaScript são hoje as linguagens de programação mais populares, após Ruby e Python. Devido à semelhança de nomes, pode parecer que são linguagens semelhantes. Mas isso não é verdade, eles são totalmente diferentes, pois cada um é usado para fins específicos. No entanto, eles têm algumas características semelhantes.     Java e Javascript: o que é isso? Java é uma linguagem de programação orientada a objetos de uso geral. Inicialmente chamado de "Oak", foi criado para programar eletrodomésticos. Lançado em 1995, o Oak foi visto como uma alternativa ao C / C ++, pois tinha uma sintaxe semelhante, mas era mais seguro e simples. Aplicativos escritos em Java são compilados em código de bytes que podem ser executados na máquina virtual JVM. Qualquer computador com a JVM instalada pode executar o

ШАГ логотип

Próximas turmas

Temos uma turma com horário perfeito para você, clique aqui e acesse nosso calendário.

Saiba mais

Este site usa Cookies

Política de Privacidade