Esse artigo é perfeito para você que é um programador iniciante e está querendo entrar no mercado de Tecnologia da Informação.
A Demanda de Profissionais
Não sei se você já entrou em alguma Faculdade de T.I. ou se pelo menos já fez algum curso de T.I, seja ele voltado para parte de Hardware ou principalmente para a Área de Programação, mas com certeza só 30% da sua sala de aula conseguiu pegar o papel que tira a suas noites de sono e causa briga entre colegas de classe, O papel que vale mais que Bitcoin, estou falando do seu aclamado Diploma.
Mas eu, te pergunto, o que adianta ter o diploma mas não entender nem o que é uma variável?
A grande resposta para este artigo é simples, a falta de profissionais qualificados no mercado de T.I é devido a poucas pessoas saberem montar um Computador de forma correta, configurar uma rede de forma correta ou saber programar de uma forma correta.
Muitas pessoas pensam que é só ter o diploma, e num passe de mágica vai cair todo o conhecimento na sua cabeça, mas convenhamos, não existe um Tony Stark da vida real (Só o Elon Musk). Uma coisa muito legal na Área de T.I, seja ela na Área de manutenção, redes, banco de dados ou Programação é que se você sabe, você vai ser muito bem remunerado, não importa se você estudou nas melhores faculdades ou se você estuda programação há 10 anos, se você souber de fato o que as empresas estão pedindo, com certeza você vai ser bem remunerado.
Vai trabalhar muito, mas o dinheiro vem pra quem busca sabedoria!
Programando em Equipe
Sei que muitas pessoas têm dificuldade de trabalhar em equipe e tem gente que quer ser o lobo solitário do mundo de T.I. Existe a possibilidade de trabalhar no mercado de T.I sozinho? Existe, mas o processo do seu trabalho vai ser um pouco mais lento e você não vai conseguir suprir muito as demandas que virão.
Muitos projetos na área de T.I precisam de uma grande equipe bem consolidada para que estejam prontos para trabalhar juntos, porque é quase impossível as grandes empresas de Tecnologia como Google, Facebook, Microsoft montar grandes projetos sem a colaboração de um grupo de pessoas.
E para qualquer tipo de projeto dá certo a chave é a comunicação e colaboração. Converse sobre o projeto sempre que for o necessário, sente no um no lado do outro para mostrar os códigos e resolver problemas.
Chame a sua equipe pelo menos um vez no dia ou até mesmo uma vez na semana para fazer uma revisão do Código, marque de sair para beber depois de fazer toda essa revisão de código por que ninguém é de ferro hahaha.
Para você dá um pontapé nessa jornada de programação em equipe, um boa seria você participar de projetos colaborativos ou principalmente entrar para um curso de programação, uma vez que você já é introduzido em um projeto realizado em um curso de programação você acaba pegando os macetes de como começar o projeto, como separar o que cada um vai fazendo, dando sempre a prioridade no que cada um faz melhor, pois não adianta nada a pessoa ser muito bom em banco de dados e ela ser delegada para fazer o Front-end.
Agora vou dá umas dicas para programar em equipe:
-
Sempre se comunicar
-
Planejamento
-
Toda Equipe entender o projeto
-
Revisões de Código
-
Compromisso da Equipe
Sei que no meio do mercado de Tecnologia da Informação tem pessoas muito fechadas e difíceis de se comunicar, mas conheça cada pessoa e aceite seus defeitos e qualidades.
Ser visto para ser lembrado
Muitos programadores se formam na faculdade ou em cursos de programação e tem vários projetos concluídos, mas não tem nenhum projeto no Github, não tem nenhum site pronto, nem ao menos tem uma conta no Linkedin. Por isso vou te dar 3 dicas para você ser visto no mundo da programação.
Postar projetos no Github
Mas o que é Github e para que Serve? Github é um site onde os programadores hospedam os seus projetos permitindo que outros programadores editem o seu projeto para buscar mais melhorias.
Resumindo, o Github é uma plataforma para que outras pessoas possam baixar o seu projetos e aí que entra o seu portfólio de programador para as empresas. Como é que você quer entrar no mercado de Tecnologia da informação se não tem um projeto, nem que seja um site que você fez no seu curso de programação para mandar para uma empresa para avaliar.
E outra, quanto mais programadores entrando para ajudar no desenvolvimento do seu projeto, mais destaque você ganha.
Postar nas Redes Sociais
Hoje em dia não tem como você fugir das Redes Sociais e da grande visibilidade que ela traz para qualquer tipo de mercado. Não estou falando que você tem que virar um Tik Toker da vida, mas é de suma importância para dar mais visibilidade aos seus projetos de programação, principalmente para empresas que desenvolvem aplicativos e jogos para celular ou Softwares para computador. E também é uma ótima opção para dar mais visibilidade aos seus projetos de Github.
Para as empresas de programação ou até mesmo um programador freelancer é necessário aprender a se divulgar melhor. Recomendamos fazer um curso de Marketing Digital, para ser mais específico, um curso de instagram ou de facebook para ter mais foco.
Criar sua conta no Linkedin
Linkedin é a rede social dos meios corporativos, mas muitas pessoas não sabem disso. O foco do Linkedin é te conectar com alguém da sua área. E é por lá que as empresas buscam novos funcionários, e é aí que você tem que ser visto, principalmente se você é da área de T.I.
Por isso é sempre bom entrar em um curso de programação, seja ele um curso online ou presencial. Devido a sempre ter um professor para sanar essas dúvidas, de como encurtar o seu caminho para entrar no mercado de Tecnologia da Informação.
Se Especializar em Alguma Área de T.I
A maneira mais eficaz de entrar no mercado de TI é você buscar uma especialização que tenha uma alta demanda.
Sim, é isso mesmo, muitas pessoas colocam muitas dificuldades quando o assunto é se especializar em T.I e outras já consideram desnecessária a especialização nessa área, até mesmo por falta de conhecimento das oportunidades que esse mercado de T.I pode te oferecer.
A grande vantagem de você se especializar, é que sairá na frente de muitas pessoas, principalmente daquelas que renegam a importância da especialização, e também não é só por isso, a demanda de profissionais de T.I é extremamente grande, segundo uma pesquisa feita pela CISCO, existe uma demanda enorme mas pouco qualificada, ou seja, grande necessidade de novos especialistas em TI e mais um motivo para você se especializar ainda mais dentro desse mercado.
Professor de Programação
Você já domina a programação, mas não conseguiu entrar no mercado de T.I? Lembra que eu falei no início do artigo que tem uma grande demanda por profissionais de T.I? Muitos deles precisam de um bom professor para poder tirar suas dúvidas e principalmente te ajudar a dar os primeiros passos para o mercado.
Para você que está em algum curso de programação, saiba que dar aula é uma ótima forma de entrar no mercado porque além de ajudar os seus alunos você vai ter muitos contatos com empresas.
Alguns alunos que entram em cursos de programação ou qualquer outro da área de T.I, já estão no mercado de trabalho e querem crescer na empresa em que trabalham. Você sendo professor de programação além de você ganhar dinheiro, você faz um networking forte para cada vez mais evoluir na sua profissão.
Áreas que têm mais demanda no Mercado de T.I
Agora que já te dei todas as dicas possíveis de como você pode ingressar no mercado de T.I, vou acelerar o seu processo de Especialização e te dar opções das áreas que mais precisam de profissionais de T.I.
Desenvolvedor de Software
O Desenvolvedor de Software é uma das profissões que mais cresce no mundo. Ela foi considerada top 3 das carreiras mais bem remuneradas, pois o Desenvolvedor de Software atua tanto em sistemas quanto apps. Não é atoa que é uma das profissões mais bem pagas na Área de T.I.
Para você que se pergunta como um desenvolvedor de software pode trabalhar e quais oportunidades terá, segue a lista:
-
Criação de aplicativos e softwares;
-
Criação de sistemas e painéis administrativos;
-
Otimização de programas;
-
Teste de Software
Segurança da Informação
Essa é aquela área que cuida para que seus dados bancários não sejam vazados, melhor dizendo, hackeados… Sim, isso mesmo, essa área de T.I é aquela responsável por cuidar dos dados armazenados, como senhas de aplicativos bancários, senhas de sites de compras, senhas de cartão de crédito, dentre outros.
A grande importância de se ter um profissional de segurança da informação é que ele torna a vida dos hackers mais difícil, tornando quase impossível de ocorrer ataques e consequentemente salvando as nossas vidas, melhor dizendo, salvando nossos dados, né?
Desenvolvedor de Jogos
Esta carreira desenvolve jogos para todas as plataformas, tanto para computadores, tablets, smartphones e até mesmo videogames. Consequentemente quem quer seguir nesse ramo terá sempre que buscar atualizações e aprimoramentos nessa área. Isso porque, ele não apenas levanta as informações básicas para criar um sistema, como também desenvolve protótipos, os testa e ajusta, a fim de garantir que ele funcione como esperado.
Para finalizar a importância da especialização em T.I, venho fazer um convite super especial. Sei que você já deve estar cansado de ver tantos programadores criando seus próprios aplicativos, até mesmo já vivendo de programação...
Por isso nós da Step Academy, preparamos uma oportunidade para você tirar esse sonho do papel e transformá-lo em realidade, sim é isso mesmo que você leu, aqui embaixo está o link dos nossos cursos para que você entre e faça sua inscrição, estamos te esperando!
Curso de Programação: https://itstep.com.br/curso-de-programacao
Curso de Marketing Digital: https://itstep.com.br/curso-de-marketing-digital