Não há dúvidas de que a carreira de programador está em alta. Mas você sabe quais são as linguagens de programação mais utilizadas e que podem valorizar ainda mais o seu currículo?
O artigo de hoje mostrará a você quais são essas linguagens e as principais características que cada uma possui. É uma boa oportunidade para que você avalie as suas habilidades atuais e direcione a sua carreira para as tecnologias que aparecem em destaque.
Por que os programadores precisam saber sobre linguagens de programação?
As linguagens de programação são os instrumentos do programador e, portanto, são essenciais para que ele desenvolva o seu trabalho. Elas servem principalmente para:
- Traduzir ideias em sistemas, sites e aplicativos;
- Criar instruções para dispositivos, computadores e máquinas;
- Facilitar a interação do programador com elementos de hardware;
- Criar abstrações que facilitam o uso do computador.
Feitos os devidos esclarecimentos, vamos ao estudo das linguagens. Para mais detalhes sobre cada uma delas, consulte as referências mencionadas.
3 linguagens de programação mais utilizadas
Java:
Essa é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo e esse uso em larga escala ocorre devido à sua versatilidade e robustez. Ela foi criada na década de 90, pela Sun Microsystems, para ser usada em dispositivos embarcados, mas posteriormente evoluiu e passou a fazer parte de inúmeras soluções.
Os sistemas embarcados referem-se aos dispositivos menores do cotidiano das pessoas, que foram criados a partir da miniaturização de componentes eletrônicos. O papel do java era estratégico e serviria como linguagem universal para tais dispositivos:
- Torradeiras;
- Fornos de micro-ondas;
- Sistemas interativos de TV;
- Computadores de bordo;
- Telefones celulares e os antigos PDA.
Posteriormente, essa característica do java de ser uma linguagem independente do tipo de dispositivo lhe rendeu outro papel de destaque. Com a necessidade de integrar tecnologias e sistemas operacionais, o java permitiu que as soluções se tornassem multiplataforma.
Atualmente, a linguagem Java pertence à Oracle e continua evoluindo. Prova disso é que passou a ser usada tanto em navegadores como nas principais inovações da área dos dispositivos móveis.
Vantagens do Java
É uma ótima ideia se tornar um programador Java, principalmente porque:
- A linguagem java ainda está presente em praticamente todos os dispositivos que usam tecnologia embarcada;
- Avanços recentes, como o desenvolvimento para o sistema operacional Android, é feito com Java;
- O uso de Java é predominante em temas atuais e promissores, como a Internet das Coisas (IoT);
- O java está sendo usado em praticamente todos os browsers (navegadores que dão acesso à Internet);
- Os recursos do Java são amplamente utilizados para soluções de segurança (ex: módulo de segurança usados pelos bancos);
- As soluções criadas em java são independentes de sistema operacional. Isso torna as soluções criadas com ela mais robustas e aceitáveis em praticamente todos os ambientes.
Mais detalhes, acesse esse link.
PHP:
PHP é o acrônimo para Hypertext Preprocessor (Processador de hipertexto) e é, diferentemente do Java, uma linguagem de scripting. Isso significa que ela é usada em páginas web, do lado do servidor, embutida nos documentos HTML. Essa linguagem é uma das linguagens mais utilizadas, principalmente porque:
- Oferece acesso descomplicado a recursos sofisticados e que aumentam a produtividade do programador;
- Tem sido amplamente utilizado, inclusive em soluções de renome internacional, como os CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo). Ex: WordPress, Joomla, Drupal, etc.
- Documentação rica em detalhes.
Para mais informações, acesse esse link. Há exemplos, opções de download e vários recursos tanto para quem já possui experiência como para quem está começando.
C#
Essa é uma linguagem moderna e que se mostra muito promissora, tanto pelas estruturas que oferece como pelos vários empregos em soluções variadas. Ela foi criada pela Microsoft e foi anunciada por volta do ano de 2000, junto com a plataforma de desenvolvimento .NET.
É uma linguagem de programação que possui grande espaço no mercado de trabalho, principalmente porque:
- Faz parte e é integrada com um conjunto maior de soluções da Microsoft. Ex: banco de dados (SQL Server), Business Intelligence (Power BI), soluções na nuvem (Azure), pacotte office, etc.
- É uma linguagem com inúmeros recursos, tanto para soluções desktop, web e mobile;
- É uma linguagem de fácil aprendizagem, pois é organizada em estruturas simples;
Desenvolvimento multiplataforma
A linguagem C# é uma das linguagens de programação mais utilizadas porque oferece ainda outro recurso importante. Com ela, é possível criar aplicativos para Android, iOS e Windows Phone no mesmo projeto. Isso significa que é possível reaproveitar o código e focar apenas em linguagem enquanto cria recursos usando plataformas diferentes.
Imagine criar um aplicativo para 3 plataformas e valorizar o seu trabalho junto ao seu cliente. A linguagem C# te permite isso.
Para mais informações, acesse os seguintes links:
Outras linguagens importantes
Há outras linguagens que você também pode investir. Elas possuem recursos variados e oferecem meios para a criação de inúmeros projetos. São elas:
- JavaScript;
- C++;
- C;
- Python;
- Delphi.
Invista em você: seja um programador!
Escolha uma linguagem, aprenda sobre ela e seja um profissional valorizado. Há muitos projetos interessantes e que podem trazer ótimos rendimentos.
Não fique de fora!