A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

ШАГ логотип

Qual a melhor linguagem de programação para começar em 2023 para iniciantes?

Step Computer Academy

123

17.05.2023

265 revisado

As pessoas que desejam obter educação na área da TI perguntam: "Qual linguagem de programação devo aprender em 2023?". Nos últimos 20 anos, a lista das linguagens de programação mais populares não mudou muito. De acordo com a Wikipédia, hoje existem cerca de 700 linguagens oficiais de programação. Vamos tentar entender qual será a linguagem de programação mais relevante em 2023.

 

 

Qual linguagem de programação devo aprender em 2023?

 

 

Antes de decidir quais linguagens de programação aprender em 2023, é preciso estabelecer seus objetivos e metas. Um exemplo para isso pode ser encontrado na imagem de baixo.

 

 

 

 

 

С++ 

 

 

C++ é hoje considerado uma das linguagens de programação mais populares. Jogos, sistemas operacionais, programas de computador, drivers, utilitários, etc., são criados com o C++.

  • Vantagens desta linguagem:

  • Universalidade;

  • Gerenciamento de memória de baixo nível;

  • Desenvolvimento de sistemas de renderização para jogos;

  • Alto desempenho;

  • Grande conjunto de bibliotecas.
     

Aprender C++ pode ser desafiador, mas pode ser resumido com a frase: "Difícil de aprender, fácil de lutar". O domínio de C++ ajuda os programadores novatos a desenvolver a consciência de engenharia, que é a marca dos programadores mais experientes.

 

 

С#

C# é uma linguagem orientada a objetos e muito prática de usar. Sua principal área de aplicação é desenvolvimento de aplicações de servidor ou, de outra forma, desenvolvimento de soluções back-end. Além disso, essa linguagem permite criar diversos aplicativos de sistema e de rede e bibliotecas para C++.

C# é a escolha dos que desejam aprender a criar frameworks de qualidade para todos os tipos de tarefas.

 

 

Java

Aprender Java abre portas para muitas empresas de TI, pois é uma linguagem usada para criar software corporativo, desenvolver jogos e aplicativos móveis. Com 25 anos de existência, é uma das cinco linguagens de programação mais populares do mundo. Se você for bom nessa linguagem, não se preocupe, pois será muito bem remunerado! :)

 

 

JavaScript 

O JavaScript é amplamente usado na programação de front-end. Também é usado para criar aplicações para Android e iOS e desenvolvimento de servidor. O JavaScript é adequado para programadores iniciantes por vários motivos:

  • O código é executado no navegador, escrito no editor ou IDE,

  • Resultados rápidos são visíveis;

  • Um das linguagens mais populares usados na programação da web.

 

 

Python

Para aqueles que estão começando a aprender sobre programação e TI em geral, o Python pode ser uma boa escolha.

Principais benefícios para programadores iniciantes:

  • Sintaxe clara e legível;

  • Universalidade;

  • Uma das linguagens mais fáceis de aprender.

O Python é usado para uma ampla gama de tarefas, desde programas simples até a construção de redes neurais.

A escolha de uma linguagem de programação afetará tanto o tipo de trabalho quanto o salário. Portanto, é importante definir o que você gostaria de fazer e, em seguida, escolher uma linguagem específica para essa tarefa.

Você gostaria de criar:

aplicativos móveis (C #, Java);

aplicativos da web (JavaScript, PHP, Java, C #);

aplicativos para computadores e laptops (C #, C ++);

Jogos (Java, C # ou C ++).

Mas lembre-se de que, para ser um bom programador, não é suficiente dominar perfeitamente uma linguagem (ou mais). Programação é um ecossistema com suas próprias leis, regras e práticas.


 

Classificação de Linguagens de Programação

O serviço ucraniano DOU.UA cria anualmente um ranking de linguagens de programação. Os resultados de 2021 podem ser visualizados na imagem abaixo.