A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

O Que Faz um Designer Gráfico? Descubra!

Uma profissão tão nova e ampla pode confundir muita gente sobre a atuação. Descubra neste artigo o que um designer gráfico pode fazer!


 

O designer gráfico é o profissional que domina ferramentas, linguagens e conceitos que permitem a execução de um trabalho gráfico. Basicamente, esse profissional desenvolve artes de comunicação, online ou offline.
 

A solução gráfica desenvolvida pelo designer tem como base estudos, técnicas e tendências do mercado publicitário de comunicação. Usando a tipografia, ergonomia, escolha de imagem ou desenho, o objetivo é agregar valor positivo a marca ou empresa que o contrata.
 

O profissional desta área pode atuar de formas muito diferentes no mercado. Algumas opções comuns são:

  • Criação de identidade visual (cores, tipografia e logo) para marcas e empresas;
  • Desenvolvimento de material gráfico offline (panfletos, catálogos, revistas, embalagens);
  • Tratamento de imagens para uso em perfis, blogs, banners ou alteração de imagens tiradas da internet;
  • Animação para campanhas e mídias online;
  • Modelagem em 3D para vídeos de produtos.

     

O que é preciso para atuar como designer gráfico?
 

Se tornar um designer gráfico requer além do estudo, talento. Atuar em um mercado tão flutuante requer aptidão para trabalhar com diferentes clientes, nichos e ferramentas.

Para atuar como designer gráfico atualmente, a pessoa deve dominar alguns programas e softwares de edição de vídeo e imagem. Veja alguns dos principais abaixo:

  • Adobe Photoshop;
  • Adobe Illustrator;
  • Adobe Kuler;
  • Adobe InDesign;
  • Adobe After Effects;
  • Sketch;
  • GIMP;
  • CorelDraw.

É importante o profissional entender sobre a produção gráfica em si (facas, cortes, dobras, tipos de papel, sangria). Para essa produção ser feita apenas uma vez e sem erros, o profissional deve entender também das cores, principalmente da Pantone e escala CMYK.

 

Qual a formação necessária?
 

Dentro do universo de design gráfico existem cursos para todos os objetivos. O curso ideal depende do seu tempo disponível. Algumas das opções são:


Curso online
 

Costuma ser a alternativa de quem não tem tempo e dinheiro disponível para investir na formação. Fazer um curso online necessita de um bom computador que rode os programas necessários e de uma boa internet. Além de muita disciplina para realmente prestar atenção nas aulas, estudar e praticar os novos aprendizados.
 

Curso presencial
 

Os cursos apresentados nesse formato costumam ter uma duração de no máximo 3 anos, e podem ser técnicos ou tecnólogos.

Esse tipo de formação é desenvolvido para preparar o aluno para o mercado de trabalho de forma rápida e eficiente. Existem matérias teóricas, mas o foco principal é nas matérias práticas.

Você pode estar pensando que esses cursos têm um valor muito alto para o seu bolso, mas não é bem assim.

O curso da Step Computer Academy tem um valor acessível e formas de pagamentos variadas, além da qualidade, por isso faz tanto sucesso! O curso profissionalizante tem duração de 2 anos e meio e garante uma firma base teórica e uma extensa prática. Resumindo, os alunos da Step terminam o curso preparados para atuar no mercado de forma eficiente e ética.
 

Graduação
 

A graduação é a formação mais formal dentre as citadas. Com o mercado de comunicação crescendo, quase todas as faculdades oferecem o curso de bacharel em design gráfico ou áreas correlacionadas.

A abordagem desse tipo de formação é na mesma carga horária de matérias teóricas e de matérias práticas. Já o investimento na graduação depende se você for estudar em uma faculdade pública ou privada. Além disso, de transporte e material auxiliar.

É preciso no mínimo 4 anos ou 8 semestres cursados para se formar na graduação.

Depois da graduação formal, o designer pode seguir nos estudos acadêmicos fazendo cursos de pós, mestrado, doutorado ou mba.
 

Curso para aprimorar técnicas
 

Os cursos para aprimorar técnicas normalmente são cursos livres que necessitam de um conhecimento anterior de design gráfico. O curso pode ser online ou presencial e na grande maioria dura apenas 1 dia. O custo depende de quão específica é a ferramenta ou técnica e de como ela se torna um diferencial para o profissional em questão.

Pretende fazer um curso de design gráfico e conseguir trabalhos na área? Entre em contato com a gente! Na Step Computer Academy o curso de design gráfico tem a formação profissional que fará toda diferença no seu currículo! Clique aqui e saiba mais.

Solicite uma ligação!

Este site usa Cookies

Política de privacidade e informações legais