O desenvolvimento de aplicativos, lojas online, sites corporativos e todos os tipos de serviços requer uma abordagem abrangente e a contratação não apenas de programadores, mas também de designers, especialistas em conteúdo e profissionais de marketing. Hoje, um dos empregos mais procurados é o designer, que pode tornar um produto digital fácil de usar para os usuários. As tecnologias estão evoluindo rapidamente, portanto, a demanda por profissionais de UI / UX no futuro permanecerá alta.
Qual é a diferença entre UI e UX?
UI Designer é um especialista responsável pelo design de produto ou site. É dele que depende o quão conveniente será a interface para o usuário. Isso é uma das principais exigências de qualquer produto digital.
Quanto ao Designer UX , ele trabalha mais com projeto do que com design. Suas responsabilidades funcionais são garantir a conveniência e o benefício para o usuário. Ele desenvolve o produto de modo que todos os seus componentes sejam lógicos.
Resumindo, o UX é responsável pelas funcionalidades e o UI, pela parte visual. O UX/ UI Designer é um "soldado" versátil cuja principal função é a otimização.
Responsabilidades de um designer de UX
O que um Designer em UX faz?
-
Desenvolvimento de fluxo do usuário. Refere-se à criação de um esquema de interação entre um cliente potencial e um site ou programa para realizar determinada tarefa.
-
Desenho de wireframe. O wireframe é um rascunho estatístico de uma determinada tela que especifica a posição e o tamanho dos componentes da IU. O Designer de UX não desenha detalhes, portanto, a componente visual é limitada a formas simples e à cor preto e branco.
-
Desenvolvimento de protótipos. O Designer deve desenvolver um protótipo interativo que reaja às ações dos usuários. O design ajudará a determinar como o site funcionará antes de começar a criá-lo. Isso permitirá identificar problemas e inconvenientes potenciais para o cliente. O protótipo pode
-
Verificação da ergonomia. O próximo passo será o teste de usabilidade. Com base nos resultados, determina-se a facilidade da interface do produto digital para realizar determinadas tarefas. Normalmente, o designer dá ao usuário um dispositivo com o protótipo da aplicação iniciado, diz o que precisa ser feito e observa o usuário. Os comentários podem ser gravados em um gravador de voz.
Responsabilidades funcionais e tarefas de um designer em UX
Qual é a responsabilidade do UX?
-
Análise do comportamento do usuário (CA), desde o gênero até as metas que os visitantes ou clientes buscam ao usar o aplicativo / site / produto;
-
Análise de fatores comportamentais dos usuários;
-
Coleta e processamento de comentários;
-
Desenvolvimento de cenários ótimos considerando os dados de análise;
-
Organização e realização de pesquisas;
-
Desenvolvimento de uma versão viável do produto digital;
-
Alteração dos protótipos com base nos testes.
Um profissional experiente não se baseará em suas próprias opiniões e não tomará decisões precipitadas ao trabalhar com UX.
Qualidades de um designer em UX
Para ter sucesso na carreira como designer em UX, é importante ter as seguintes habilidades suaves:
-
Resiliência ao estresse e capacidade de agir calmamente em situações críticas;
-
Comunicação;
-
Persistência, concentração e concentração;
-
Capacidade de pensar analiticamente;
-
Organização do processo de trabalho em forma de algoritmos;
-
Obstinação em alcançar objetivos;
-
Compreensão dos princípios de gerenciamento de tempo.
É necessário entender que o trabalho de um designer é principalmente composto por operações rotineiras. O UX-designer é responsável por 99% do produto final, portanto, uma das exigências chave para ele é responsabilidade.
Funções e responsabilidades de um designer de UI
O que um designer em IU faz?
-
Selecionar esquema de cores e paleta. Um esquema é um conjunto de cores básicas usadas como base para o design. Uma paleta é usada para criar páginas coesas. Os esquemas são normalmente desenvolvidos após a criação de wireframes.
-
Trabalhando com tipografia. Todas as ações do designer são baseadas nas regras de formatação de texto da tipografia. O designer deve escolher a fonte, determinar os tamanhos, estilos e espaços mais apropriados, estabelecer a distância entre linhas. A tipografia também inclui a definição de estilos para cabeçalhos e parágrafos.
-
Selecionando e tratando ícones. A principal tarefa das imagens é simplificar e acelerar a percepção da interface. Geralmente, ícones prontos são usados, mas às vezes eles precisam ser recoloridos ou editados.
-
Desenvolvimento de elementos da interface. O conjunto de componentes é selecionado de acordo com as características do projeto em execução. O conjunto de elementos para um blog, startup, loja online ou site de informações será diferente.
-
Renderização de páginas. Primeiro, as principais páginas são renderizadas com a paleta de cores e tipografia selecionadas. Se o cliente estiver satisfeito, as outras páginas também são trabalhadas.
-
Desenvolvimento de design adaptativo. O design adaptativo é o design de um produto digital, os elementos da interface e a composição dos quais mudam de acordo com as características do dispositivo em que ele é executado, especificamente a largura da tela.
A principal tarefa do designer é simplificar o uso do seu produto para o usuário.
Responsabilidades de um designer de UI
Que habilidades deve ter um Designer em UI?
-
Entender os fundamentos básicos do design;
-
Ser capaz de entender programas para protótipos;
-
Trabalhar com imagens em editores gráficos;
-
Ter conhecimento de cores e entender onde e como usá-las corretamente;
-
Entendimento da tipografia;
-
CSS, HTML e programação, se a codificação independente de sites for planejada;
-
Trabalhando com usabilidade.
Todo profissional de UI deve se colocar no lugar do usuário para entender o que ele precisa.
Requisitos para um designer em UI
Quais são as qualidades que um designer de UI deve ter?
-
Conhecimentos técnicos, habilidades de design e capacidade de compreender os requisitos do usuário;
-
Lógica;
-
Capacidade de analisar, estruturar e planejar o trabalho;
-
Comunicação e capacidade de expressar claramente seus pensamentos;
-
Autodisciplina;
-
Pontualidade e cumprimento de prazos;
-
Imaginação - uma das qualidades mais importantes do design UX / UI.
É necessário estar preparado para se adaptar aos diferentes gostos dos clientes. Às vezes, as tarefas devem ser resolvidas o mais rápido possível, o que pode ser difícil para aqueles que são lentos.
Vantagens e desvantagens da profissão
Os principais benefícios da especialização em UX/UI Design são:
-
Flexibilidade. A carga de trabalho, especialmente se estamos falando de freelancers, é determinada individualmente. Você pode trabalhar tanto quanto quiser, de qualquer lugar do mundo, no seu próprio horário. O salário depende de quanto tempo você está disposto a dedicar ao trabalho. Um horário flexível é sempre bem-vindo.
-
Perspectivas. A indústria de TI é uma das mais promissoras, e um profissional qualificado sempre conseguirá um emprego. Estima-se que até 2025 o comércio de serviços de TI da Ucrânia aumente para US $8,4 bilhões. Portanto, a demanda por especialistas em áreas específicas continuará a aumentar.
-
Acesso rápido ao mercado internacional. Quando você procura um cliente na internet, a única limitação é o conhecimento de uma língua específica. Aprenda inglês e você poderá trabalhar em projetos interessantes no mercado internacional.
-
Envolvimento. Os designers UX UI podem trabalhar em diferentes áreas, mesmo que não tenham experiência anterior na especificidade de novos campos. Um especialista pode trabalhar em uma loja online de equipamentos, depois mudar para o desenvolvimento de um aplicativo gráfico móvel e depois mergulhar no negócio industrial. Quanto mais habilidades o designer possui, mais diversos são os projetos que ele trabalha.
-
Habilidades úteis. As habilidades que você adquire em UX UI ajudarão se você decidir mudar de carreira. As habilidades podem ser usadas em marketing e vendas.
-
Resultados. O trabalho de um designer UX UI é um equilíbrio entre o esforço investido e resultados tangíveis.
Um horário flexível pode ser benéfico, mas ao mesmo tempo precisamos estar preparados para o fato de que o cliente ou o gerente do projeto podem entrar em contato a qualquer momento. Não importa o quão profissional é qualificado seu design seja, ninguém está livre do possível "não é o que estou procurando" do cliente.
O que deve saber um designer de UI / UX
Em primeiro lugar, estas são as exigências básicas para um interface de sucesso.
-
Uma estrutura compreensível - o usuário deve entender o que e por que ele está fazendo;
-
Laconismo - as páginas não devem estar sobrecarregadas com detalhes;
-
Responsividade - todos os componentes devem reagir rapidamente às ações do usuário e responder para que o usuário entenda qual processo está sendo executado e o que está acontecendo;
-
Reconhecimento de componentes - qualquer detalhe, seja um botão ou ícone, deve ser compreensível para o usuário;
-
Estética - a percepção do produto digital oferecido proporciona prazer;
-
Simplicidade - o usuário faz o mínimo esforço para resolver tarefas ao trabalhar com a interface.
Um designer UX / UI deve ser capaz de trabalhar em equipe. O profissional estabelece metas para si e para seus colegas, discute soluções e prazos com os outros membros da equipe, monitora os resultados. O designer deve procurar e encontrar abordagens não padrão para resolver tarefas, seguindo algoritmos rigorosos e analisando os resultados.
As habilidades de um designer UX UI
Os principais requisitos para um designer UI UX são:
-
Compreensão dos princípios de design construídos em torno do usuário e de suas necessidades;
-
Capacidade de desenvolvimento independente de interfaces para software móvel e recursos web;
-
Trabalhando com ferramentas de análise;
-
Conhecimento do inglês em nível avançado, incluindo termos técnicos;
-
Compreender as particularidades da interação do usuário com serviços.
Uma das principais habilidades de um Designer é a observação. O Designer precisa observar como os usuários usam produtos, aplicativos e serviços digitais. Isso ajudará o UX / UI a identificar pontos fracos que precisam ser melhorados.
Se você quiser ter sucesso nesta área, o pensamento de design é importante. Você não só precisa identificar os problemas, mas também ter habilidade para resolvê-los, gerando novas ideias. Isso não se aplica apenas a produtos digitais, mas também a eletrodomésticos. Um profissional com pensamento de design pode ver processos de trabalho mal organizados. Além disso, as habilidades de apresentação também são importantes. Um Designer competente pode apresentar sua ideia de maneira atraente para os usuário
Aprendizado de Design UI/UX
Primeiro de tudo, é necessário definir o caminho. Ao escolher, é importante levar em conta suas próprias preferências e interesses. Por exemplo:
-
Se você está interessado na parte visual, pode se tornar um designer de interface de usuário (UI);
-
Para estudar a interface, a lógica do produto com o usuário, testar e analisar, escolha UX;
-
Estudar design de UI / UX é a escolha ideal para aqueles que estão interessados tanto na parte visual quanto na parte lógica;
-
Product Designer - um mix de UI e UX com estudo aprofundado do produto;
-
Os designers gráficos trabalham com layout de logotipos, banners, etc.
Um designer de UI/UX é um profissional importante no desenvolvimento de produtos digitais. Eles são responsáveis por garantir que o produto seja fácil de usar e atenda às necessidades dos usuários. O designer de UI é responsável pelo design visual do produto, enquanto o designer de UX trabalha mais com o projeto e garante a conveniência e o benefício para o usuário. Ambos desempenham um papel importante na criação de um produto digital bem-sucedido.
Se você está interessado em se tornar um designer de UI/UX, a Step oferece cursos que podem ajudá-lo a desenvolver as habilidades necessárias para ter sucesso nessa carreira. Para saber mais, visite o site da Step em https://itstep.com.br/.