A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

ШАГ логотип

Qual área de TI escolher em 2023?

Step Computer Academy

29.05.2023

550 revisado

 

Nos próximos anos, a inteligência artificial tem todas as chances de substituir bancários, contadores, tradutores, economistas e outros profissionais cujas funções podem ser automatizadas. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dinâmico da área de TI cria novos empregos para jovens profissionais. Os profissionais cujas habilidades estão relacionadas às tecnologias sempre serão procurados no mercado de trabalho. Trabalhar na área de TI não significa saber programar. Existem muitas áreas promissoras que você pode começar a aprender hoje.

As especialidades de TI mais procuradas na área de desenvolvimento.

Entre as profissões de TI mais procuradas e bem remuneradas relacionadas ao desenvolvimento, estão:

  • Programador Java;

  • Desenvolvedor de aplicativos de celular;

  • Desenvolvedor web;

  • Programador Python.

 

 

Programador Java

O programador Java é responsável pelo desenvolvimento de aplicativos de diferentes níveis de complexidade usando um dos mais populares linguagens de programação.

Suas responsabilidades consistem em:

  • Comunicação com o cliente para construção do Termo de Referência e determinação dos requisitos principais para o produto digital;

  • Criação da arquitetura e dos módulos de software;

  • Teste e implementação de código;

  • Eliminação de erros;

  • Suporte técnico do projeto.

Desenvolvedor Java é uma das profissões de TI mais procuradas. Há muitas vagas e pode-se aprender uma linguagem de programação um ano. Java é uma direção promissora, mas para alcançar o sucesso, o especialista precisa saber trabalhar com bancos de dados, entender o framework, compreender o Git, entender as soluções de arquitetura básicas e conhecer idiomas relacionados. Por exemplo, para desenvolver partes front-end do projeto, será difícil passar sem JavaScript.

 

 

Desenvolvedor de aplicativos para celular

Um programador Java pode trabalhar na criação de aplicativos para Android, mas se você quiser escrever código para iOS, também pode aprender Swift e C++. A área de desenvolvimento móvel continua sendo valorizada e se desenvolve constantemente, por isso sempre haverá vagas para profissionais qualificados. Normalmente, o desenvolvimento de software para iOS e Android é feito simultaneamente.

 

 

Desenvolvedor Web

O desenvolvedor web é uma das profissões mais demandadas na área de TI nos últimos 15 anos. Para começar a trabalhar nesta área, é suficiente conhecer HTML e CSS em um nível intermediário, o que permite criar sites simples e funcionais. Devido aos requisitos baixos, há muitos novatos nesta área. No entanto, os profissionais qualificados também possuem conhecimento de JavaScript com frameworks VueJS, ReactJS.

Interessantemente, o desenvolvedor web é uma das profissões com um alto nível de satisfação dos profissionais. Isso é atribuído, entre outras coisas, ao crescimento pessoal garantido e ao desenvolvimento profissional. Devido ao crescimento constante do mercado, a demanda por desenvolvedores web permanece alta.

 

 

Desenvolvedor Python

Python é uma das principais linguagens de programação em desenvolvimento. O mercado de trabalho apresenta uma enorme demanda por desenvolvedores de nível médio e superior com conhecimento de Python. Para aqueles que possuem fluência em inglês, a carreira de programação de Python pode ser uma excelente oportunidade de ganhar salários até 2-3 vezes mais altos do que nos mercados locais, além de contar com um crescimento anual de 10-15%.


 

Trabalho na área de TI para aqueles que não querem programar.

Profissões para aqueles que querem trabalhar na área de TI, mas não desejam ou não têm habilidades de programação:

  • Analista de negócios. Intermediário entre o cliente e o desenvolvedor. O analista de negócios conversa com o cliente, ouve suas demandas, problemas de negócios para propor a melhor solução. O Analista precisa entender quais recursos devem estar presentes na aplicação, em quais dispositivos ela deve ser executada e quem a usará. Uma das formas de trabalhar nesta área é a modelagem gráfica, necessária para realizar várias tarefas produtivas. A complexidade da profissão reside no fato de que o analista precisa levar em conta os interesses do cliente e dos programadores. É necessário se comunicar com o cliente na linguagem dos negócios e com os desenvolvedores na linguagem da TI, e para isso é preciso entender os detalhes da programação e compreender o processo.
     

  • A tarefa do consultor de TI consiste em melhorar os processos de negócios por meio da tecnologia. O consultor de TI precisa planejar estratégias de transformação ou desenvolver integrações de diferentes soluções. O consultor precisa pensar à frente e antecipar possíveis problemas para o cliente. Um consultor competente considerará o problema do ponto de vista do cliente.
     

  • O Gerente de Projetos tem a principal tarefa de organizar e melhorar o processo para que a equipe técnica tenha tempo suficiente para concluir o trabalho e o cliente obtenha o resultado desejado. O gerente precisa desenvolver um plano claro para os executores, especificando o volume de trabalho, o orçamento do projeto, os prazos. Ele também deve formar uma equipe, distribuir tarefas entre os funcionários e controlar seu cumprimento. O gerente de projetos também se envolve na análise, o que permite avaliar os riscos e tomar medidas para preveni-los.
     

  • O especialista em SEO é responsável por promover a pesquisa do site e trabalhar com a reputação da empresa. Esta é uma das áreas chave da área de marketing. O especialista em SEO precisa entender completamente os princípios de funcionamento e algoritmos dos mecanismos de pesquisa.
     

Escolher uma profissão em TI começa com analisar suas habilidades e preferências. As direções acima descritas são ótimas para aqueles que não têm habilidades de programação.

 

 

Como ganhar na área de TI: trabalhar com Inteligência Artificial

Se você quiser trabalhar com inteligência artificial, o mercado de trabalho oferece as seguintes oportunidades:

  • Os desenvolvedores de redes neurais;

  • Os ajustadores de traduções;

  • Os agro cibernéticos.

 

 

Desenvolvedores de redes neurais

Uma rede neural é um sistema complexo formado por neurônios que trocam informações entre si. A principal característica da inteligência artificial é que ela pode aprender e executar tarefas sem a necessidade de interferência do usuário. Uma rede neural analisa grandes quantidades de dados.

 

 

Os mais simples exemplos de redes neurais são:

  • Tradutores online;

  • Bots de chat;

  • Sistemas de reconhecimento de imagem etc.

O Inteligência Artificial é usada para desenvolver pilotos automáticos e melhorar robôs. Além disso, o IA pode ser usado para diagnosticar várias doenças e escolher o melhor método de tratamento. O desenvolvedor de IA terá que tomar decisões não padronizadas, portanto, a exigência principal para os candidatos é um pensamento estratégico. Os especialistas com habilidades de programação têm maiores chances de progredir nesta área.



 

Especialistas em Configuração de Traduções de Inteligência Artificial

Os tradutores online usam IA, mas esses sistemas não se orgulham de ter alta qualidade e coerência nos textos. Os ajustadores trabalharão para melhorar o trabalho do inteligência artificial para que o sistema possa traduzir os textos de forma qualitativa, levando em conta o contexto e o significado. Os ajustadores terão que se envolver no treinamento de redes neurais. Esta profissão, de alguma forma, está relacionada à programação, portanto, pode-se construir uma carreira com a aquisição de idiomas e fundamentos de aprendizagem de máquina.

 

 

Agrocibernéticos

Os especialistas desta indústria estão envolvidos na automação de diversos processos na agricultura. Estão sendo criadas fazendas inteligentes controladas por Inteligência Artificial, que:

  • Determinar a eficiência do uso de recursos naturais;

  • Calcular o tempo de processamento ideal da colheita;

  • Determinar os produtos adequados para proteção química das plantas;

  • Controlar a umidade do solo;

  • Gerenciar o sistema de irrigação;

  • Prever a data de colheita.

O controle do microclima nas estufas é feito através de sensores embutidos. Eles são usados para determinar a temperatura e umidade do ar, optimizar o regime de iluminação, etc. A tarefa da agrocibernética é desenvolver um sistema que selecione a ração para os animais e alimente-os automaticamente. Além disso, o engenheiro também desenvolverá controladores para detectar os primeiros sinais de doenças em animais.



 

As especialidades de TI mais procuradas para mulheres

TOP profissões para mulheres na TI

  • Gerente de RH. O especialista resolve qualquer questão de recursos humanos, desde a procura de novos funcionários até o aumento da eficiência do trabalho em equipe. O gerente de RH deve ser capaz de comunicar-se com os funcionários, ser organizado e conhecer a legislação trabalhista.

  • Designer UI. É responsável pelo desenvolvimento de interfaces para um site ou produto digital que deve incentivar os usuários a comprar um produto ou serviço. Esta profissão é adequada para mulheres que gostam de desenhar e entendem a psicologia.

  • Testador. Esta profissão é adequada tanto para homens quanto para mulheres. A tarefa do testador é desenvolver algoritmos, procurar erros no código de programação. Qualidades desejáveis incluem pensamento crítico flexível, habilidade de comunicação, capacidade de autoaprendizagem.

  • O analista web tem a tarefa de coletar e analisar dados sobre os usuários do site que serão usados para aumentar a conversão e a lucratividade do projeto.

  • O gerente ads é responsável por configurar campanhas de publicidade para promover produtos ou serviços nos mecanismos de busca. O principal objetivo do gerente ads é atrair novos clientes. Para alcançar o sucesso nessa área, é necessário ter pensamento estratégico, ser perseverante e ter boas habilidades de comunicação.

  • Todos são bem-vindos ao cargo de Gerente de Projeto, homens e mulheres, com ou sem habilidade em programação. O gerente de projetos supervisiona a equipe de profissionais de conteúdo, desenvolvedores, designers, etc. para garantir que sejam alcançados os objetivos do projeto. A carreira de gerente de projetos costuma começar com a aquisição de conhecimento básico em programação.

  • Qualquer profissional pode ganhar muito bem na área de TI se encontrar o trabalho certo para si. Ao trabalhar no que gosta e obter prazer ao cumprir suas obrigações, é possível subir rapidamente na escada profissional.


 

As linguagens de programação mais demandadas.

TOP linguagens de programação em 2023:

  • Java. O principal benefício é a possibilidade de desenvolver aplicativos multiplataforma. Java é muito mais fácil do que C ++ e é o principal idioma de programação de aplicativos para Android.

  • JavaScript. Um idioma de programação de texto, a principal ferramenta de desenvolvedores de interface da web. Com o JS, você pode criar páginas da web interativas.

  • O C e o C++ são linguagens de programação de uso geral. A principal diferença entre o C++ e o C é a presença de classes em C++. O C é uma linguagem mais eficiente que pode ser usado para criar códigos para várias plataformas. É usado principalmente para sistemas operacionais, microcontroladores e compiladores. O C++ é uma linguagem orientada a objetos, e é a melhor opção para aplicativos de servidor e rede.

  • Python. Um dos mais fáceis de aprender linguagens de propósito geral. O Python pode ser usado para realizar muitas tarefas. É fácil de aprender independentemente de você ter experiência em codificação ou estar começando a programar.

  • O PHP é uma linguagem de programação de script open source amplamente usada para desenvolver aplicativos web dinâmicos. É a linguagem de programação mais popular para o desenvolvimento de sites e é compatível com praticamente todas as plataformas, sistemas operacionais e servidores web. O PHP é uma linguagem bastante poderosa, integrada ao MySQL, Oracle, Microsoft SQL Server e outras bases de dados.

  • Swift. O melhorlingugem de programação para criar aplicativos para iOS. Quase não é usado em plataformas diferentes da Apple.

  • Ruby foi originalmente criado como uma alternativa ao C e C ++. Uma de suas principais características é que, com o Ruby, você pode usar memória de forma segura e gerenciar objetos.

  • Ultimamente, a popularidade da programação móvel e do aprendizado de máquina tem aumentado. Muitos desenvolvedores estão lançando app's para smartphones e tablets, sem pensar nas versões desktop. Independentemente da linguagem de programação escolhida, o especialista deve saber como escrever código para todas as plataformas.

 


 

Principais profissões de TI do futuro

Lista de profissões de TI do futuro

  • Designer de mundos virtuais. Responsável pela criação de soluções conceituais para um mundo virtual. As tarefas do Designer incluem a criação de arquitetura e experiências, bem como as bases para a interação social. O designer tem que detalhar e implementar tudo o que o arquiteto projetou.

  • Arquiteto de Realidade Virtual. Especializa-se na criação de aplicativos de acordo com os parâmetros psicológicos do usuário. A principal tarefa do arquiteto é desenvolver mundos virtuais com suas próprias regras e leis.

  • Organizador de comunidades online. A principal tarefa é organizar fóruns e plataformas eletrônicas para comunicação entre as pessoas.

  • Investigador cibernético. O trabalho na área de TI pode estar relacionado ao sistema de aplicação da lei. Os investigadores cibernéticos lidam com investigações de crimes virtuais, como ataques cibernéticos, ameaças e perseguições, roubo de identidade, etc.

  • Gerente de riscos na segurança cibernética. O especialista avalia os riscos potenciais de vazamento de dados, invasão de sistemas e outros crimes virtuais, desenvolvendo um plano para preveni-los.O Consultor de Segurança da Conta tem como principal tarefa criar um ambiente cibernético seguro para o cliente. O consultor deve estudar o perfil do cliente para identificar pontos fracos e desenvolver uma estratégia que garanta a máxima confidencialidade dos dados.

Essas profissões não perderão a sua relevância nos próximos anos. Para ocupar um lugar nessa área, é preciso começar a aprender agora.

 

 



Qual curso TI escolher?

A STEP oferece cursos nas seguintes áreas:

  • Desenvolvimento de software;

  • Gráficos e design computacional;

  • Redes e segurança cibernética;

  • Testando software;

  • Desenvolvimento em Java;

  • Marketing digital;

  • Programação em Python;

  • Desenvolvimento de projetos web;

  • Programação Front e Back End

A área de TI oferece diversas oportunidades de carreira para aqueles que desejam trabalhar com tecnologia. Algumas das profissões mais demandadas incluem desenvolvedor de software, engenheiro de dados, cientista de dados e especialista em segurança cibernética. Além disso, existem muitas profissões na área de TI para aqueles que não desejam ou não têm habilidades de programação, como analista de negócios, consultor de TI, gerente de projetos e especialista em SEO. Se você está interessado em entrar na área de TI, a Step Computer tem um ótimo curso de programação que pode ajudá-lo a começar. Você pode encontrar mais informações sobre o curso no seguinte link: https://itstep.com.br/curso-de-programacao

 

 



Autor:

Step Computer Academy

---

Qual área de TI escolher em 2023?

  Nos próximos anos, a inteligência artificial tem todas as chances de substituir bancários, contadores, tradutores, economistas e outros profissionais cujas funções podem ser automatizadas. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dinâmico da área de TI cria novos empregos para jovens profissionais. Os profissionais cujas habilidades estão relacionadas às tecnologias sempre serão procurados no mercado de trabalho. Trabalhar na área de TI não significa saber programar. Existem muitas áreas promissoras que você pode começar a aprender hoje. As especialidades de TI mais procuradas na área de desenvolvimento. Entre as profissões de TI mais procuradas e bem remuneradas relacionadas ao desenvolvimento, estão: Programador Java; Desenvolvedor de aplicativos de celular; Desenvolvedor web; Programador Python.     P

ШАГ логотип

Inicie sua jornada na área de Tecnologia da Informação

O mundo das tecnologias digitais está evoluindo a cada dia. Redes neurais, inteligência artificial, gadgets inteligentes, tudo isso faz parte da vida do homem moderno. Os bons profissionais de TI tornam-se cada vez mais procurados, e o interesse por ela aumenta     Para quem é a área de TI? Antes de decidir qual área de atuação seguir, pergunte-se o que mais gostaria de fazer. TI não é sempre programação. Existem muitas especializações que valorizam as habilidades de um designer, um profissional de marketing, conhecimentos sobre gestão, etc. De maneira geral, a área pode ser dividida em duas partes: carreiras em que é necessário escrever código e especializações em que não é necessário ter habilidades de programação. Se você deseja trabalhar com código e se envolver em desenvolvime

ШАГ логотип

​​​​​​​Tudo sobre segurança da informação em 2023

Trabalhar na área de segurança da informação é uma das profissões mais procuradas e bem remuneradas do mercado de trabalho atualmente. No entanto, como acontece com qualquer outra profissão, o mais difícil é começar, especialmente se você ainda não tem experiência. Quais habilidades e conhecimentos são mais valorizados na segurança da informação e como saber se essa profissão é adequada para você?     Segurança da informação para iniciantes: Tendência para a profissão de segurança da informação. Para começar, quais são as qualidades e tendências consideradas mais úteis na comunidade de programadores em segurança da informação ? Para verificar isso, tente responder às seguintes perguntas: Você tem a habilida

ШАГ логотип

Qual escolher em 2023: Java ou JavaScript?

  Java e JavaScript são hoje as linguagens de programação mais populares, após Ruby e Python. Devido à semelhança de nomes, pode parecer que são linguagens semelhantes. Mas isso não é verdade, eles são totalmente diferentes, pois cada um é usado para fins específicos. No entanto, eles têm algumas características semelhantes.     Java e Javascript: o que é isso? Java é uma linguagem de programação orientada a objetos de uso geral. Inicialmente chamado de "Oak", foi criado para programar eletrodomésticos. Lançado em 1995, o Oak foi visto como uma alternativa ao C / C ++, pois tinha uma sintaxe semelhante, mas era mais seguro e simples. Aplicativos escritos em Java são compilados em código de bytes que podem ser executados na máquina virtual JVM. Qualquer computador com a JVM instalada pode executar o

ШАГ логотип

Próximas turmas

Temos uma turma com horário perfeito para você, clique aqui e acesse nosso calendário.

Saiba mais

Este site usa Cookies

Política de Privacidade