A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

ШАГ логотип

10 Dicas Para se Tornar um Designer Gráfico Freelancer

23.09.2019

624 visto

Quer começar a trabalhar como designer gráfico freelancer? Leia este artigo e descubra 10 dicas que vão te ajudar nessa caminhada!

 

A carreira de designer gráfico conta com desafios frequentes ao profissional. Com áreas de atuação tão amplas, a produção gráfica pode ser feita para marcas e empresas de todos os tamanhos.

O designer gráfico é responsável pela criação de materiais gráficos, podendo eles serem para catálogos, cardápios, blogs, redes sociais, folhetos, adesivos, rótulos, embalagens, cartazes, outdoors. O trabalho também pode se expandir, sendo esse desenvolver e trabalhar a comunicação visual desde o princípio e tudo que envolve a empresa.

Para atuar na área é necessário o conhecimento avançado em programas como:

  • Photoshop;
  • InDesign;
  • CorelDraw;
  • Illustrator;
  • Freehand;
  • Gimp.

Os motivos para se tornar designer gráfico freelancer podem ser diversos: criar renda extra, começar um portfólio, praticar os aprendizados e tantos outros. Porém, é preciso dedicação e disciplina para trabalhar de forma tão livre.

 

10 dicas para se tornar um designer gráfico freelancer

As dicas foram desenvolvidas como degraus que você precisa de um passo atrás do outro para crescer a alcançar sua meta. O sucesso é sempre resultado de muito trabalho e preparação!
 

 

Tenha um portfólio e mantenha atualizado

Trabalhar com materiais visuais requer um portfólio correspondente. De nada adianta o cliente te conhecer e não ver as suas criações. Mantenha seu portfólio sempre atualizado com materiais criativos, versáteis e mostrando as suas habilidades.

O objetivo nesta fase é encantar o cliente e passar a sensação de confiança no seu trabalho, mostre que contratá-lo fará toda a diferença.
 

 

Produza conteúdo independente

Ter projetos paralelos é importante para criar material diferente do que você já está acostumado a fazer. Também é uma possibilidade criar conteúdo para as suas próprias redes sociais, fazendo seu trabalho presente e podendo gerar indicações dentro da sua própria bolha.
 

 

Faça seu marketing pessoal

Divulgue seus trabalhos e portfólio, fale sobre a profissão, escreva artigos ensinando algo ou com apenas a sua opinião em relação ao tipo de trabalho. Como já diz o ditado “Quem não é visto, não é lembrado”, se faça presente, demonstre seu potencial.
 

 

Estude

Trabalhar em uma área que envolve tecnologias e softwares requer atualizações frequentes. É necessário estar sempre antenado às tendências do mercado e novas ferramentas. Acompanhar as novidades é um desafio a ser cumprido para não deixar seus conhecimentos ficarem obsoletos.
 

 

Planeja-se

Tenha em mente quantas horas por dia e em quais horários você irá trabalhar. Se organizar dessa forma ajuda na hora de se comprometer com prazos e com a própria entrega do trabalho.

Planeje também seus dias ou períodos de folga do trabalho como designer gráfico freelancer. A pausa é importante para manter sua produtividade alta, impedindo que se sinta sobrecarregado e com a rotina maçante.
 

 

Selecione os trabalhos que pode fazer

Muitos podem ser os motivos de aceitar um trabalho: valor do pagamento, vontade de participar do projeto e não querer desperdiçar oportunidades são os principais. Porém, agir desta forma pode te prejudicar a longo prazo.

Aceitar uma proposta que foge do que você pode oferecer prejudica a sua credibilidade com o cliente, pois o trabalho será entregue abaixo da qualidade ou fora do prazo, pelas dificuldades de execução.
 

 

Crie sua rede de network

Mantenha contato com profissionais da sua área de atuação e correlatas. Reconhecer o outro como concorrente, além de não ser saudável, não acrescenta em nada no seu trabalho. Com uma boa rede de network vocês podem trocar experiências, dicas, e indicações para benefício mútuo.
 

 

Tenha opinião

Com tantos profissionais apresentando apenas o mínimo para o cliente, seja o profissional diferenciado. Não se acomode, converse e entenda seu cliente para poder opinar com propriedade.  Estar antenado com as tendências de mercado pode te ajudar a surpreender e criar material inovador.

É interessante também, apresentar pesquisas de mercado para validar a sua opinião com embasamento.

 

Apresente estratégias

Clientes e ex clientes podem se afastar por diversos motivos. Para se reaproximar, você pode apresentar estratégias personalizadas para melhorar os negócios do seu cliente. Com apenas um e-mail você retornar a memória dele e seu interesse será visto como profissionalismo, provavelmente gerando novos trabalhos.

 

Valorize seu trabalho

Por último mas não menos importante, valorize o seu trabalho. Acerte sempre o valor com o seu cliente, de forma que ele entenda o motivo do valor cobrado. Argumente e alinhe expectativas para evitar problemas futuros.

É bom manter uma planilha sempre em mãos com os valores de cada serviço. O trabalho vai muito além da arte, tem o atendimento, tempo aplicado e dinheiro investido em cursos e qualificações.

Conhece alguém que quer se tornar designer gráfico freelancer? Compartilhe esse texto pelas redes sociais ou marque seu amigo nos comentários!



Autor:

Academia IT STEP

Qual área de TI escolher em 2023?

  Nos próximos anos, a inteligência artificial tem todas as chances de substituir bancários, contadores, tradutores, economistas e outros profissionais cujas funções podem ser automatizadas. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dinâmico da área de TI cria novos empregos para jovens profissionais. Os profissionais cujas habilidades estão relacionadas às tecnologias sempre serão procurados no mercado de trabalho. Trabalhar na área de TI não significa saber programar. Existem muitas áreas promissoras que você pode começar a aprender hoje. As especialidades de TI mais procuradas na área de desenvolvimento. Entre as profissões de TI mais procuradas e bem remuneradas relacionadas ao desenvolvimento, estão: Programador Java; Desenvolvedor de aplicativos de celular; Desenvolvedor web; Programador Python.     P

ШАГ логотип

Inicie sua jornada na área de Tecnologia da Informação

O mundo das tecnologias digitais está evoluindo a cada dia. Redes neurais, inteligência artificial, gadgets inteligentes, tudo isso faz parte da vida do homem moderno. Os bons profissionais de TI tornam-se cada vez mais procurados, e o interesse por ela aumenta     Para quem é a área de TI? Antes de decidir qual área de atuação seguir, pergunte-se o que mais gostaria de fazer. TI não é sempre programação. Existem muitas especializações que valorizam as habilidades de um designer, um profissional de marketing, conhecimentos sobre gestão, etc. De maneira geral, a área pode ser dividida em duas partes: carreiras em que é necessário escrever código e especializações em que não é necessário ter habilidades de programação. Se você deseja trabalhar com código e se envolver em desenvolvime

ШАГ логотип

​​​​​​​Tudo sobre segurança da informação em 2023

Trabalhar na área de segurança da informação é uma das profissões mais procuradas e bem remuneradas do mercado de trabalho atualmente. No entanto, como acontece com qualquer outra profissão, o mais difícil é começar, especialmente se você ainda não tem experiência. Quais habilidades e conhecimentos são mais valorizados na segurança da informação e como saber se essa profissão é adequada para você?     Segurança da informação para iniciantes: Tendência para a profissão de segurança da informação. Para começar, quais são as qualidades e tendências consideradas mais úteis na comunidade de programadores em segurança da informação ? Para verificar isso, tente responder às seguintes perguntas: Você tem a habilida

ШАГ логотип

Qual escolher em 2023: Java ou JavaScript?

  Java e JavaScript são hoje as linguagens de programação mais populares, após Ruby e Python. Devido à semelhança de nomes, pode parecer que são linguagens semelhantes. Mas isso não é verdade, eles são totalmente diferentes, pois cada um é usado para fins específicos. No entanto, eles têm algumas características semelhantes.     Java e Javascript: o que é isso? Java é uma linguagem de programação orientada a objetos de uso geral. Inicialmente chamado de "Oak", foi criado para programar eletrodomésticos. Lançado em 1995, o Oak foi visto como uma alternativa ao C / C ++, pois tinha uma sintaxe semelhante, mas era mais seguro e simples. Aplicativos escritos em Java são compilados em código de bytes que podem ser executados na máquina virtual JVM. Qualquer computador com a JVM instalada pode executar o

ШАГ логотип

Próximas turmas

Temos uma turma com horário perfeito para você, clique aqui e acesse nosso calendário.

Saiba mais

Este site usa Cookies

Política de Privacidade