Java e JavaScript são hoje as linguagens de programação mais populares, após Ruby e Python. Devido à semelhança de nomes, pode parecer que são linguagens semelhantes. Mas isso não é verdade, eles são totalmente diferentes, pois cada um é usado para fins específicos. No entanto, eles têm algumas características semelhantes.
Java e Javascript: o que é isso?
Java é uma linguagem de programação orientada a objetos de uso geral. Inicialmente chamado de "Oak", foi criado para programar eletrodomésticos. Lançado em 1995, o Oak foi visto como uma alternativa ao C / C ++, pois tinha uma sintaxe semelhante, mas era mais seguro e simples.
Aplicativos escritos em Java são compilados em código de bytes que podem ser executados na máquina virtual JVM. Qualquer computador com a JVM instalada pode executar o código. A máquina virtual foi desenvolvida para superar a lacuna entre o código e os bits compreensíveis pelo computador. Na verdade, é um programa que funciona como um intermediário. A ideia básica desta linguagem de programação é que o desenvolvedor possa escrever o código uma vez e usá-lo em qualquer plataforma que suporte o ambiente Java. Por isso, o código é compilado para um arquivo JAR.
No que diz respeito ao JavaScript, é uma linguagem de script originalmente destinada a criar restrições de formulários HTML. Quando criado, era o LiveScript, desenvolvido em 10 dias pela Netscape. Ele poderia ser usado dentro de HTML e deveria complementar o Java. É por isso que o Java e o JavaScript têm uma sintaxe semelhante. O JavaScript é uma linguagem totalmente interpretada, executada no navegador e torna as páginas da web interativas e dinâmicas.
Javascript vs Java - principais diferenças entre as linguagens de programação
Se Java é uma linguagem de programação autônoma, então o JS é uma linguagem de script que exige integração ao HTML. As diferenças entre Java e JavaScript não estão apenas nas extensões de arquivos (".java" e ".js", respectivamente), mas também em sua execução. O Java é armazenado no usuário do cliente em forma de código de bytes, enquanto o JS é armazenado em forma de código-fonte.
As principais diferenças entre Java e JavaScript são:
-
Java é uma linguagem fortemente tipada e JavaScript é uma linguagem fracamente tipada. No primeiro caso, é necessário escolher o tipo de dados da variável antes de usá-la, enquanto no segundo caso isso não é necessário.
-
Antes de executar um aplicativo Java, ele precisa ser compilado. Para usar JavaScript, o código precisa ser integrado ao HTML. No primeiro caso, a presença de um navegador não é importante. Para executar aplicativos JavaScript sem um navegador da web, não é possível.
-
Java tem suporte a multitarefas, o que permite aos desenvolvedores executar tarefas complexas. JavaScript não oferece essa capacidade. Portanto, JavaScript não exige grandes quantidades de memória RAM.
A diferença entre Java e JavaScript também está no uso de classes e objetos. Uma linguagem de programação orientada a objetos usa classes onde as propriedades dos objetos são definidas. Em JavaScript, não há classes: há apenas objetos.
JavaScript vs Java: O que eles têm em comum?
O que Java e JavaScript têm em comum:
-
Ambos os códigos podem ser executados no navegador.
-
Tanto o Java quanto o JavaScript exigem codificação de objetos e suas relações entre si. Isso fornece acesso à encapsulação e herança.
-
Ambas as linguagens de programação permitem a conexão de bibliotecas e frameworks. Esse é um ponto importante para qualquer desenvolvedor. As bibliotecas e frameworks fornecem acesso a códigos que podem ser usados para criar vários produtos.
-
Ambas as linguagens podem ser executadas em um servidor.