A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

ШАГ логотип

Qual escolher em 2023: Java ou JavaScript?

Step Computer Academy

25.05.2023

565 revisado

 

Java e JavaScript são hoje as linguagens de programação mais populares, após Ruby e Python. Devido à semelhança de nomes, pode parecer que são linguagens semelhantes. Mas isso não é verdade, eles são totalmente diferentes, pois cada um é usado para fins específicos. No entanto, eles têm algumas características semelhantes.


 

 

Java e Javascript: o que é isso?

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos de uso geral. Inicialmente chamado de "Oak", foi criado para programar eletrodomésticos. Lançado em 1995, o Oak foi visto como uma alternativa ao C / C ++, pois tinha uma sintaxe semelhante, mas era mais seguro e simples.

Aplicativos escritos em Java são compilados em código de bytes que podem ser executados na máquina virtual JVM. Qualquer computador com a JVM instalada pode executar o código. A máquina virtual foi desenvolvida para superar a lacuna entre o código e os bits compreensíveis pelo computador. Na verdade, é um programa que funciona como um intermediário. A ideia básica desta linguagem de programação é que o desenvolvedor possa escrever o código uma vez e usá-lo em qualquer plataforma que suporte o ambiente Java. Por isso, o código é compilado para um arquivo JAR.

No que diz respeito ao JavaScript, é uma linguagem de script originalmente destinada a criar restrições de formulários HTML. Quando criado, era o LiveScript, desenvolvido em 10 dias pela Netscape. Ele poderia ser usado dentro de HTML e deveria complementar o Java. É por isso que o Java e o JavaScript têm uma sintaxe semelhante. O JavaScript é uma linguagem totalmente interpretada, executada no navegador e torna as páginas da web interativas e dinâmicas.

 

 

Javascript vs Java - principais diferenças entre as linguagens de programação

Se Java é uma linguagem de programação autônoma, então o JS é uma linguagem de script que exige integração ao HTML. As diferenças entre Java e JavaScript não estão apenas nas extensões de arquivos (".java" e ".js", respectivamente), mas também em sua execução. O Java é armazenado no usuário do cliente em forma de código de bytes, enquanto o JS é armazenado em forma de código-fonte.

As principais diferenças entre Java e JavaScript são:

  • Java é uma linguagem fortemente tipada e JavaScript é uma linguagem fracamente tipada. No primeiro caso, é necessário escolher o tipo de dados da variável antes de usá-la, enquanto no segundo caso isso não é necessário.

  • Antes de executar um aplicativo Java, ele precisa ser compilado. Para usar JavaScript, o código precisa ser integrado ao HTML. No primeiro caso, a presença de um navegador não é importante. Para executar aplicativos JavaScript sem um navegador da web, não é possível.

  • Java tem suporte a multitarefas, o que permite aos desenvolvedores executar tarefas complexas. JavaScript não oferece essa capacidade. Portanto, JavaScript não exige grandes quantidades de memória RAM.

A diferença entre Java e JavaScript também está no uso de classes e objetos. Uma linguagem de programação orientada a objetos usa classes onde as propriedades dos objetos são definidas. Em JavaScript, não há classes: há apenas objetos.

 

 

 

JavaScript vs Java: O que eles têm em comum?

O que Java e JavaScript têm em comum:

  • Ambos os códigos podem ser executados no navegador.

  • Tanto o Java quanto o JavaScript exigem codificação de objetos e suas relações entre si. Isso fornece acesso à encapsulação e herança.

  • Ambas as linguagens de programação permitem a conexão de bibliotecas e frameworks. Esse é um ponto importante para qualquer desenvolvedor. As bibliotecas e frameworks fornecem acesso a códigos que podem ser usados para criar vários produtos.

  • Ambas as linguagens podem ser executadas em um servidor.