A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

ШАГ логотип

Inicie sua jornada na área de Tecnologia da Informação

Step Computer Academy

29.05.2023

401 vendo

O mundo das tecnologias digitais está evoluindo a cada dia. Redes neurais, inteligência artificial, gadgets inteligentes, tudo isso faz parte da vida do homem moderno. Os bons profissionais de TI tornam-se cada vez mais procurados, e o interesse por ela aumenta

 

 

Para quem é a área de TI?

Antes de decidir qual área de atuação seguir, pergunte-se o que mais gostaria de fazer. TI não é sempre programação. Existem muitas especializações que valorizam as habilidades de um designer, um profissional de marketing, conhecimentos sobre gestão, etc. De maneira geral, a área pode ser dividida em duas partes: carreiras em que é necessário escrever código e especializações em que não é necessário ter habilidades de programação.

Se você deseja trabalhar com código e se envolver em desenvolvimento de software, então preste atenção às principais especializações em TI.

  • Desenvolvedor Front-end / Back-end / Full-stack. Esses profissionais trabalham com design de sites, codificação e animação. Além disso, sua lista de tarefas inclui trabalhar com bancos de dados, lógica interna de sites e servidores.

  • Especialista QA e testador de software. O especialista em QA é responsável por controlar a qualidade durante o desenvolvimento de software. Sua tarefa é garantir que não haja erros ou bugs no trabalho. Esta especialização é frequentemente confundida com o testador de software, mas o testador verifica o produto já pronto, ele não participa do desenvolvimento.

  • Desenvolvimento de jogos. Se você quer criar jogos incríveis, a vida de desenvolvedor de jogos pode ser a escolha certa para você! Estes profissionais trabalham na criação e desenvolvimento de jogos de computador e celulares. Se você é criativo e tem interesse em criar jogos, a vida de desenvolvedor de jogos pode ser a ideal para você!

  • Engenheiro DevOps trabalha com as etapas de criação de um produto. Essa profissão combina muitas outras: desenvolvedor de software, administrador, testador, etc. O engenheiro DevOps também implementa ferramentas para automação e aceleração de trabalhos em todos os estágios

É mais fácil começar como testador de software e desenvolvedor de front-end. Exigências para essas profissões são muito menores do que para um engenheiro DevOps. É também uma boa oportunidade para ganhar uma vasta experiência na profissão. Pessoas que não se interessam por códigos e programação, mas desejam trabalhar na área de TI, podem considerar outras profissões. Como:

  • Recrutador de TI, Especialista em RH

  • Gerente de Projetos

  • Designer Gráfico, Web

  • Digital Marketer

  • Gerente de Vendas

  • Analista de Negócios, Gerente de Produto.

Aqui, trabalhamos com pessoas, projetos e design. As profissões acima mencionadas são adequadas para pessoas organizadas, criativas, com pensamento analítico e habilidades de organização.

 
 
 

Como escolher uma especialização em TI

Após definir uma nicho específica (programação ou qualquer outra coisa que não seja desenvolvimento), é necessário analisar mais alguns fatores.

Se você já tem uma boa compreensão de onde pretende trabalhar, é importante identificar as principais habilidades e forças necessárias para o cargo escolhido. Para cada especialização em tecnologia da informação, há certos requisitos. Monitorar anúncios em sites de emprego é uma boa maneira de encontrar o trabalho certo para você.

Os recrutadores pedem esses requisitos para os candidatos que frequentemente listam as habilidades e conhecimentos necessários para o trabalho. Entre os básicos: um conhecimento desejável de inglês para TI, perseverança (especialmente importante para programadores), alto nível de autodisciplina e responsabilidade.

Escolhendo seus cursos ou faculdades. Essa é uma etapa importante que você vai considerar mais adiante. Você também tem que verificar a demanda e o quão popular é a profissão que você escolheu. É importante avaliar o quanto ela é procurada e atual no mercado de trabalho.


 

Como começar a aprender TI

"Como arriscar mudar de carreira? Posso me preparar sozinho? Onde os profissionais de TI são treinados? E se eu não conseguir?" Estas são as principais perguntas de pessoas que estão prestes a mudar radicalmente suas vidas. Algumas dicas básicas:

  1. Faça uma análise honesta de seus interesses e habilidades.

  2. Pesquise as oportunidades disponíveis na área que você está considerando.

  3. Estabeleça metas realistas a curto e longo prazo.

  4. Use recursos como cursos online, livros e tutoriais para adquirir conhecimento.

  5. Estabeleça uma rede de contatos com outros profissionais da área.

  6. Não se esqueça de que a experiência profissional é essencial.

  7. Se não conseguir, não desista - não existe nada impossível.

 

Conte com o apoio. Você conhece algum programador que pode explicar os fundamentos e te dar uma direção no início? Se sim, ótimo. Se não, não desanime. Você pode encontrar programadores em fóruns, no youtube ou até mesmo no linkedin para te dar essa ajuda inicial.

Ensino autodidata. Antes de começar a frequentar cursos de TI, você pode aprender as bases sozinho. Existem muitos tutoriais para iniciantes na Internet, além de cursos e vídeos no Youtube. Importante: essa opção é para pessoas persistentes e motivadas.

Você pode conseguir fazer trabalhos simples para programadores nos sites de freelancer usando os conhecimentos que você mesmo tem. Você não vai ficar milionário, mas é uma ótima maneira de começar no mundo da tecnologia. O problema é que você não vai saber quais são as habilidades que precisa ter. Por isso, é importante ter um guia que mostre o caminho a seguir.

Se livros, YouTube e fóruns não forem o suficiente, pode ser uma boa ideia considerar cursos profissionais. Você pode aprender uma nova profissão de TI remotamente, sem precisar se afastar da sua atividade atual. Se o ensino for de qualidade e sistemático, a mudança para outra área vai ser suave e sem problemas.

 

 

Onde procurar cursos online para iniciantes em programação

Ao escolher cursos ou escolas de computação, é essencial examinar a qualidade da formação para garantir que se entre rapidamente na área. A reputação da marca, a especificidade, o nível de educação obtido e outros pontos devem ser considerados antes de tomar a decisão.

A Step Computer Academy é a melhor opção para obter uma profissão na área de TI. 22 países, 166 filiais em todo o mundo, 2800 professores, profissionais apaixonados pelo que fazem, aqui você encontrará acesso ao mundo da tecnologia moderna. Uma chance para todos!

Aqui, qualquer um que esteja pensando em começar a aprender TI pode obter uma formação profissional sólida e a oportunidade de se candidatar a empregos.

Na Step Computer Academy, você pode obter educação em qualquer área relacionada ao mundo da TI.Design gráficos , redes e segurança da informação, programação e vários cursos especializados. A Step tem liderado o campo de formação de TI por 20 anos. Você pode conferir a lista completa de cursos aqui. Depois de obter uma boa formação, você pode começar a procurar emprego. Mas isso é assunto para outro artigo.

Perguntas Mais Comuns

Pessoas que desejam mudar radicalmente sua área de atuação e encontrar um emprego na área de TI geralmente se deparam com questões que as deixam confusas. Aqui estão os 5 principais questionamentos mais comuns entre os candidatos:

  • Há muitas vagas na área de TI? Sim, existem muitas vagas na área de TI, mas isso não significa que todas as empresas estão contratando qualquer profissional. A indústria precisa de pessoas talentosas que saibam usar bem as ferramentas de desenvolvimento. Se você investir tempo para aprender e praticar, não precisa ter medo da concorrência.
     

  • É chato trabalhar com TI? Ser um profissional de TI é algo que não exige que você esteja no escritório. Você pode trabalhar de casa, no escritório ou em qualquer lugar que seja conveniente. É como ter uma carreira flexível, não tem que ser chato.
     

  • Tem muita matemática? Se você não gosta de matemática ou ciências exatas, mas sabe se comunicar, gerenciar projetos e trabalhar em grupos grandes, então o campo de TI pode ser o seu lugar. É preciso criatividade e inovação para trabalhar como gerentes de produtos, analistas de negócios ou designers nessa área. Então, se você tem essas habilidades, não hesite em seguir esse caminho!
     

  • Será que é possível aprender tudo isso sozinho? Se o objetivo for conseguir um cargo bem remunerado em uma grande empresa, então não é possível aprender tudo sozinho. Por exemplo, a Step Computer Academy está constantemente aperfeiçoando seus programas de ensino, adaptando-os às exigências dos empregadores. Além disso, os alunos têm a oportunidade de encontrar trabalho mesmo durante o curso.
     

  • Consigo entrar no mercado de TI mesmo tendo mais de 40 anos? Isso é o medo mais comum. Mas há muitas histórias de pessoas que conseguiram mudar suas vidas aos 30, 40 e 50 anos. Não é a idade que determina o sucesso, mas sim a vontade e a capacidade de agir e obter resultados.

 

 

Conclusões

Para entrar no campo de tecnologia da informação, é necessário:

  • Escolher o que se deseja fazer;

  • Analisar a situação no mercado, ver quais profissões são mais relevantes;

  • Estudar a base (preferencialmente), usando livros, fóruns temáticos, Youtube, cursos gratuitos;

  • Obter formação de computador de qualidade na especialização escolhida;

  • Fazer um portfólio mínimo (você pode fazer pedidos simples em freelancer) e, em seguida, procurar emprego.

Qualquer pessoa que deseja entrar na área de TI tem essa disponibilidade. É necessário apenas: tempo, vontade e disposição para trabalhar para obter resultados.

 



 

Se você está pensando em mudar de carreira e entrar na área de TI, é importante fazer uma análise honesta de seus interesses e habilidades. Pesquise as oportunidades disponíveis na área que você está considerando e estabeleça metas realistas a curto e longo prazo. Use recursos como cursos online, livros e tutoriais para adquirir conhecimento. Estabeleça uma rede de contatos com outros profissionais da área e não se esqueça de que a experiência profissional é essencial.

Se você não conhece nenhum programador que possa explicar os fundamentos e te dar uma direção no início, não desanime. Você pode encontrar programadores em fóruns, no youtube ou até mesmo no linkedin para te dar essa ajuda inicial.

Antes de começar a frequentar cursos de TI, você pode aprender as bases sozinho. Existem muitos tutoriais para iniciantes na Internet, além de cursos e vídeos no Youtube. Se livros, YouTube e fóruns não forem o suficiente, pode ser uma boa ideia considerar cursos profissionais. Você pode aprender uma nova profissão de TI remotamente, sem precisar se afastar da sua atividade atual. Se o ensino for de qualidade e sistemático, a mudança para outra área vai ser suave e sem problemas.

A Step tem um curso de programação que vai ajudar a iniciar a sua carreira como programador. O curso é voltado para iniciantes e aborda os principais conceitos da programação. Para saber mais sobre o curso, acesse o link https://itstep.com.br/curso-de-programacao.



Autor:

Step Computer Academy

---

Qual área de TI escolher em 2023?

  Nos próximos anos, a inteligência artificial tem todas as chances de substituir bancários, contadores, tradutores, economistas e outros profissionais cujas funções podem ser automatizadas. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dinâmico da área de TI cria novos empregos para jovens profissionais. Os profissionais cujas habilidades estão relacionadas às tecnologias sempre serão procurados no mercado de trabalho. Trabalhar na área de TI não significa saber programar. Existem muitas áreas promissoras que você pode começar a aprender hoje. As especialidades de TI mais procuradas na área de desenvolvimento. Entre as profissões de TI mais procuradas e bem remuneradas relacionadas ao desenvolvimento, estão: Programador Java; Desenvolvedor de aplicativos de celular; Desenvolvedor web; Programador Python.     P

ШАГ логотип

Inicie sua jornada na área de Tecnologia da Informação

O mundo das tecnologias digitais está evoluindo a cada dia. Redes neurais, inteligência artificial, gadgets inteligentes, tudo isso faz parte da vida do homem moderno. Os bons profissionais de TI tornam-se cada vez mais procurados, e o interesse por ela aumenta     Para quem é a área de TI? Antes de decidir qual área de atuação seguir, pergunte-se o que mais gostaria de fazer. TI não é sempre programação. Existem muitas especializações que valorizam as habilidades de um designer, um profissional de marketing, conhecimentos sobre gestão, etc. De maneira geral, a área pode ser dividida em duas partes: carreiras em que é necessário escrever código e especializações em que não é necessário ter habilidades de programação. Se você deseja trabalhar com código e se envolver em desenvolvime

ШАГ логотип

​​​​​​​Tudo sobre segurança da informação em 2023

Trabalhar na área de segurança da informação é uma das profissões mais procuradas e bem remuneradas do mercado de trabalho atualmente. No entanto, como acontece com qualquer outra profissão, o mais difícil é começar, especialmente se você ainda não tem experiência. Quais habilidades e conhecimentos são mais valorizados na segurança da informação e como saber se essa profissão é adequada para você?     Segurança da informação para iniciantes: Tendência para a profissão de segurança da informação. Para começar, quais são as qualidades e tendências consideradas mais úteis na comunidade de programadores em segurança da informação ? Para verificar isso, tente responder às seguintes perguntas: Você tem a habilida

ШАГ логотип

Qual escolher em 2023: Java ou JavaScript?

  Java e JavaScript são hoje as linguagens de programação mais populares, após Ruby e Python. Devido à semelhança de nomes, pode parecer que são linguagens semelhantes. Mas isso não é verdade, eles são totalmente diferentes, pois cada um é usado para fins específicos. No entanto, eles têm algumas características semelhantes.     Java e Javascript: o que é isso? Java é uma linguagem de programação orientada a objetos de uso geral. Inicialmente chamado de "Oak", foi criado para programar eletrodomésticos. Lançado em 1995, o Oak foi visto como uma alternativa ao C / C ++, pois tinha uma sintaxe semelhante, mas era mais seguro e simples. Aplicativos escritos em Java são compilados em código de bytes que podem ser executados na máquina virtual JVM. Qualquer computador com a JVM instalada pode executar o

ШАГ логотип

Próximas turmas

Temos uma turma com horário perfeito para você, clique aqui e acesse nosso calendário.

Saiba mais

Este site usa Cookies

Política de Privacidade