O mundo das tecnologias digitais está evoluindo a cada dia. Redes neurais, inteligência artificial, gadgets inteligentes, tudo isso faz parte da vida do homem moderno. Os bons profissionais de TI tornam-se cada vez mais procurados, e o interesse por ela aumenta
Para quem é a área de TI?
Antes de decidir qual área de atuação seguir, pergunte-se o que mais gostaria de fazer. TI não é sempre programação. Existem muitas especializações que valorizam as habilidades de um designer, um profissional de marketing, conhecimentos sobre gestão, etc. De maneira geral, a área pode ser dividida em duas partes: carreiras em que é necessário escrever código e especializações em que não é necessário ter habilidades de programação.
Se você deseja trabalhar com código e se envolver em desenvolvimento de software, então preste atenção às principais especializações em TI.
-
Desenvolvedor Front-end / Back-end / Full-stack. Esses profissionais trabalham com design de sites, codificação e animação. Além disso, sua lista de tarefas inclui trabalhar com bancos de dados, lógica interna de sites e servidores.
-
Especialista QA e testador de software. O especialista em QA é responsável por controlar a qualidade durante o desenvolvimento de software. Sua tarefa é garantir que não haja erros ou bugs no trabalho. Esta especialização é frequentemente confundida com o testador de software, mas o testador verifica o produto já pronto, ele não participa do desenvolvimento.
-
Desenvolvimento de jogos. Se você quer criar jogos incríveis, a vida de desenvolvedor de jogos pode ser a escolha certa para você! Estes profissionais trabalham na criação e desenvolvimento de jogos de computador e celulares. Se você é criativo e tem interesse em criar jogos, a vida de desenvolvedor de jogos pode ser a ideal para você!
-
Engenheiro DevOps trabalha com as etapas de criação de um produto. Essa profissão combina muitas outras: desenvolvedor de software, administrador, testador, etc. O engenheiro DevOps também implementa ferramentas para automação e aceleração de trabalhos em todos os estágios
É mais fácil começar como testador de software e desenvolvedor de front-end. Exigências para essas profissões são muito menores do que para um engenheiro DevOps. É também uma boa oportunidade para ganhar uma vasta experiência na profissão. Pessoas que não se interessam por códigos e programação, mas desejam trabalhar na área de TI, podem considerar outras profissões. Como:
-
Recrutador de TI, Especialista em RH
-
Gerente de Projetos
-
Designer Gráfico, Web
-
Digital Marketer
-
Gerente de Vendas
-
Analista de Negócios, Gerente de Produto.
Aqui, trabalhamos com pessoas, projetos e design. As profissões acima mencionadas são adequadas para pessoas organizadas, criativas, com pensamento analítico e habilidades de organização.
Como escolher uma especialização em TI
Após definir uma nicho específica (programação ou qualquer outra coisa que não seja desenvolvimento), é necessário analisar mais alguns fatores.
Se você já tem uma boa compreensão de onde pretende trabalhar, é importante identificar as principais habilidades e forças necessárias para o cargo escolhido. Para cada especialização em tecnologia da informação, há certos requisitos. Monitorar anúncios em sites de emprego é uma boa maneira de encontrar o trabalho certo para você.
Os recrutadores pedem esses requisitos para os candidatos que frequentemente listam as habilidades e conhecimentos necessários para o trabalho. Entre os básicos: um conhecimento desejável de inglês para TI, perseverança (especialmente importante para programadores), alto nível de autodisciplina e responsabilidade.
Escolhendo seus cursos ou faculdades. Essa é uma etapa importante que você vai considerar mais adiante. Você também tem que verificar a demanda e o quão popular é a profissão que você escolheu. É importante avaliar o quanto ela é procurada e atual no mercado de trabalho.