Separamos 6 profissões que exigem diploma, com mais de 50% de chance de desaparecer nos próximos 20 anos. Confira neste post!
Com os avanços tecnológicos é natural que algumas profissões percam espaço e sejam realizados por máquinas. Um processo parecido com esse já aconteceu na Revolução Industrial, quando vários trabalhadores perderam seus empregos para máquinas que realizavam suas tarefas em escalas maiores e com menos tempo.
Veja abaixo a lista que preparamos com as profissões que podem deixar de existir em pouco tempo:
1. Contadores na área de impostos
Cada vez mais, o processo de preparação de declarações fiscais conta com a tecnologia para tornar a tarefa mais fácil. Um exemplo disso é a empresa brasileira Contabilizei, que automatiza e facilita esse tipo de serviço.
2. Árbitros
Os juízes podem estar com os dias contados. Novas tecnologias já estão sendo incorporadas aos esportes, a fim de facilitar a apuração dos resultados nas partidas de futebol, vôlei, basquete, entre outras modalidades. Com o tempo, a profissão de árbitro será extinta.
Apesar de não precisar de curso superior, para exercer essa profissão, a pessoa é obrigada a fazer um curso e tirar certificação.
3. Corretor de imóveis
Há quem diga que, em menos de 15 anos, a profissão de corretor de imóveis vai acabar. Isso acontecerá porque as relações comerciais no mercado imobiliário estarão menos burocráticas e não precisarão de tantos intermediários.
Assim como o árbitro, não há necessidade de curso superior, mas é obrigatório fazer um curso e tirar certificação.
4. Repórter de jornal impresso
Muitos jornais de grande porte nos Estados Unidos deixaram ou estão deixando de imprimir suas edições e optando por produzir apenas conteúdos digitais. A tendência é que isso se espalhe pelo globo e os repórteres tenham que se adaptar a essa nova realidade.
5. Bibliotecário
Tudo leva a crer que em algum momento essa profissão deixará de existir. Consumimos cada vez mais conteúdos digitais e os livros em papel estão perdendo seu espaço.
Estudantes de robótica da Aberystwyth University, no País de Gales, já desenvolveram um protótipo de um bibliotecário robô. Esse robô terá a capacidade de receber solicitações verbalmente, trabalhar no acervo e ainda levar os alunos nas estantes onde o livro requisitado está.
6. Desenhista de arquitetura
Essa profissão também tem uma boa chance de deixar de existir no futuro. Não é difícil para uma máquina realizar desenhos nos dias de hoje. Em um futuro não muito distante, o software não precisará mais de alguém com habilidade manual para fazer os desenhos.
Sua profissão está na lista?
Se sua profissão está na lista é melhor começar a se mexer. Alguns estudos dão uma estimativa de até 20 anos para que essas profissões sejam extintas. Existem ainda mais profissões prontas para deixar de existir, porém a maioria delas não exige nível superior, como é o caso de atendente de telemarketing, carteiro e secretário.
Lembrando que é a profissão como ela funciona hoje que será extinta, nada impede que os profissionais se adaptem a realidade e sigam efetuando outra função em sua área de estudo.
Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre alguma profissão que você acha que está com os dias contados.