Quem deseja trabalhar na área de tecnologia da informação precisa decidir entre front-end ou back-end. Esta área da web é uma das mais populares na indústria, oferecendo diversas oportunidades para quem deseja se destacar. Existem muitas profissões que permitem explorar esta área.
Frontend ou Back-end: definições
Os principais objetivos dos especialistas são:
Um desenvolvedor front-end lida com a parte do cliente da web, desenvolvendo a interface de um produto digital, ou seja, a parte visível para o usuário;
Um desenvolvedor back-end é responsável por criar a parte de programação e banco de dados do produto, ou seja, é o que o usuário não vê..
Quando você carrega um aplicativo ou uma página no navegador, o primeiro que o usuário vê é a interface. Isso inclui botões, blocos, imagens e assim por diante. O visual geral e a precisão são os pontos importantes com os quais o desenvolvedor front-end trabalha. Na verdade, o desenvolvedor resolve questões estilísticas no site. As capacidades funcionais do projeto, o "fundamento" simples e compreensível isso é o que o desenvolvedor back-end lida.
As habilidades de um desenvolvedor em frontend
O que um desenvolvedor front-end faz:
-
Codificação responsiva e cross browser para sites, aplicativos;
-
Manutenção de sites existentes, melhorando sua qualidade e usabilidade;
-
Criação de scripts;
-
Desenvolvimento de elementos reativos;
-
Trabalhando com a arquitetura existente baseada em widgets;
-
Programação de módulos para aplicativos em execução;
-
Otimização e melhoria do código;
-
Trabalhando em projetos ES5.
Além disso, as responsabilidades de um desenvolvedor em front-end podem incluir a criação de testes automatizados e a correção de erros. Se o desenvolvedor estiver envolvido em serviços de banco, suas tarefas incluirão o desenvolvimento da parte do cliente do software para bancos on-line. O desenvolvedor em front-end também pode trabalhar com serviços que executam reconhecimento facial e processamento de vídeo.
As habilidades de um desenvolvedor em back-end
As principais tarefas dos desenvolvedores de back-end são:
-
Criação de arquitetura de código;
-
Configuração de atualizações automatizadas;
-
Criação, organização e gerenciamento de bancos de dados;
-
Desenvolvimento de API;
-
Otimização da funcionalidade e desempenho do site para minimizar o tempo de carregamento;
-
Criação do zero e refinamento do núcleo semântico;
-
Configuração de backup;
-
Testar a funcionalidade do aplicativo ou site, depurar seus elementos;
-
Otimização de algoritmos;
-
Controle do desempenho dos servidores.
Independentemente de qual caminho escolher - desenvolvimento front-end ou back-end - pra conseguir sucesso, você precisa ser organizado e preciso. O trabalho é basicamente remoto, então você tem que saber como planejar suas tarefas e cumprir os prazos. Não deve ter problemas com achar e aplicar as informações necessárias. É preciso saber escutar recomendações e defender a sua posição.
Características da interação entre frontend e backend
Detalhes sobre como o front-end e o back-end interagem:
1º O front-end transmite dados do usuário para o back-end;
2º No servidor, a informação é processada;
3º Os dados são retornados em uma forma compreensível para o usuário.
Para o interação podem ser usadas as seguintes ferramentas:
-
HTTP-request. Ele é transmitido diretamente para o servidor, onde a informação é procurada e os dados encontrados são incorporados ao template. A solicitação é devolvida como uma página HTML. A marcação define o que deve ser exibido ao usuário, e o CSS especifica as características de exibição. Para certas interações, o JavaScript é usado.
-
AJAX. Uma ferramenta especial usada para a interação. A solicitação é enviada usando JS carregado no navegador. O dispositivo do usuário recebe uma resposta no formato XML ou JSON.
-
Aplicativos de página única. Não há necessidade de recarregar a página para obter informações. A interação pode ocorrer usando o AJAX ou o framework Ember.
-
React ou Ember. A biblioteca Ember permite usar o produto digital tanto no cliente quanto no servidor. Para a interação entre front-end e back-end, são usados AJAX e código HTML processado no servidor.
Nos últimos tempos, o JavaScript praticamente não é usado pelos desenvolvedores de sites.
Vantagens da profissão de desenvolvedor front-end
As seguintes vantagens para a área de front-end:
-
Alto salário. Um novato pode ganhar em média R$2000 a R$3000. Os salários de profissionais qualificados com experiência e habilidades são ainda mais altos.
-
Demanda. Há e ainda há uma grande demanda por profissionais.
-
Perspectivas de desenvolvimento. Desenvolvimento Front-end é uma área interessante, então certamente não será chato. Desafios interessantes são colocados à frente dos programadores. A área está em constante desenvolvimento, então sempre há algo novo para aprender.
-
Área ampla. Você pode trabalhar em Front-end desenvolvendo sites, aplicativos móveis e aplicativos web.
Front-end não pode ser visto como codificação, pois as habilidades do codificador normalmente são limitadas a HTML e CSS. O nível de competência de um codificador não pode ser comparado às habilidades necessárias para um desenvolvedor. O trabalho de um programador é mais empolgante e diversificado.
Vantagens da profissão de desenvolvedor de back-end
As seguintes vantagens para a área de back-end:
-
A demanda global para a profissão. O especialista com habilidades e fluência em inglês não terá problemas para encontrar emprego, mesmo em empresas internacionais.
-
Mobilidade. Um desenvolvedor pode executar suas funções de qualquer lugar do mundo. A maioria das empresas oferecem um formato de trabalho remoto.
-
Desafios significativos e interessantes. Você pode criar produtos globais para milhões de usuários.
Para aprender front-end ou back-end, não é necessário gastar anos de vida estudando em uma faculdade. Há outras maneiras mais simples de aprender a profissão.
O que é mais difícil front-end ou back-end?
Não é possível responder de forma inequívoca qual é mais difícil - desenvolvimento de front-end ou de back-end - pois tudo depende das suas preferências e predisposição para determinadas tarefas.
Habilidades principais de um especialista de back-end:
-
Compreensão de API;
-
Domínio de uma ou mais linguagens de servidor de programação - PHP, Java, Python, Go, C #;
-
Uso de sistemas de controle de versão Git;
-
Compreensão dos princípios de funcionamento de servidores;
-
Conhecimento de frameworks;
-
Desenvolvimento de documentação diversa, incluindo manuais do usuário, avaliações de software, guias de código, algoritmos, etc.;
-
Realização de testes de carga, integração e unidade;
-
Compreensão dos princípios de construção de um sistema de segurança de rede;
-
Projeto de banco de dados;
-
Administração de sistemas UNIX;
-
Compreensão dos princípios de programação orientada a objetos.
É evidente que saber inglês será muito benéfico. Você poderá acessar as diretrizes de desenvolvimento da Google e de outras empresas, assistir a palestras de profissionais estrangeiros, ler material sobre design e usabilidade, entre outras coisas.
Habilidades principais de um especialista de back-end:
-
Configuração de modelos CMS;
-
Trabalhar com frameworks JavaScript;
-
Codificação cross-browser e adaptativa;
-
Realizar depuração de código JavaScript;
-
Entender JS, CSS3, HTML5;
-
Construção de projetos usando Gulp, WebPack;
-
Trabalhar com GIT;
-
Otimização de carregamento de páginas da web.
Se um desenvolvedor quiser encontrar um emprego bem remunerado, ele precisa entender MySQL, PHP, JQuery. Conhecimentos em SASS, compiladores e carregadores de módulos assíncronos também são úteis.
Quais linguagens de programação preciso saber?
A principal diferença entre front-end e back-end reside nas habilidades e linguagens de programação. Por exemplo, qualquer desenvolvedor em front-end deve saber:
-
HTML. É uma linguagem de marcação e principal ferramenta para o desenvolvimento da aparência da página do site. Usando o HTML, você pode criar blocos, tabelas, imagens e vários componentes de design. É improvável que você encontre sites escritos apenas em HTML, mas o conhecimento desta linguagem de marcação é um requisito obrigatório para qualquer desenvolvedor de front-end.
-
CSS. É um conjunto de modelos para criar estilos de página. Com o CSS, você pode implementar um esquema de design geral da página, torná-la única e bonita, sem duplicar o código.
-
JS. O JavaScript, ao contrário do CSS e do HTML, é uma linguagem de programação completa. Suas capacidades são enormes - usando JS, você pode não só trabalhar com a interface do aplicativo ou página da web, mas também desenvolver diferentes funcionalidades "do lado do servidor".Para trabalhar com JS, é útil conhecer o framework React.js. Ferramentas como Angular, Vue.js também serão úteis.
Um desenvolvedor Back-end precisa saber uma das seguintes linguagens:
-
PHP. É uma das linguagens mais populares no mundo. É a escolha perfeita para trabalhar com partes de servidor. O PHP permite automatizar recursos web.
-
Python. É considerado a linguagem mais fácil de aprender. O Python pode ser usado para criar um aplicativo. É a opção ideal devido à sua facilidade de uso e ao seu framework. O Python tem uma sintaxe simples, o que o torna adequado para desenvolvimento móvel.
-
Ruby. Uma linguagem de servidor que se tornou popular devido ao seu framework conveniente e funcional.
-
SQL. É usado para trabalhar com bancos de dados. Nenhum recurso on-line ou rede social funciona sem conexão com bancos de dados.
-
Go. Uma linguagem projetada para serviços de alta carga de trabalho, desenvolvido pela Google. Quase todos os serviços da empresa têm uma alta carga de trabalho, portanto o Go foi rapidamente aceito pelos programadores.
-
Java. O mais popular para criar aplicativos web, softwares, serviços e programas. O Java é a escolha perfeita para automação de testes. Esssa linguagem de programação é menos relevante para trabalhar com aplicativos desktop e não é adequado para frontend.
Um dos melhores frameworks para trabalhar com Java é o Spring. Sua característica é a capacidade de conectar vários módulos destinados a realizar qualquer tarefa relacionada ao desenvolvimento web. Por exemplo, para trabalhar com segurança, use Security, para bancos de dados - Data.
Nível de salário para back-end e front-end
Na STEP, ao longo do curso, você escolhe o que está mais próximo de você e profundiza no caminho que mais lhe agrada. O salário médio de um desenvolvedor front-end varia entre R$2000-R$3000, mas um programador experiente pode esperar ganhar entre R$4500-R$5000. Os iniciantes em back-end podem receber até R$3000. O salário médio não é muito diferente do front-end. Em empresas estrangeiras, os desenvolvedores back-end podem esperar até R$7000.
Na STEP, ao longo do seu treinamento, você escolhe o que mais lhe agrada e depois se aprofunda na direção que você mais gosta.
Resumindo:
Desenvolvedores front-end lidam com a parte do cliente da web, criando a interface de um produto digital. Eles são responsáveis por criar elementos visuais como botões, blocos e imagens e garantir que o site ou aplicativo tenha uma aparência agradável e seja fácil de usar.
Desenvolvedores back-end, por outro lado, são responsáveis por criar a parte de programação e banco de dados do produto. Eles trabalham nos bastidores para garantir que o site ou aplicativo funcione corretamente e seja rápido e eficiente.
Juntos, desenvolvedores front-end e back-end cria sites incríveis que são fáceis de usar e funcionam perfeitamente. Se você está interessado em aprender mais sobre programação e como se tornar um desenvolvedor front-end ou back-end, confira o curso de programação da Step: https://itstep.com.br/curso-de-programacao