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Como obter o primeiro cliente no Upwork

Step Computer Academy

23.05.2023

592 visto

Quando uma pessoa toma a decisão de se tornar um freelancer e trabalhar para si mesma, a primeira coisa com que ela se depara é como começar a trabalhar na plataforma escolhida, se a sua avaliação ainda é zero. Hoje, vamos examinar o serviço Upwork e descobrir como conseguir o seu primeiro pedido. Por onde começar? É necessário preencher o seu perfil em detalhe? O que é um Cover Letter? Nossa postagem irá ajudá-lo a começar com sucesso no Upwork!

 

O Upwork: o que é isso?

Upwork é um serviço internacional para organizar trabalho remoto. A peculiaridade deste serviço é que é totalmente em inglês, e também tem a reputação de ser uma das mais difíceis de freelancer. O serviço protege a sua reputação no mercado, portanto, é muito rigoroso com a admissão de novos profissionais freelance.

Os comentários são cuidadosamente verificados, a veracidade das informações pessoais, o preenchimento correto do perfil e outros fatores. No entanto, o Upwork continua a ser um lugar onde os especialistas em TI, os gerentes de mídia, os designers, os redatores e outros profissionais ganham bem. Na web, você pode encontrar uma série de artigos e vídeos com instruções detalhadas sobre como se registrar, preencher o perfil e sacar dinheiro do site. Vamos considerar os conselhos mais importantes, na nossa opinião, que ajudarão a começar no Upwork.

 

O que é importante especificar no seu perfil?

No serviço Upwork, para ter sucesso e conseguir o seu primeiro cliente, é extremamente importante preencher o perfil corretamente. Não se queime, tentando alcançar uma grande quantidade de pessoas de uma só vez. Promova-se como um profissional altamente especializado, não um mestre em “misturas”. Coloque em seu portfólio apenas os melhores projetos que demonstram ao máximo sua profissionalidade.

Preencha o seu perfil da maneira mais detalhada possível, fornecendo suas habilidades adicionais que podem ser úteis. Por exemplo: conhecimento de Photoshop, WordPress, trabalho com o painel de administração do site, conhecimento em desenvolvimento Full-stack e etc. Mas certifique-se de que suas habilidades adicionais se relacionem ainda com sua especialização principal. Por exemplo: se você é um designer, não mencione que fez cursos de copywriting e é bom em escrever textos

 

Escolha do primeiro projeto

Após preencher o seu perfil, você pode começar a escolher um projeto. Você pode se candidatar a uma tarefa que lhe agrade. Se a sua candidatura for atraente para o cliente, existe a possibilidade de que ele te escolha. Configure notificações sobre novos projetos para não perder nada. Você também pode se inscrever para a newsletter de tarefas com palavras-chave específicas. Enquanto você não tiver classificação e comentários, não se esforce com projetos com remunerações pequenas. Lembre-se: primeiro você trabalha pela reputação e, então, ela trabalhará para você. Muitas vezes, os freelancers tentam pegar projetos caros, ignorando os pequenos. Isso é bom para você, pois aumenta significativamente as chances de você receber o primeiro trabalho.

 

 

Carta Apresentação (Cover Letter)

Carta de Apresentação - é uma assinatura curta, uma resposta a um projeto. Não é necessário escrever um monte de texto, basta uma frase precisa e interessante que se destaque dos outros. Mais alguns conselhos para escrever uma Carta de Apresentação:

  • Tente "pegar" o cliente, indicando como você vai realizar o trabalho dele;

  • Inclua links para seus casos relacionados ao mesmo assunto;

  • Faça perguntas específicas sobre o projeto para que o contratante entenda que você não enviou 100 respostas padrão, mas quer informações específicas sobre o seu trabalho.

Sua tarefa ao responder ao projeto é vender-se da melhor maneira possível. Mostre-se do ponto de vista mais favorável ao cliente.

Durante o processo de trabalho

Quando o cliente respondeu ao seu Cover Letter - este é o primeiro passo para conseguir o trabalho com sucesso. Mas há um momento: tente descobrir o máximo de detalhes antes de aceitar o projeto. Se a comunicação não for bem estabelecida desde o início, é provável que o trabalho não agrade ao cliente - resultando num feedback negativo.

Exceder o prazo é inaceitável no trabalho freelance. Se perceber que não vai conseguir cumprir o prazo, avise o cliente com antecedência.

Leia cuidadosamente as regras do serviço para evitar erros nos estágios iniciais do trabalho.

Após concluir o trabalho, peça ao cliente para avaliar o seu trabalho e deixe o seu feedback em troca.