A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

phone_validation_text
Х ХХХ ХХХ-ХХ-ХХ

Como Começar a Programar



 


1º - O que é programação?

  

Qualquer máquina depende do ser humano para funcionar, mas tem que falar a linguagem dela para  executar o que  estamos pedindo, e aí entra a programação...

 

Linguagem de programação é uma ferramenta que se usa para passar instruções para o computador, assim entrando com informações e computador saindo com essa informação.

 

Utilizando uma linguagem e uma ordem, o computador vai entender essa ordem e no final ele vai executar, por exemplo:

 

  1. Vou colocar o tempo no micro-ondas.

  2. O Microondas começa a esquentar o alimento dentro.

  3. O Microondas apita sinalizando que finalizou o processo.

 

E todos eles entendem uma linguagem binária. 

Mas afinal, o que são números Binários?

Aposto que você já deve ter ouvido que todos os computadores "pensam" apenas em 0 e 1.

Sim, isso é verdade, todas as informações e tudo o que o seu computador está fazendo neste exato momento está sendo processado em dados compostos que são apenas 0 e 1.

Isso é nada mais nada menos que o Sistema Binário, ele é basicamente um sistema de numeração que o seu computador utiliza para entender a informação e executá-la, conhecido também como “Linguagem das Máquinas" .

 

2º - Você precisa de um computador, mas não precisa ser um computador da Nasa 

 

Para a galera que é leiga no assunto e pensa que precisa de um “supercomputador”, tipo um “PC Gamer” para começar a programar, isso é mentira e você verá!

Com até mesmo um notebook ou computador normal que você compra em lojas populares, já é o suficiente para começar a programar linguagens e seguir todos os passos de um programador iniciante.

 

Você consegue ir até um pouco além estudando e programando apenas em um simples notebook, como até mesmo ingressar no mercado de trabalho.

 

Para falar a verdade você consegue programar até mesmo pelo seu celular/tablet, mas terá mais dificuldade por conta da grande demanda de códigos que você vai ter que digitar, mas nada que um teclado para esses aparelhos não resolva e uma grande força de vontade.

 

 

 

 

3º - Lógica de Programação

 

Assim como foi explicado na introdução deste artigo, a lógica que é aplicada nos computadores é praticamente o exemplo do micro-ondas, agora você tem que entender como funciona a lógica de programação, para que assim possa começar a programar.

 

Você tem que entender que existe um Raciocínio Lógico por trás de todo código, igual quando você faz um exercício matemático. 

Toda vez que você vai resolver um problema matemático e sabe que tem que ter uma única fórmula para resolver o exercício, infelizmente você não fugirá da matemática :(

 

E uma coisa muito legal da Lógica de Programação é que você consegue resolver um exercício de diversas formas, e assim achando o mesmo resultado.

 

Alguns métodos vão ser mais rápidos e outros vão demorar um pouco mais, porém no final tem que dar o resultado correto.

 

Já dando “Spoiler” do Artigo, os programas que são utilizados para executar os códigos de programação, mostra onde está o erro do código, diferentemente do seu professor de matemática.

 

E a lógica de programação é isso, são várias sequências que realizamos para conseguir um determinado objetivo, lembrando que podemos fazer sequências de formas diferentes e conseguir o mesmo objetivo.

 

Por isso, mais um exemplo utilizando a bebida favorita do programador, que é o café, terá uma sequência de ações que realizamos para ter o café.

 

Lembrando que as 3 sequências vão ser diferentes, porém a resposta sempre será a mesma.

 

 

 

 

•Manual:

 

1º -  Esquenta a água

2º -  Pego a xícara

3º - Pego o Suporte para o Coador

4º - Pego o Coador

5º -  Pego o café em pó

6º -  Faço a montagem

7º -  Jogo a água quente

 

•Cafeteira:

 

1º -  Esquenta a água

2º -  Pego a xícara

3º -  Pego o Suporte para o Coador

4º -  Pego o Coador

5º -  Pego o café em pó

6º -  Faço a montagem

7º -  Jogo a água quente

 

 •Ifood:

 

1º -  Pegar o Celular

2º -  Entrar no Ifood

3º -  Pesquisar pela palavra Café

4º -  Pedir o Café

 

Quando você for aplicar a lógica de programação, tem que ser bem detalhado as suas instruções, esse exemplo do café poderia ter tido mais detalhes, porém para explicar de uma forma mais didática todo o processo que temos que raciocinar para ter um café, e suas diferentes formas para no fim ter o mesmo objetivo, o café.

 

Enxergar toda a lógica que existe do processo leva tempo, já que muitas coisas nas nossas vidas fazemos no automático

 


 

 

 

4º -  Qual Linguagem começar?

 

Agora vamos finalmente, qual linguagem de programação devo começar ?

(Lembrando que essa é a opinião do Professor Doug Spider, aqui da Step Computer Academy).

 

Eu vou indicar 4 linguagens que dependendo da sua pessoa, você vai ver qual é a melhor nesse momento.

Mas porque vou indicar essas 4? Porque tem linguagem para você começar, uma para você entender o que é de verdade e outra para galera que não gosta de esperar e já quer aprender algo que de fato vá te trazer algum ganho financeiro.

 

 

 

  • HTML e CSS: Para começar a programar 

 

Para você que é jovem e mexia no tumblr, que era um blog de antigamente, com certeza você já mexeu pelo menos com HTML.

 

Pense em HTML como se fosse o corpo do site e o CSS como fosse as roupas que dão estilo ao site.

 

Mas por que começar com essa linguagem? Essas duas linguagens na verdade não são a linguagem de programação que os programadores utilizam quando é para programar de uma forma série, já que HTML e CSS é uma linguagem de marcação.

 

E por ser uma linguagem de marcação é uma linguagem super fácil de aprender. Tanto que nossos alunos aqui da Step da turma de Junior, de apenas 9 anos de idade, começam aprender essa linguagem com poucas dificuldades.

 

 

HTML e CSS também é a linguagem principal para criar sites, você está lendo esse artigo graças a essas duas linguagens.

 

Essas duas línguas se completam de forma geral no mundo da programação, são ótimas para você começar a programar caso você não saiba nada de programação.

 

  • Javascript: Entender a Lógica 

 

O Javascript é a linguagem de programação que dá vida aos sites, toda vez que você ver a animação de uma curtida no facebook ou um vídeo sendo executado tem o javaScript por trás.

 

Javascript é uma ótima linguagem para você que já sabe um pouco de programação, principalmente se você já sabe de HTML e CSS, para dar continuidade ao seu processo de aprendizado.

 

Mas como eu afirmei no início do artigo, você precisa entender a lógica de programação, entender como o computador raciocina e para entender isso, nada melhor que começar com a linguagem Javascript.

 

Imagine lógica de programação como se fosse operações simples de matemática (Somar, Subtrair, Multiplicar e Dividir).


Para você poder multiplicar antes você tem que saber que somar.

 

Digamos que você queira fazer algo mais avançado, por exemplo frações, para conseguir realizar os cálculos você tem que entender sobre operações matemáticas simples,  pois só assim você vai conseguir achar o resultado da fração.

 

A Lógica de programação parte do mesmo princípio, você tem que entender como se inicia o código para depois organizá-lo. 


Já vou falando que você tem que sempre deixar o seu código organizado para para um fácil entendimento. Os programadores chamam essa organização de código de boas práticas de organização.

 

Porque ao entender como funciona a lógica de programação em uma linguagem de uma forma concreta, você vai conseguir entender qualquer outra linguagem de uma forma fácil.



 

  • Python: Programação Completa e Fácil de Entender 

 

Olha, se você está com pressa e quer pular algumas etapas do seu aprendizado, super recomendo começar pela linguagem Python.

Você deve se perguntar, porque devo começar por essa linguagem?

Logo abaixo mostrarei algumas vantagens que você terá em estudar Python.



 

1.Facilidade 

Sim, isso mesmo, Python é uma linguagem extremamente fácil e  prática quando comparada a Java e C++.



2.Simplicidade

Python além de ser fácil de aprender, é também uma linguagem bem simples, pois ela requer menos códigos para executar tarefas básicas comparada a outras linguagens mais densas.

 

E para um iniciante, isso é maravilhoso, pois quanto menos se escreve, menor é a chance de ocorrer um erro.

 

3. Sintaxe Intuitiva

 

Em muitas linguagens de programação, existe uma série de regras descritas na documentação de cada linguagem, que se você não fizer da forma correta, irão ocorrer erros no código impossibilitando de executar, o famoso erro de sintaxe,  mas felizmente isso não ocorre em Python.

O melhor disso tudo, é que as exigências de sintaxe são mínimas, consequentemente aumentando a produtividade na programação e sem que haja perda de tempo corrigindo erros de sintaxe.



 

4. Python é uma linguagem moderna

 

Para você que gosta de modernidade, já se imaginou programando para montar um robô, ou até mesmo uma Alexa da Amazon?

 

Isso é totalmente possível pois Python é uma linguagem que abraça muitas coisas da internet, principalmente coisas que já se encontram no nosso dia a dia, como:

  • Ar condicionado 

  • Geladeiras

  • Tomadas inteligentes

 

 

  • Bônus: Scratch e Portugol

 

Scratch

 

O Scratch eu indico mais para uma criança.

Ele parte do princípio da programação em bloco, então acaba sendo uma programação muito fácil, além disso o scratch acaba introduzindo crianças a o mundo da programação.

 

Para uma criança entre 7 a 9 anos, se torna difícil explicar sobre lógica de programação, já que a mesma tem que entender um pouco de matemática.

Por  isso eu indico a programação em bloco do Scratch, ela facilita o raciocínio da programação, e desta forma a criança aprende a programar de uma forma mais divertida criando jogos.

 

Caso queria uma programação em bloco mais avançada eu indico o Construct. No Construct vai existir também uma programação em bloco, mas tem coisas mais avançadas como variáveis globais .

 

Portugol

 

Portugol é a linguagem de programação em portugues, mas não vá pensando que você vai conseguir criar aplicativos ou sites com ela.

 

Uma ótima linguagem para você que tem a barreira com o inglês, mas já vou logo avisando, não tem como fugir do inglês no mundo da programação.

 

Portugol é perfeito para você que quer aprender a lógica de programação, mas é bem limitado se você quiser algo mais avançado. Em alguns exercícios você terá muito mais trabalho para realizar.

 

Portugol é uma linguagem para resolver problemas no mundo da programação, para você treinar a lógica. Essa estratégia de aprendizado é para as pessoas que sente muita dificuldade para aprender em outra língua, mas na linguagem de portugol é tudo bem introdutório.


 

E se você deseja aproveitar o embalo dessas linguagens e quer aprender a programar de forma profissional, nós da Step temos um curso completo para a sua formação em programação, basta entrar em contato conosco para realizar a sua inscrição.

Solicite uma ligação!
Aulas ao Vivo
Aulas online AO VIVO Participar das nossas aulas é muito fácil, só ter um PC e internet Coronavírus não vai parar sua educação

Este site usa Cookies

Política de privacidade e informações legais