A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

Como Trabalhar de Casa Como Designer Gráfico?

O mercado de trabalho está aquecido e muitas oportunidades podem surgir, mas você sabia que é possível trabalhar de casa como designer gráfico? Descubra como!

 

Muitas pessoas têm o sonho de se tornar um designer gráfico freelancer. A possibilidade de trabalhar em casa, fazer os próprios horários e ter mais liberdade é um grande atrativo para os profissionais e estudantes da área.

Não depender de ninguém para ganhar seu dinheiro é algo incrível, mas o que é preciso para conseguir oportunidades nesse formato de trabalho?

Se você é designer ou está se preparando para tornar-se um e pretende atuar como freelancer, continue lendo este artigo e confira as informações que você precisa para se tornar um profissional bem-sucedido na área.

 

O que faz um designer gráfico?
 

O designer gráfico é o profissional responsável pelo desenvolvimento da parte visual de revistas, jornais, livros, outdoors e panfletos e também a criação de logotipos e papelaria para empresa comerciais, indústrias e indivíduos, com o objetivo de torná-los mais atrativos e facilitar a leitura.

É ele quem define o tamanho ideal para as colunas de uma página, escolhe a fonte que será utilizada em um texto, seleciona as ilustrações, cores e projeta as embalagens de um produto.

O trabalho do designer é muito importante, pois torna a comunicação mais eficiente, agradável e compreensível, inclusive para o público iletrado.

 

Como ser bem-sucedido trabalhando em casa?
 

Existem muitas vantagens em trabalhar de casa como designer gráfico. Você tem o controle do tempo, pode estipular os prazos, todo o lucro fica com você, etc. Entretanto, como qualquer coisa na vida, tem seus problemas também.

Trabalhar em casa pode até ser confortável, mas é preciso convencer os clientes da qualidade do seu trabalho e fazer o tempo valer. Além disso, os clientes, a demanda e os ganhos são inconsistentes.

Para ser freelancer é preciso aprender a trabalhar com muitas coisas além do design. É fundamental ter conhecimento em contabilidade, administração e principalmente, ser disciplinado e organizado.
 

Confira algumas dicas para obter sucesso trabalhando em casa:

  • Você pode definir seus horários de trabalho, mas deve cumprí-los sempre. Não adianta dizer que trabalha de casa como designer gráfico e acordar a hora que quiser, assistir TV o dia todo e fazer tudo nos horários errados. Levar seu trabalho a sério, com horários e tarefas bem definidas é essencial para construir uma carreira de sucesso.
  • Separe um tempo para organizar seu fluxo de caixa e suas finanças pessoais. É preciso ter controle do dinheiro que entra e sai do seu negócio. Analisar seus gastos e fazer os cálculos necessários é uma das prioridades de quem trabalha em casa.
  • Tenha sempre um plano B. Nem sempre aquela grana certa vai entrar, por isso é importante ter um caixa para esse tipo de situação.
  • Seja disciplinado. Fazer tudo sozinho exige muito mais de você mesmo, tenha consciência que ninguém vai fazer sua parte.
  • Uma parte do tempo que você gasta no trabalho precisa ser usada para captar clientes e fazer seu negócio crescer. Em uma empresa, você apenas espera a demanda e executa os projetos que aparecem. Como freela, você precisa correr atrás dos seus objetivos para sair do lugar. Esse é um grande obstáculo para muitos designers gráficos, pois a maioria das graduações não ensina essa etapa, mas saber encontrar e cativar clientes é essencial para o sucesso como empreendedor.

Além de tudo isso, é importante citar que trabalhando de casa como designer gráfico você não terá nenhum benefício trabalhista, como férias e décimo terceiro. Atualmente existe o MEI, que é uma maneira de legalizar seu trabalho e facilitar as coisas, mas mesmo assim os benefícios do trabalho “tradicional” e a segurança de ter um salário fixo não serão recebidos. Cabe a você definir se as vantagens compensam as desvantagens.

 

Como encontrar trabalho?
 

Segundo a pesquisa Perfil do Freelancer no Brasil do site para freelancers Aparelho Elétrico, 43,2% dos profissionais freelancers no país trabalham com design, o que representa a maioria com relação ao restante das classes de profissionais.

A partir desses dados é possível saber que além da grande demanda você também encontrará uma grande concorrência.

Os lugares mais fáceis de encontrar “Jobs” são as plataformas para freelancers, que são os sites que facilitam o contato entre profissionais e contratantes, cobrando uma taxa do valor do serviço.

Contudo, esses não são os únicos lugares. Muitos profissionais conseguem trabalho por indicação, criação de conteúdo e entrando em contato direto com as empresas que precisam do serviço que ele oferece. Saber fazer marketing pessoal, divulgar o trabalho e atender bem os clientes é fundamental para se manter no mercado e com o tempo é preciso obter resultados expressivos.

E aí, será que trabalhar de casa como designer gráfico é para você? Deixe um comentário!

Solicite uma ligação!

Este site usa Cookies

Política de privacidade e informações legais