A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

ШАГ логотип

Conheça as 3 linguagens de programação mais utilizadas

24.09.2019

1854 visto

Não há dúvidas de que a carreira de programador está em alta. Mas você sabe quais são as linguagens de programação mais utilizadas e que podem valorizar ainda mais o seu currículo?

 

 

O artigo de hoje mostrará a você quais são essas linguagens e as principais características que cada uma possui. É uma boa oportunidade para que você avalie as suas habilidades atuais e direcione a sua carreira para as tecnologias que aparecem em destaque.

 

Por que os programadores precisam saber sobre linguagens de programação?

 

As linguagens de programação são os instrumentos do programador e, portanto, são essenciais para que ele desenvolva o seu trabalho. Elas servem principalmente para:

  • Traduzir ideias em sistemas, sites e aplicativos;
  • Criar instruções para dispositivos, computadores e máquinas;
  • Facilitar a interação do programador com elementos de hardware;
  • Criar abstrações que facilitam o uso do computador.

Feitos os devidos esclarecimentos, vamos ao estudo das linguagens. Para mais detalhes sobre cada uma delas, consulte as referências mencionadas.

 

3 linguagens de programação mais utilizadas
 

Java:

Essa é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo e esse uso em larga escala ocorre devido à sua versatilidade e robustez. Ela foi criada na década de 90, pela Sun Microsystems, para ser usada em dispositivos embarcados, mas posteriormente evoluiu e passou a fazer parte de inúmeras soluções.

Os sistemas embarcados referem-se aos dispositivos menores do cotidiano das pessoas, que foram criados a partir da miniaturização de componentes eletrônicos. O papel do java era estratégico e serviria como linguagem universal para tais dispositivos:

  • Torradeiras;
  • Fornos de micro-ondas;
  • Sistemas interativos de TV;
  • Computadores de bordo;
  • Telefones celulares e os antigos PDA.

Posteriormente, essa característica do java de ser uma linguagem independente do tipo de dispositivo lhe rendeu outro papel de destaque. Com a necessidade de integrar tecnologias e sistemas operacionais, o java permitiu que as soluções se tornassem multiplataforma.

Atualmente, a linguagem Java pertence à Oracle e continua evoluindo. Prova disso é que passou a ser usada tanto em navegadores como nas principais inovações da área dos dispositivos móveis.

Vantagens do Java

É uma ótima ideia se tornar um programador Java, principalmente porque:

  • A linguagem java ainda está presente em praticamente todos os dispositivos que usam tecnologia embarcada;
  • Avanços recentes, como o desenvolvimento para o sistema operacional Android, é feito com Java;
  • O uso de Java é predominante em temas atuais e promissores, como a Internet das Coisas (IoT);
  • O java está sendo usado em praticamente todos os browsers (navegadores que dão acesso à Internet);
  • Os recursos do Java são amplamente utilizados para soluções de segurança (ex: módulo de segurança usados pelos bancos);
  • As soluções criadas em java são independentes de sistema operacional. Isso torna as soluções criadas com ela mais robustas e aceitáveis em praticamente todos os ambientes.

Mais detalhes, acesse esse link.
 

PHP:

PHP é o acrônimo para Hypertext Preprocessor (Processador de hipertexto) e é, diferentemente do Java, uma linguagem de scripting. Isso significa que ela é usada em páginas web, do lado do servidor, embutida nos documentos HTML.  Essa linguagem é uma das linguagens mais utilizadas, principalmente porque:

  • Oferece acesso descomplicado a recursos sofisticados e que aumentam a produtividade do programador;
  • Tem sido amplamente utilizado, inclusive em soluções de renome internacional, como os CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo). Ex: WordPress, Joomla, Drupal, etc.
  • Documentação rica em detalhes.

Para mais informações, acesse esse link. Há exemplos, opções de download e vários recursos tanto para quem já possui experiência como para quem está começando.
 

C#

Essa é uma linguagem moderna e que se mostra muito promissora, tanto pelas estruturas que oferece como pelos vários empregos em soluções variadas. Ela foi criada pela Microsoft e foi anunciada por volta do ano de 2000, junto com a plataforma de desenvolvimento .NET.

É uma linguagem de programação que possui grande espaço no mercado de trabalho, principalmente porque:

  • Faz parte e é integrada com um conjunto maior de soluções da Microsoft. Ex: banco de dados (SQL Server), Business Intelligence (Power BI), soluções na nuvem (Azure), pacotte office, etc.
  • É uma linguagem com inúmeros recursos, tanto para soluções desktop, web e mobile;
  • É uma linguagem de fácil aprendizagem, pois é organizada em estruturas simples;

Desenvolvimento multiplataforma

A linguagem C# é uma das linguagens de programação mais utilizadas porque oferece ainda outro recurso importante. Com ela, é possível criar aplicativos para Android, iOS e Windows Phone no mesmo projeto. Isso significa que é possível reaproveitar o código e focar apenas em linguagem enquanto cria recursos usando plataformas diferentes.

Imagine criar um aplicativo para 3 plataformas e valorizar o seu trabalho junto ao seu cliente. A linguagem C# te permite isso.

Para mais informações, acesse os seguintes links:

Outras linguagens importantes

Há outras linguagens que você também pode investir. Elas possuem recursos variados e oferecem meios para a criação de inúmeros projetos. São elas:

  • JavaScript;
  • C++;
  • C;
  • Python;
  • Delphi.

Invista em você: seja um programador!

Escolha uma linguagem, aprenda sobre ela e seja um profissional valorizado. Há muitos projetos interessantes e que podem trazer ótimos rendimentos.

 

Não fique de fora!



Autor:

Academia IT STEP

Qual área de TI escolher em 2023?

  Nos próximos anos, a inteligência artificial tem todas as chances de substituir bancários, contadores, tradutores, economistas e outros profissionais cujas funções podem ser automatizadas. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dinâmico da área de TI cria novos empregos para jovens profissionais. Os profissionais cujas habilidades estão relacionadas às tecnologias sempre serão procurados no mercado de trabalho. Trabalhar na área de TI não significa saber programar. Existem muitas áreas promissoras que você pode começar a aprender hoje. As especialidades de TI mais procuradas na área de desenvolvimento. Entre as profissões de TI mais procuradas e bem remuneradas relacionadas ao desenvolvimento, estão: Programador Java; Desenvolvedor de aplicativos de celular; Desenvolvedor web; Programador Python.     P

ШАГ логотип

Inicie sua jornada na área de Tecnologia da Informação

O mundo das tecnologias digitais está evoluindo a cada dia. Redes neurais, inteligência artificial, gadgets inteligentes, tudo isso faz parte da vida do homem moderno. Os bons profissionais de TI tornam-se cada vez mais procurados, e o interesse por ela aumenta     Para quem é a área de TI? Antes de decidir qual área de atuação seguir, pergunte-se o que mais gostaria de fazer. TI não é sempre programação. Existem muitas especializações que valorizam as habilidades de um designer, um profissional de marketing, conhecimentos sobre gestão, etc. De maneira geral, a área pode ser dividida em duas partes: carreiras em que é necessário escrever código e especializações em que não é necessário ter habilidades de programação. Se você deseja trabalhar com código e se envolver em desenvolvime

ШАГ логотип

​​​​​​​Tudo sobre segurança da informação em 2023

Trabalhar na área de segurança da informação é uma das profissões mais procuradas e bem remuneradas do mercado de trabalho atualmente. No entanto, como acontece com qualquer outra profissão, o mais difícil é começar, especialmente se você ainda não tem experiência. Quais habilidades e conhecimentos são mais valorizados na segurança da informação e como saber se essa profissão é adequada para você?     Segurança da informação para iniciantes: Tendência para a profissão de segurança da informação. Para começar, quais são as qualidades e tendências consideradas mais úteis na comunidade de programadores em segurança da informação ? Para verificar isso, tente responder às seguintes perguntas: Você tem a habilida

ШАГ логотип

Qual escolher em 2023: Java ou JavaScript?

  Java e JavaScript são hoje as linguagens de programação mais populares, após Ruby e Python. Devido à semelhança de nomes, pode parecer que são linguagens semelhantes. Mas isso não é verdade, eles são totalmente diferentes, pois cada um é usado para fins específicos. No entanto, eles têm algumas características semelhantes.     Java e Javascript: o que é isso? Java é uma linguagem de programação orientada a objetos de uso geral. Inicialmente chamado de "Oak", foi criado para programar eletrodomésticos. Lançado em 1995, o Oak foi visto como uma alternativa ao C / C ++, pois tinha uma sintaxe semelhante, mas era mais seguro e simples. Aplicativos escritos em Java são compilados em código de bytes que podem ser executados na máquina virtual JVM. Qualquer computador com a JVM instalada pode executar o

ШАГ логотип

Próximas turmas

Temos uma turma com horário perfeito para você, clique aqui e acesse nosso calendário.

Saiba mais

Este site usa Cookies

Política de Privacidade