O design é uma das partes mais importantes de uma estratégia de marketing digital. Ele é o elemento que diferencia sua empresa das outras no mercado, o que a torna única.
Existem várias modalidades de design, mas as mais conhecidas no ambiente digital são: Design Gráfico e Web Design. Cada uma possui características específicas que as diferenciam, entretanto, a maioria das pessoas não conseguem diferenciar uma área do design da outra.
Continue lendo este artigo e aprenda as diferenças e semelhanças entre web design e design gráfico. Confira!
O que é Web Design?
O Web Design é toda parte do design relacionada a web. Ou seja, a parte visual de sites, aplicativos e documentos que circulam na internet. Podemos dizer que o web design é um campo multidisciplinar, pois envolve a acessibilidade, usabilidade, arquitetura, programação e, principalmente, o design.
Dentre os conhecimentos específicos que o web designer precisa ter, os principais são as linguagens de programação utilizadas com frequência na construção de produtos web, como HTML e CSS.
O profissional de web design realiza as tarefas que envolvem criação de layouts para:
- Sites Institucionais;
- Blogs;
- Landing Pages;
- E-commerces, etc.
Também realiza outras tarefas como:
- Banners para sites;
- Animações;
- Artes para redes sociais;
- Manipulação de imagens;
- Apps, etc.
O que é Design Gráfico?
O Design Gráfico tem como foco o papel. E quando dizemos papel estamos considerando algo muito mais amplo que uma folha, pois absolutamente tudo em Design Gráfico é relacionado ao layout, ou seja, a distribuição de textos e imagens.
As principais tarefas realizadas por um designer gráfico são:
- Identidade visual;
- Cartazes;
- Folders;
- Catálogos;
- Revistas;
- Banners;
- Papelaria;
- Manipulação de imagens.
Quais as principais diferenças entre Web Design e Design Gráfico?
O Design Gráfico tem maior liberdade de criação. Já o Web Design, além das restrições do próprio meio, deve atender a uma série de requisitos inerentes ao usuário, como o usabilidade e acessibilidade. Além disso, existem várias diferenças técnicas entre ambas, mas destacaremos as 3 principais, que são:
- Formato: No Design Gráfico o resultado de um produto é determinado antes mesmo de ser executado, como em flyers, folders e cartazes, que são planejados antes de impressos. Já no Web Design acontece o inverso, pois as ferramentas utilizadas pelo usuário para acessar o produto final podem ser distintas, como tablets, computadores, celulares, além dos mais variados navegadores.
- Interatividade: apesar de existirem exemplos muito famosos e bem-sucedidos de materiais impressos capazes de interagir com o consumidor, o Web Design proporciona maneiras muito mais interessantes e diferentes de interação com o usuário. Comentários, menus suspensos, gifs e animações são apenas algumas das formas de interação existentes no Web Design;
- Fontes: apesar de parecer algo sem importância, este é um elemento de diferenciação fundamental. No Design Gráfico, após escolhida a melhor fonte para o projeto, não é preciso mais se preocupar, pois a impressão nunca irá alterá-la. Já no Web Design, de acordo com o navegador e com as configurações da máquina do usuário, a fonte sofre alterações, mas isso só acontece quando o software utilizado não possui a fonte instalada.
Conclusão
Existem muitas diferenças entre o web design e o design gráfico, mas, apesar disso, essas ferramentas se complementam na estratégia de marketing de uma empresa.
Os profissionais de ambos os setores são importantes e empresas que estão em fase de contratação precisam saber fazer a distinção para não exigir demais de um profissional.
Esperamos ter ajudado e temos certeza que depois de ler este texto, você não fará mais confusão.
Este artigo foi útil? Deixe um comentário e tire suas dúvidas!