A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

Quais as diferenças e semelhanças entre web design e design gráfico?

O design é uma das partes mais importantes de uma estratégia de marketing digital. Ele é o elemento que diferencia sua empresa das outras no mercado, o que a torna única.

 

Existem várias modalidades de design, mas as mais conhecidas no ambiente digital são: Design Gráfico e Web Design. Cada uma possui características específicas que as diferenciam, entretanto, a maioria das pessoas não conseguem diferenciar uma área do design da outra.

Continue lendo este artigo e aprenda as diferenças e semelhanças entre web design e design gráfico. Confira!

 

O que é Web Design?
 

O Web Design é toda parte do design relacionada a web. Ou seja, a parte visual de sites, aplicativos e documentos que circulam na internet. Podemos dizer que o web design é um campo multidisciplinar, pois envolve a acessibilidade, usabilidade, arquitetura, programação e, principalmente, o design.

Dentre os conhecimentos específicos que o web designer precisa ter, os principais são as linguagens de programação utilizadas com frequência na construção de produtos web, como HTML e CSS.
 

O profissional de web design realiza as tarefas que envolvem criação de layouts para:

  • Sites Institucionais;
  • Blogs;
  • Landing Pages;
  • E-commerces, etc.
     

Também realiza outras tarefas como:

  • Banners para sites;
  • Animações;
  • Artes para redes sociais;
  • Manipulação de imagens;
  • Apps, etc.

     

O que é Design Gráfico?
 

O Design Gráfico tem como foco o papel. E quando dizemos papel estamos considerando algo muito mais amplo que uma folha, pois absolutamente tudo em Design Gráfico é relacionado ao layout, ou seja, a distribuição de textos e imagens.

As principais tarefas realizadas por um designer gráfico são:

  • Identidade visual;
  • Cartazes;
  • Folders;
  • Catálogos;
  • Revistas;
  • Banners;
  • Papelaria;
  • Manipulação de imagens.

     

Quais as principais diferenças entre Web Design e Design Gráfico?
 

O Design Gráfico tem maior liberdade de criação. Já o Web Design, além das restrições do próprio meio, deve atender a uma série de requisitos inerentes ao usuário, como o usabilidade e acessibilidade. Além disso, existem várias diferenças técnicas entre ambas, mas destacaremos as 3 principais, que são:

  1. Formato:  No Design Gráfico o resultado de um produto é determinado antes mesmo de ser executado, como em flyers, folders e cartazes, que são planejados antes de impressos. Já no Web Design acontece o inverso, pois as ferramentas utilizadas pelo usuário para acessar o produto final podem ser distintas, como tablets, computadores, celulares, além dos mais variados navegadores. 
  2. Interatividade: apesar de existirem exemplos muito famosos e bem-sucedidos de materiais impressos capazes de interagir com o consumidor, o Web Design proporciona maneiras muito mais interessantes e diferentes de interação com o usuário. Comentários, menus suspensos, gifs e animações são apenas algumas das formas de interação existentes no Web Design;
  3. Fontes: apesar de parecer algo sem importância, este é um elemento de diferenciação fundamental. No Design Gráfico, após escolhida a melhor fonte para o projeto, não é preciso mais se preocupar, pois a impressão nunca irá alterá-la. Já no Web Design, de acordo com o navegador e com as configurações da máquina do usuário, a fonte sofre alterações, mas isso só acontece quando o software utilizado não possui a fonte instalada.

     

Conclusão
 

Existem muitas diferenças entre o web design e o design gráfico, mas, apesar disso, essas ferramentas se complementam na estratégia de marketing de uma empresa.

Os profissionais de ambos os setores são importantes e empresas que estão em fase de contratação precisam saber fazer a distinção para não exigir demais de um profissional.

Esperamos ter ajudado e temos certeza que depois de ler este texto, você não fará mais confusão.

Este artigo foi útil? Deixe um comentário e tire suas dúvidas!

Solicite uma ligação!

Este site usa Cookies

Política de privacidade e informações legais