A Step Computer Academy é a maior instituição internacional especializada no ensino de Tecnologia da Informação desde 1999 em 20 países pelo mundo. Curso de programação, curso de design, curso java, curso de games, cursos para crianças e mais. Os alunos da Step recebem certificados internacionais inclusos nas nossas formações.

Seu navegador está desatualizado!

Você está usando um navegador Internet Explorer desatualizado. Esta versão do navegador não suporta algumas tecnologias modernas, motivo pelo qual muitas páginas de site são exibidas incorretamente, e nem todas as funções podem funcionar. Recomendado navegar no site usando as versões atuais do navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge.

O que é algoritmo? Entenda!

Mais simples do que do que pode parecer, o algoritmo faz parte de ações comuns diárias, mesmo que poucas pessoas percebam a sua utilização

 

À primeira vista um algoritmo pode parecer difícil de ser entendido, mas a linguagem, na verdade, é mais simples do que parece. Na área da programação, principalmente, o algoritmo é utilizado para descrever etapas a serem executadas por um programa.

Os algoritmos também são utilizados no dia a dia sem necessariamente uma representação escrita deles. Essa representação escrita é mais comum da linguagem de programação.

Pense por alguns minutos sobre o algoritmo. Você conhece a sua funcionalidade? Sabe como acaba executando algoritmos na sua própria rotina? Fundamentais para a linguagem de programação, os algoritmos não precisam ser complicados!

Como são descritos os algoritmos?

Os algoritmos podem ser confusos justamente pela maneira como são escritos. Há várias formas de escrevê-los:

  • Pseudocódigo (português estruturado);
  • Fluxograma;
  • Diagrama de Chapin;
  • Descrição narrativa.

Contudo, duas dessas são as mais comuns: pseudocódigo e fluxograma.

O pseudocódigo é o mais próximo à linguagem de programação. Já o fluxograma se utiliza de figuras geométricas para representar as instruções.

Ele nada mais é do que uma sequência de instruções a serem definidas por alguém e seguidas pela máquina. Como na programação é uma máquina que irá executar o algoritmo, é preciso que ele seja muito bem definido.

Um hiperlink, por exemplo, abre uma nova janela ao ser clicado. Isso acontece somente porque em algum momento o computador foi instruído a isso. Uma sequência de algoritmos determinou a ele que essa ação resulte sempre dessa forma.

Definido como uma “sequência finita”, uma das características do algoritmo é justamente quanto ao seu término. Há especialistas que afirmam que um algoritmo possa ter fim desconhecido. A teoria, até hoje, não teve concordância exata entre os especialistas no assunto.

Algoritmos na prática diária

Você pode se perguntar: qual a execução prática de um algoritmo? O curioso é que, diariamente, ele está presente em várias ações comuns.

Mesmo sendo de uso comum da programação, os algoritmos não são exclusivos de máquinas ou computadores. Na verdade, qualquer instrução ou passo a passo que você siga quer dizer que está executando um algoritmo.

Um exemplo prático é o ato de trocar uma lâmpada. Você executa diversos passos para chegar ao objetivo final.

Inicialmente, você desliga o interruptor.  Em seguida, procura uma lâmpada nova, pega uma escada e a posiciona. Após, sobe na escada e verifica a altura, retira a lâmpada antiga e a troca pela nova. Por fim, desce da escada e liga o interruptor.

Ao encerrar, verifica se a lâmpada nova está funcionando.

Cada etapa desta tarefa foi composta por inúmeros algoritmos, mesmo que invisíveis.

Trocar uma lâmpada é um ato quase automático para a maioria das pessoas, elas não a associam a algo como um algoritmo.

A maioria das pessoas pode ter a ideia que um algoritmo é sempre algo complexo e impossível de ser lido.

No caso da lâmpada, a única diferença é que foi utilizada a forma descritiva narrativa de um algoritmo. Em uma receita culinária acontece a mesma coisa: um passo a passo sendo seguido. Na programação a linguagem é outra, por isso as pessoas não associam os dois processos.

Conclusão

O que você descobriu no texto é que um algoritmo, de fato, não é tão distante da sua realidade. Quando você executa um simples passo a passo para uma receita culinária, já está seguindo a instrução de um algoritmo.

Embora a sua importância para a área da programação seja muito mais evidente, o algoritmo não pode ser considerado apenas códigos.
Agora você já sabe: um algoritmo vai muito além de sequências em computadores.

Quer saber mais sobre programação? A It Step é uma escola de tecnologia com mais de 40 filiais por todo o mundo. Conheça nossos cursos!

Solicite uma ligação!

Este site usa Cookies

Política de privacidade e informações legais